sexta-feira, 11 de outubro de 2024

“Gesvalt e aRetail apresentam a evolução do investimento no sector imobiliário português”


•aRetail apresentou os dados das rendas e da rentabilidade (yields) atuais em Lisboa e no Porto do setor de retalho.

•Gesvalt demonstra um aumento superior a 20% no investimento imobiliário no mercado português, prevendo que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros, em especial nos escritórios, com 37% do investimento, e retalho, com 35%.

•O aumento do turismo no país, com uma tendência de há vários anos no crescimento do número de visitantes nos principais aeroportos do país, impulsionou a rentabilidade do retalho, atraindo investimento.

•O evento contou com a presença de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal de aRetail, António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, Miguel Costa Sena, Head of Expansion da Health, Welness & Beauty de Sonae MC, e Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment.

 

Por: Inês Fernandes

A Gesvalt, empresa líder no setor da consultoria e avaliação e a aRetail, consultora imobiliária especializada na venda e aluguer de espaços comerciais, realizaram um encontro onde analisaram as principais tendências de investimento no sector imobiliário português.

O evento, cuja apresentação esteve a cargo de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, e António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, contou ainda com uma mesa redonda com a participação de Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment, e Miguel Costa Sena, Head of Expasion of Health Welness & Beauty da Sonae MC.

Entre as principais conclusões apresentadas a Gesvalt e a aRetail evidenciaram um aumento superior a 20% do investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se que até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros. Este investimento apresenta, naturalmente, um peso muito relevante do mercado internacional que representa cerca de 67% das inversões, tendo-se concentrado sobretudo no segmento de escritórios, com 37% do total, e no retalho, cujos valores se situam nos 35%. Por outro lado, o sector hoteleiro foi responsável por 24% do investimento e o sector industrial e logístico representou cerca de 3%.

Dentro destes segmentos, a área do retalho deteve a maior atenção por parte dos oradores, mostrando a importância do aumento das vendas em lojas, com um aumento YoY de 3%, sendo que o ‘Consumer Spending’ teve um aumento de 1,4% face ao mesmo período do ano passado. Estas tendências junta-se ao aumento do turismo, com um crescimento no movimento de passageiros a atingir novos máximos históricos no primeiro semestre 2024 com um crescimento de 5% face ao primeiro semestre 2023, o que impulsionou o rendimento deste segmento e, com ele, o investimento. Ao mesmo tempo as yields das principais cidades portuguesas mantêm-se em níveis atrativos, com a High Street do Porto em torno do 5% e 4,5% em Lisboa, e os Shoppping Centres por volta dos 7,0%.

António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal referiu que “o mercado imobiliário em Portugal vive um momento de afirmação, onde os valores pré-pandemia já foram ultrapassados em vários segmentos como o de Escritórios e Retalho, especialmente impulsionados pelo comportamento excepcional do Turismo. As yields são em muito suportadas pelo aumento do número de visitantes e pelo seu perfil, sendo de destacar o aumento dos gastos diários por visitante. Estamos a observar uma grande concorrência nas zonas mais nobres das principais cidades do país onde chegam ‘Marcas Premium’ e se verifica inclusive uma espécie de lista de espera pelas melhores localizações face à escassa oferta disponível”.

Por seu lado, Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, defendeu que “Atualmente, Portugal não é apenas uma tendência para os investidores; tornou-se uma opção de investimento muito sólida, especialmente para fundos de investimento, Family Offices e investidores privados. Este atrativo tem sido reforçado pelo aumento do turismo durante o primeiro semestre de 2024. Os turistas que visitam Portugal têm um maior consumo médio por pessoa, o que aumentou a procura por parte de marcas de retalho, do setor residencial, hoteleiro e de escritórios. A maior parte desta procura concentra-se nas zonas mais exclusivas do país, como Lisboa e Porto, embora também se observem investimentos importantes no Algarve e em algumas zonas dos arquipélagos, como é o caso do Funchal na ilha da Madeira. Este interesse tem provocado uma intensa concorrência entre as marcas de retalho por se estabelecerem nestas áreas, o que contribuiu para a consolidação dos preços de arrendamento. Nas zonas mais exclusivas de Lisboa, as rendas situam-se em torno dos 130-140 €/m², enquanto no Porto, a média é de 80 €/m². O interesse dos investidores deve-se, em grande parte, às atrativas expectativas de rentabilidade (yields) no mercado de retalho, que se situam em 4,25% e 4,75% em Lisboa e 4,75% e 5,25% no Porto, ambas em áreas prime”.

Da mesma forma, Miguel Costa Sena, Head of Expansion de Health, Welness & Beauty de Sonae MC, comentou durante a sua participação que: “Nos próximos trimestres, tanto Lisboa como Porto deverão continuar a ver uma tendência de crescimento moderado nas rendas, com algumas pressões sobre os yields, para baixo, à medida que os preços dos imóveis aumentam e a oferta se mantém limitada. A subida das taxas de juro, a recuperação do turismo e as possíveis mudanças nas políticas públicas serão os principais fatores a influenciar a evolução do mercado. Investidores mais cautelosos podem começar a explorar novas áreas mais periféricas ou formatos de arrendamento para garantir a rentabilidade em mercados cada vez mais competitivos”.

Além disso, Sérgio Meireles, no seu papel como especialista em investimentos imobiliários partilhou uma perspectiva detalhada e profunda sobre o mercado, o que contribuiu de forma significativa para fortalecer o evento, acrescentando um nível adicional de análise e credibilidade que enriqueceu as discussões e destacou as oportunidades presentes e futuras no setor.

 

Sobrea aRetail

A aRetail, consultora especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais pertencente ao Grupo aFinance, foi criada há dezoito anos para colaborar com operadores em expansão, investidores, gestores de patrimónios, fundos de investimento e gabinetes familiares de âmbito nacional e internacional, para aceder às zonas mais cobiçadas das principais cidades europeias.

A aRetail integra o Grupo aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreas de negócio diferenciadas: aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital e aYachts. Atualmente, aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, e conta com uma equipa de mais de 40 profissionais.

 

Sobre a Gesvalt

A Gesvalt é uma empresa de referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos. A experiência de mais de 30 anos, uma equipa de profissionais altamente qualificados e o firme compromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade são o segredo para se tornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas e entidades públicas.

Possui inúmeros escritórios em Espanha, Portugal e Colômbia. A empresa integra também a rede internacional VRG, o que lhe permite exercer atividade nos principais países do mundo.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

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