sábado, 31 de agosto de 2024

“Regresso ao trabalho: portugueses usam veículo próprio para se deslocarem diariamente para trabalhar”


•70% dos portugueses afirmam utilizar a sua viatura própria para se deslocarem todos os dias

•A principal razão apontada é a deslocação para o trabalho, logo seguida de deslocação para irem às compras

 

Por: Inês Fernandes

Aos poucos o verão está quase a chegar ao final e com ele o fim das férias, e muitos portugueses já regressaram à sua rotina habitual de irem para o trabalho. Com 70% dos condutores portugueses que fizeram parte de um estudo realizado pelo EasyPark Group, a afirmarem que utilizam a sua viatura própria para deslocações diárias, o impacto destes veículos começa novamente a fazer-se sentir no ecossistema de estacionamento das grandes cidades.

Com 75,4% dos condutores usam diariamente a sua viatura para deslocação, Braga é a cidade em que esta tendência tem maior prevalência, em contraciclo com a capital Lisboa onde apenas 60,7% dos condutores diz utilizar o seu carro diariamente.

Quando questionados pelas principais razões para este uso tão quotidiano dos veículos, de um modo geral, os portugueses foram unânimes ao afirmarem que o usam diariamente o veículo para se deslocarem para o trabalho (74,9%), seguindo-se de compras (66,9%), assuntos pessoais (60,5%) e ócio (55,6%). As deslocações para estudos ou acompanhamento de outras pessoas são as que menos levam os portugueses a utilizarem o veículo diariamente.

“O lento regresso ao trabalho traz às cidades o normal condicionamento de trânsito e deslocações diárias que criam mais pressão sobre o ecossistema de estacionamento, já para não falar do stress que isso pode causar aos condutores, o que nos preocupa enquanto empresa preocupada com a sustentabilidade ambiental, a mobilidade mais eficiente e o bem-estar dos nossos utilizadores. Para o EasyPark Group estes três elementos são essenciais para um ecossistema de estacionamento mais eficiente, e por isso estamos comprometidos em compreender melhor as dificuldades e comportamentos dos condutores para ajudar os decisores a encontrar soluções para tornar as cidades mais habitáveis”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

A acompanhar estas tendências estão ainda os problemas de mobilidade das cidades que, para os entrevistados, ficam essencialmente a dever-se às dificuldades de estacionamento (55,3%), o trânsito (47,3%) e a escassez de transportes públicos (42%), o que contribui para não apenas um ecossistema de estacionamento com complexidades específicas de cada cidade, mas também para a necessidade de colaboração entre os diferentes operadores, fornecedores de serviços e gestores de estacionamento para construir cidades mais sustentáveis.

A aplicação está disponível em mais de 4000 cidades em 20 países e pode ser descarregada aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone +351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas, com atendimento em português.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group  é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

“Termas de Monfortinho: recebe sessão dedicada a incentivos para projetos turísticos”


Por: Tiago Carvalho

A Associação Ibérica de Turismo do Interior, com o apoio da Turismo Centro de Portugal, vai realizar a sessão de esclarecimento “Sistemas de Incentivos para Territórios de Baixa Densidade”, que terá lugar no próximo dia 17 de setembro, às 16h00, nas instalações do Balneário Termal das Termas de Monfortinho.

Esta sessão visa promover o conhecimento sobre as oportunidades de financiamento e incentivos disponíveis para projetos turísticos e outros empreendimentos localizados em territórios de baixa densidade.

A iniciativa é dirigida a Câmaras Municipais, Alojamentos, Hotéis, Agentes Turísticos e demais stakeholders interessados em dinamizar e fortalecer a economia local através de estratégias de desenvolvimento sustentável.

A Turismo Centro de Portugal será responsável por conduzir os esclarecimentos durante o encontro, abordando as mais recentes medidas de apoio, esclarecendo dúvidas e apresentando casos de sucesso que demonstram o impacto positivo destes incentivos no setor turístico.

