•aRetail apresentou os dados das rendas e da rentabilidade (yields) atuais em Lisboa e no Porto do setor de retalho.
•Gesvalt demonstra um aumento
superior a 20% no investimento imobiliário no mercado português, prevendo que
até final do ano de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros,
em especial nos escritórios, com 37% do investimento, e retalho, com 35%.
•O aumento do turismo no país,
com uma tendência de há vários anos no crescimento do número de visitantes nos
principais aeroportos do país, impulsionou a rentabilidade do retalho, atraindo
investimento.
•O evento contou com a
presença de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal de aRetail, António Braz,
managing director da Gesvalt em Portugal, Miguel Costa Sena, Head of Expansion
da Health, Welness & Beauty de Sonae MC, e Sérgio Meireles, Head of Real
Estate Investment.
Por: Inês Fernandes
A Gesvalt, empresa líder no
setor da consultoria e avaliação e a aRetail, consultora imobiliária
especializada na venda e aluguer de espaços comerciais, realizaram um encontro
onde analisaram as principais tendências de investimento no sector imobiliário
português.
O evento, cuja apresentação
esteve a cargo de Jorge Rodríguez, Country Manager Portugal da aRetail, e
António Braz, managing director da Gesvalt em Portugal, contou ainda com uma
mesa redonda com a participação de Sérgio Meireles, Head of Real Estate Investment,
e Miguel Costa Sena, Head of Expasion of Health Welness & Beauty da Sonae
MC.
Entre as principais conclusões
apresentadas a Gesvalt e a aRetail evidenciaram um aumento superior a 20% do
investimento imobiliário no mercado português, prevendo-se que até final do ano
de 2024 seja ultrapassada a barreira dos 2.000 milhões euros. Este investimento
apresenta, naturalmente, um peso muito relevante do mercado internacional que
representa cerca de 67% das inversões, tendo-se concentrado sobretudo no
segmento de escritórios, com 37% do total, e no retalho, cujos valores se
situam nos 35%. Por outro lado, o sector hoteleiro foi responsável por 24% do
investimento e o sector industrial e logístico representou cerca de 3%.
Dentro destes segmentos, a
área do retalho deteve a maior atenção por parte dos oradores, mostrando a
importância do aumento das vendas em lojas, com um aumento YoY de 3%, sendo que
o ‘Consumer Spending’ teve um aumento de 1,4% face ao mesmo período do ano
passado. Estas tendências junta-se ao aumento do turismo, com um crescimento no
movimento de passageiros a atingir novos máximos históricos no primeiro
semestre 2024 com um crescimento de 5% face ao primeiro semestre 2023, o que
impulsionou o rendimento deste segmento e, com ele, o investimento. Ao mesmo
tempo as yields das principais cidades portuguesas mantêm-se em níveis
atrativos, com a High Street do Porto em torno do 5% e 4,5% em Lisboa, e os
Shoppping Centres por volta dos 7,0%.
António Braz, managing
director da Gesvalt em Portugal referiu que “o mercado imobiliário em Portugal
vive um momento de afirmação, onde os valores pré-pandemia já foram
ultrapassados em vários segmentos como o de Escritórios e Retalho,
especialmente impulsionados pelo comportamento excepcional do Turismo. As
yields são em muito suportadas pelo aumento do número de visitantes e pelo seu
perfil, sendo de destacar o aumento dos gastos diários por visitante. Estamos a
observar uma grande concorrência nas zonas mais nobres das principais cidades
do país onde chegam ‘Marcas Premium’ e se verifica inclusive uma espécie de
lista de espera pelas melhores localizações face à escassa oferta disponível”.
Por seu lado, Jorge Rodríguez,
Country Manager Portugal da aRetail, defendeu que “Atualmente, Portugal não é
apenas uma tendência para os investidores; tornou-se uma opção de investimento
muito sólida, especialmente para fundos de investimento, Family Offices e
investidores privados. Este atrativo tem sido reforçado pelo aumento do turismo
durante o primeiro semestre de 2024. Os turistas que visitam Portugal têm um
maior consumo médio por pessoa, o que aumentou a procura por parte de marcas de
retalho, do setor residencial, hoteleiro e de escritórios. A maior parte desta
procura concentra-se nas zonas mais exclusivas do país, como Lisboa e Porto,
embora também se observem investimentos importantes no Algarve e em algumas
zonas dos arquipélagos, como é o caso do Funchal na ilha da Madeira. Este
interesse tem provocado uma intensa concorrência entre as marcas de retalho por
se estabelecerem nestas áreas, o que contribuiu para a consolidação dos preços
de arrendamento. Nas zonas mais exclusivas de Lisboa, as rendas situam-se em
torno dos 130-140 €/m², enquanto no Porto, a média é de 80 €/m². O interesse
dos investidores deve-se, em grande parte, às atrativas expectativas de
rentabilidade (yields) no mercado de retalho, que se situam em 4,25% e 4,75% em
Lisboa e 4,75% e 5,25% no Porto, ambas em áreas prime”.
Da mesma forma, Miguel Costa
Sena, Head of Expansion de Health, Welness & Beauty de Sonae MC, comentou
durante a sua participação que: “Nos próximos trimestres, tanto Lisboa como
Porto deverão continuar a ver uma tendência de crescimento moderado nas rendas,
com algumas pressões sobre os yields, para baixo, à medida que os preços dos
imóveis aumentam e a oferta se mantém limitada. A subida das taxas de juro, a
recuperação do turismo e as possíveis mudanças nas políticas públicas serão os
principais fatores a influenciar a evolução do mercado. Investidores mais
cautelosos podem começar a explorar novas áreas mais periféricas ou formatos de
arrendamento para garantir a rentabilidade em mercados cada vez mais
competitivos”.
Além disso, Sérgio Meireles,
no seu papel como especialista em investimentos imobiliários partilhou uma
perspectiva detalhada e profunda sobre o mercado, o que contribuiu de forma
significativa para fortalecer o evento, acrescentando um nível adicional de
análise e credibilidade que enriqueceu as discussões e destacou as
oportunidades presentes e futuras no setor.
Sobrea aRetail
A aRetail, consultora
especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais pertencente ao
Grupo aFinance, foi criada há dezoito anos para colaborar com operadores em
expansão, investidores, gestores de patrimónios, fundos de investimento e
gabinetes familiares de âmbito nacional e internacional, para aceder às zonas
mais cobiçadas das principais cidades europeias.
A aRetail integra o Grupo
aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreas de negócio diferenciadas:
aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital e aYachts. Atualmente,
aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, e conta com uma equipa
de mais de 40 profissionais.
Sobre a Gesvalt
A Gesvalt é uma empresa de
referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos. A
experiência de mais de 30 anos, uma equipa de profissionais altamente
qualificados e o firme compromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade
são o segredo para se tornarem sócios estratégicos das principais empresas
privadas e entidades públicas.
Possui inúmeros escritórios em
Espanha, Portugal e Colômbia. A empresa integra também a rede internacional
VRG, o que lhe permite exercer atividade nos principais países do mundo.
Fonte: Newsline - Agência de
Comunicação
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