Confirmação da participação até ao dia 15 de setembro através do e-mail: info@aitiweb.org ou do telefone: 967 921 255.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

“Desporto: Paris 1919: Esgrimistas portugueses na Olimpíada Militar de Pershing”


Por: Myriam Bruzac

Após a Primeira Guerra Mundial, as "Celebrações da Vitória" ocorreram em Paris em 14 de julho de 1919. Poucos dias antes, os Jogos Interaliados estavam ocorrendo no Estádio Pershing e em outras instalações esportivas da região de Paris. Nesta ocasião, o General Americano condecorou os esgrimistas portugueses presentes em França com a Medalha dos Jogos, gravada com o latim "Corporis robur et habilitas".

O livro, "The Interallied Games Paris 1919", editado pelo American Games Committee, permite encontrar os nomes dos Oficiais da Força Expedicionária Portuguesa (CEP) que participam nas provas de esgrima.

O Coronel Rocha, o Tenente-Coronel Motta e o Major J. Veiga Ventura fizeram parte do Júri Inter-Aliado de Esgrima (imagem em anexo).

Dependendo da arma, a lista de participantes era, em epee: Major Ventura, Tenente Fernando Correia, Tenente Américo Durão, Tenente Fernando Farinha, Capitão António Mascarenhas (foi nomeado para a Comissão do Desporto do CEP em Fevereiro de 1919, participou em várias sessões dos Jogos Olímpicos após a guerra), Capitão Luiz Oliveira, Tenente António Osório, Tenente Jorge de Paiva (entrou no topo dos medalhistas olímpicos mundiais, ao ganhar a medalha de bronze na esgrima, na prova de espada por equipes em Amsterdã, nos Jogos Olímpicos de 1928). Sabre: Capitão José S. Dias, Tenente-Coronel Horácio Ferreira, Tenente António Montez (participou nos Jogos Olímpicos de Paris 1920), Capitão Óscar Motta, Capitão António V Sabbo (?). Em florete: Tenente J. Costa Amorin.

Note que Frederico Paredes não está classificado neste 1era lista de participantes dos jogos, mas lutou bem na Olimpíada Militar e chegou às semifinais.

Esperava-se que Portugal estivesse bem classificado durante essas competições.

Apesar do esforço do jogo, a equipe de sabre perdeu na final para os italianos. A equipe de espada também se classificou para a final, perdendo para os franceses. Na equipa portuguesa de 6 esgrimistas, jogaram o Major J. Veiga Ventura, o Capitão António Mascarenhas, os Tenentes Carlos Gonçalves, Frederico Paredes, Jorge de Paiva, Fernando Farinha (foto em anexo). O esgrimista francês, sargento Henri Laurent, venceu a prova individual de espada contra o português Jorge de Paiva, no dia 3Ésimo sendo belga.

Jorge de Paiva e Frederico Paredes (imagens em anexo) são nomes bem conhecidos da esgrima portuguesa. Eles participaram dos Jogos Olímpicos entre guerras, 1920, 1924, 1928, onde ganharam medalhas de bronze como equipe.

Arnaldo Garcez, o soldado-fotógrafo oficial da participação de Portugal na Primeira Guerra Mundial, fotografou os Jogos Inter-Aliados no verão de 1919 no Estádio Pershing, em Paris. As fotografias, dos Oficiais, da entrega de medalhas a militares de várias nacionalidades, podem ser consultadas no Arquivo Histórico Militar Português. Foco nos esgrimistas portugueses: aguardam a sua vez de serem atribuídos, pelo General Pershing, a medalha dos jogos. É possível reconhecer, nestas fotos, Jorge de Paiva, braçadeira 178, e Carlos Gonçalves, mestre de esgrima, braçadeira 179 (fotos em anexo).

Após os jogos, será servida uma refeição em homenagem aos vencedores da Olimpíada de Pershing, em Paris, no Arsenal de Lisboa, sala com o nome de Carlos Gonçalves. Ele é visto em um artigo de 1921, no meio de seus esgrimistas, incluindo Jorge de Paiva (fotos anexas).

Trégua olímpica, alguns destes soldados portugueses tornaram-se mais tarde desportistas de referência, líderes ativos na promoção do desporto.

Lecture: “A Grande Guerra e o Desporto: os Jogos Interaliados de 1919 – Rita Nunes – Comité Olímpico de Portugal – Instituto de História Contemporânea, FCSH-UNL”

Fonte: Luso Jornal (França)

“Desporto: Atletas paralímpicos portugueses foram ontem recebidos na Embaixada de Portugal em Paris”ta


O Presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco e o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, juntaram-se ao Embaixador de Portugal José Augusto Duarte, para a receção oficial aos 27 atletas Paralímpicos portugueses, que decorreu ontem na Embaixada de Portugal em Paris.

José Pedro Aguiar-Branco enalteceu o “exemplo excecional” dado pelos atletas paralímpicos portugueses que vão participar nos Jogos Paris2024, afirmando que as medalhas que conquistarem serão um orgulho para todo o país. “Vocês dão um exemplo excecional ao mundo, que às vezes se queixa de tanta coisa. Esse exemplo é a vossa capacidade de superação, que dão a título individual e coletivo, mostrando que, com vontade, esforço e muito trabalho, tudo é possível”.


O Presidente da Assembleia da República considerou que a superação “é a primeira das medalhas que cada um traz ao peito”, mas deixou um desafio aos 27 atletas lusos que vão participar na competição que começa esta quarta-feira: “Acreditem nas medalhas”.

“Tenho a certeza que na nossa delegação vão ter esse empenho e esse brio, de representar condignamente o país. Faço votos de que isso se traduza nos resultados, que irão, seguramente, ser o orgulho de todo o país que estará com os olhos postos na competição. Acreditamos que as medalhas são possíveis”, afirmou.


Numa receção na qual marcou presença o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, o Embaixador José Augusto Duarte desejou sucesso a toda a missão lusa, que integra 27 atletas, que vão competir em 10 das 22 modalidades do programa paralímpico.

Portugal soma nos Jogos Paris2024, que decorrem entre hoje e 08 de setembro, a sua 11ª participação na competição, cuja génese remonta a 1948, quando o neurocirurgião Ludwig Guttmann organizou, na cidade inglesa de Stoke Mandeville, uma prova desportiva para veteranos da II Guerra Mundial com lesões na espinal medula (em cadeira de rodas).

Fonte: Luso Jornal (França)



“Universidade de Lisboa: Entre as mais prestigiadas do mundo no ranking de Shanghai”


O Ranking de Shanghai, o mais antigo e dos mais influentes e conceituados rankings do Ensino Superior, colocou a Universidade de Lisboa entre as 300 melhores universidades do mundo.

Em 2024, a ULisboa subiu em três indicadores: número de artigos publicados em revistas científicas de Nature and Science, número de publicações indexadas no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e desempenho per capita da Universidade.

O Ranking de Shanghai é atualizado anualmente, desde o seu lançamento em 2003, tendo analisado este ano mais de 2500 Universidades, para selecionar as 1000 melhores para publicação.

Este ranking baseia a sua classificação em seis indicadores: o número de alumni e docentes contemplados com o Prémio Nobel e Medalha Fields, o número de investigadores altamente citados, o número de artigos publicados em revistas científicas de Nature and Science, o número de publicações indexadas no Science Citation Index-Expanded e no Social Science Citation Index e o desempenho per capita da Universidade.

A Universidade de Harvard (EUA) lidera o ranking pela 22.ª vez consecutiva, seguida pela Universidade de Stanford (EUA), Massachusetts Institute of Technology (EUA), University of Cambridge (Reino Unido) e University of California, Berkeley (EUA).

Fonte: Universidade Lisboa

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

“Teatro: “EL REGALO DE ZEUS” – A COMÉDIA ESPANHOLA QUE VAI ENCANTAR O PÚBLICO PORTUGUÊS”


Inserida no Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, a comédia “El Regalo de Zeus” chega ao Capitólio no dia 19 de setembro.  “Tu para Marte e eu para o Olimpo” é o mote da peça de teatro “El Regalo de Zeus”, escrita e dirigida por Concha Rodriguez, que chega ao palco do Capitólio já no dia 19 de setembro. 

Com grandes nomes da representação espanhola, como Emma Ozores e Juan Meseguer, esta é uma comédia que nos conta a história de Deucalião e Pirra, dois jovens apaixonados e com planos bem traçados. Deucalião, o conquistador, sonha em ir a Marte, especular sobre esse planeta distante e, se possível, regressar como herói. Pirra, a exploradora, sonha em encontrar a pedra filosofal da esperança e viver em paz na nossa mãe Terra. Assim, este jovem casal, com a louca ajuda da cómica Tália, viaja até ao Olimpo e seduz o próprio Zeus, para que este lhes dê a caixa de Pandora, o segredo para verem os seus sonhos concretizados. 

Uma comédia com números de circo e dança, El Regalo de Zeus, produzida pela companhia La Estampa, é um espetáculo leve e divertido para toda a família integrado na Mostra Espanha 2024. Estreado na 69ª edição do Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida, o espetáculo tem o apoio da Embaixada de Espanha em Portugal e do Instituto Cervantes de Lisboa, e ao qual se associa a EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural. Esta é também a primeira vez que o Festival Internacional de Teatro Clássico de Mérida traz a Lisboa uma obra incluída na sua programação. 

O espetáculo é integralmente falado em espanhol e não legendado. 

Local: Capitólio, Parque Mayer, Lisboa. 

Bilhetes à venda na MEO Blueticket.

Fonte: Egeac

“Gastronomia: BASÍLIO, O ALL-DAY CAFE QUE TEM DADO QUE FALAR, APRESENTA NOVOS PRATOS QUE O TORNAM UMA PARAGEM OBRIGATÓRIA A QUALQUER HORA DO DIA”


Insistindo em surpreender, o all-day cafe que tem vindo a apaixonar a capital inova a carta com opções que provam ser o equilíbrio perfeito entre a frescura e a indulgência

 

 Por: Nicole Santos Fernandes

Distinguindo-se pelo seu charme e abordagem descontraída, o all-day cafe Basílio renova o menu com novos pratos que fundem sabores clássicos com toques modernos, prometendo surpreender com opções para todos os gostos.

Conhecido como o primo cool do Nicolau, o Basílio é a personagem de quatro patas que dá nome ao espaço, reconhecido pela sua personalidade irreverente e espírito aventureiro, traz influências do Brasil e dá destaque ao santo graal do país: o café. Procurado como o espaço perfeito para desfrutar de opções variadas a qualquer hora do dia, o all-day café situado no vibrante centro de Lisboa destaca-se pelo seu ambiente descontraído e carta diferenciada, agora com novos pratos que vêm melhorar esta experiência.

A carta renovada traz novidades que vão desde opções saudáveis até às mais indulgentes, sempre com uma assinatura criativa, como o Basílio tem vindo a habituar aqueles que frequentam o espaço. Entre as entradas, o Guacamole (5€) e os Tacos de Couve-Flor (7,5€) – couve-flor assada com molho de abacate – são as estrelas da nova temporada. Outra novidade no espaço, embora já favorita noutros espaços do Grupo Nicolau, é a Get Dirty Sandwich (11€), uma sandes composta por rosbife, agrião, tomate, cebola caramelizada e maionese, perfeita para quem procura sabor mais intensos. Para os fãs de clássicos, o Club Sandwich (8€) é a opção certeira, com triângulos de pão de forma recheados de frango, queijo, abacate, bacon e alface. No que diz respeito a opções mais leves e frescas, a Tosta Favorita (6,5€) combina queijo stracciatella, tomate confitado e manjericão, enquanto o Bagel & Eggs (7€), apresenta uma mistura única de ovos mexidos, cogumelos, espinafres e parmesão ralado, já o Bagel Basílio (7,2€), com queijo creme e salmão fumado, prova ser outra escolha irresistível.

Nas Comfort Bowls, destacam-se os Zoodles Basílio (13€), uma massa de courgette com pesto de abacate, camarões, amêndoas tostadas e lascas de parmesão, uma opção saborosa que promete surpreender. Por último, mas não menos importante, pensado para os amantes de opções mais doces, as Summer Pancakes (7€), panquecas clássicas acompanhadas de duas bolas de gelado à escolha – com a opção de adicionar chantilly ou chocolate quente – e o Gelado Basílio (5,5€) composto por três bolas de gelado à escolha, provam ser o final perfeito para qualquer refeição.

Prometendo uma experiência que vai para além do prato, o Basílio afirma-se como a escolha perfeita para uma pausa a meio do dia ou um encontro com amigos ou família. Aberto de segunda a quinta das 08h00 às 17h00, e às sextas, sábados e domingos das 08h00 às 19h00, o Basílio convida a descobrir as mais recentes novidades, encorajando ao espírito “bom vivant” que tão bem caracteriza a personagem que lhe dá nome.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Cultura: Galeria Municipal acolhe EXPO20ANOS de Filipe Santos”


31 agosto a 12 setembro | Entroncamento

 

Por: Guiomar Messias

A Galeria Municipal do Entroncamento acolhe, entre os dias 31 de agosto e 12 setembro, a EXPO20ANOS de Filipe Santos, uma exposição retrospetiva e cronológica do seu percurso artístico.

Com 52 quadros, esta exposição tem como objetivo mostrar todas as suas obras musicais e escritas, individuais e coletivas, desde o início da sua carreira até aos dias atuais, sendo este ano de 2024, comemorativo dos 20 anos do lançamento da sua 1ª tournée em nome próprio.

A inauguração da Exposição decorrerá no próximo sábado, dia 31 de agosto, pelas 17h00 e poderá ser visitada de terça a sexta-feira, até dia 12 de setembro, entre as 14h00 e as 18h00 e ao sábado das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

terça-feira, 27 de agosto de 2024

“Musica: Cineteatro S. João recebe concerto de Tito Paris”


6 dezembro| Sexta-feira | 21h30 | Música

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe no dia 6 de dezembro, sexta-feira, pelas 21h30, o concerto do reconhecido músico, cantor e compositor Tito Paris.

Tito Paris, celebrou em 2023, os seus 40 anos de Carreira com 2 concertos muito especiais no Coliseu dos Recreios e Coliseu do Porto Ageas.

O filho querido de Cabo Verde, que é hoje sinónimo de um dos maiores marcos culturais de Cabo Verde, mas também de alguém que contribuiu, e continua a fazê-lo, para a criação de pontes culturais e ligações entre vários povos.

Ao vivo, celebra toda a sua diversidade, uma obra multicultural, onde cabe todo o imenso mundo lusófono, todas as influências e vivências num espetáculo único!

Os bilhetes têm o valor de 15,00 €, e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Musica: Coimbra Gospel Choir em concerto no Cineteatro S. João”


14 dezembro | Sábado | 21h30 | Música

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe em concerto no dia 14 de dezembro, sábado, pelas 21h30, o grupo Coimbra Gospel Choir, dirigido pelo maestro Nuno Mendes.

O Coimbra Gospel Choir é um dos grupos da Amazing Arts – Companhia de Artes de Coimbra. Iniciou a sua actividade em Dezembro de 2012.

Desde essa data, realizou mais de 400 concertos em Portugal, em espetáculos variados desde casamentos a concertos em salas de espetáculo, em eventos particulares ou de empresas, em igrejas e outros monumentos, na televisão ou em espaços ao ar livre, em eventos públicos ou privados.

Tem participado em diversas colaborações com outros estilos musicais e artísticos tanto em espectáculos ao vivo como em trabalho de estúdio, desde a música pop, clássica, popular, bandas filarmónicas e orquestras.

Com o objectivo de elevar a cultura através da arte, tocando quem os escuta com o feeling gospel impresso na sua matriz, a Amazing Arts apresenta este coro com um reportório variado, com particular incidência nos espirituais negros e temas gospel de autores contemporâneos de várias partes do mundo.

Em 2023 produziu, gravou e apresentou o seu primeiro trabalho discográfico o qual leva pelo país em Tour de apresentação neste ano de 2024.

Os bilhetes têm o valor de 10,00 €, e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Festas: Família da aviação rumou até Alcafozes”


Nossa Senhora do Loreto

 

Por: Tiago Carvalho

A família da aviação rumou até Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova, para as Festas de Nossa Senhora do Loreto, Padroeira da Aviação.

Na manhã de segunda-feira, 26 de agosto, o Santuário encheu-se para a tradicional Missa Campal, celebrada pelo Padre Adelino Lourenço, coadjuvado pelo Capelão Adjunto da Força Aérea Portuguesa, Coronel Leonel Marques de Castro, e por dois outros padres. Conforme é habitual, a cerimónia contou com uma guarda de honra e um terno de clarins da Força Aérea, este ano acompanhada por um coro formado pelo povo de Alcafozes.

Um grande momento que contou com inúmeros devotos e representantes das companhias, sindicatos, aeroclubes e associações da aviação civil e militar.

Após a Missa Campal, seguiu-se a procissão com a participação da Filarmónica Idanhense, sobrevoada por uma Esquadrilha de F16 da Força Aérea Portuguesa e por aeronaves do Aeroclube de Castelo Branco e outros aeroclubes do país, com largada de pétalas sobre o andor.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Livros: Ana Rita Almeida apresenta “Mamã, quero ser um menino!” Alcafozes”


Por: Tiago Carvalho

A apresentação pública do livro “Mamã, quero ser um menino!”, da autora Ana Rita Almeida, realizou-se no dia 25 de agosto em Alcafozes, no concelho de Idanha-a-Nova.

A obra foi apresentada pela jornalista Fernanda Gabriel, numa mesa que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, e do presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas.

A sala esteve cheia para acolher o primeiro trabalho da jovem de 30 anos, que cresceu em Alcafozes, que evoca os valores do amor, do respeito e da liberdade.

“O livro é sobre uma menina, a Benedita, que representa todas as crianças que se sentem diferentes”, começou por explicar Ana Rita Almeida. “A obra mostra que não devemos julgar os outros pelas diferenças. Escrevi-a, em primeiro lugar, para as crianças da minha família – as minhas sobrinhas e o meu afilhado – mas também é dirigida a todas as crianças que se sintam diferentes e a quem cuida ou convive com elas.”, referiu a autora durante a apresentação.


Por seu lado, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova realçou que a autarquia “tem apoiado muitos autores, do concelho e de fora, por acreditar que o seu trabalho enriquece a nossa cultura: sejam livros de poesia, prosa, infantis, história, tradições, gastronomia, entre outros temas”

Armindo Jacinto enalteceu “a coragem e o arrojo” de Ana Rita Almeida para “escrever sobre temáticas que merecem ser debatidas, mas que nem sempre são recebidas de forma muito tolerante por alguns sectores da sociedade”. Para o autarca, “a intolerância é mais uma razão para se escrever. A nossa sociedade tem de saber ouvir os outros sem comportamentos de violência, mesmo quem pensa diferente de nós. Celebramos os 50 anos do 25 de Abril e os valores da liberdade têm de continuar a ser defendidos e consolidados todos os dias”.


A apresentação da obra “Mamã, quero ser um menino!” esteve a cargo de Fernanda Gabriel. A jornalista mostrou-se “muito feliz pelo convite para apresentar um livro muito bonito, escrito em poesia e com excelentes ilustrações, que transmite uma mensagem sobre a importância de nos aceitarmos uns aos outros”.

Ainda nesta sessão, Vítor Mascarenhas, presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, deu os parabéns a Ana Rita Almeida pelo desafio de “escrever um livro para crianças sobre um tema atual”. Assegurou que “a Junta de Freguesia apoia este livro” e terminou com um apelo para que “permaneça o amor”.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Cultura: Culturarte.pt propõe workshops comunitários de arte urbana, desporto e dança”


Projeto procura promover a coesão social e o desenvolvimento local de 1 a 19 setembro

 

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência Português (PRR), terá lugar a primeira fase do projeto CulturArte.pt, financiado pela União Europeia NextGenerationEU, uma iniciativa que decorrerá entre os dias 1 e 19 de setembro, em duas comunidades do concelho da Amadora: o Bairro do Casal da Boba e o Bairro do Casal da Mira.

O projeto Culturarte.pt procura promover a coesão social e o desenvolvimento local dos territórios da cidade, através da valorização dos seus espaços públicos e dinamização de iniciativas que potenciem a participação das comunidades desfavorecidas, nomeadamente da população jovem, fomentando a sua inclusão em atividades extracurriculares ligadas a ações culturais e artísticas.

Este projeto apresenta um programa de atividades culturais e desportivas de dinamização e fruição dos espaços públicos.

Estão previstos dois workshops de arte urbana, acompanhados por sessões de capacitação prévias com a população, de forma a promover o seu envolvimento.

Entre os dias 1 e 19 de setembro, o artista Sepher, do coletivo Unidigrazz, estará a realizar um workshop de arte urbana com a comunidade no muro de ligação da Av. Raúl Rego e Rua da Cidade de Nova Iorque (Bairro do Casal da Mira, freguesia da Encosta do Sol).

Neste mesmo bairro, nos dias 8 e 15 de setembro, durante a tarde, decorrerão os workshops de desporto urbano dinamizados pelas associações AMAVITA FOOT e ADAMD – Associação Desportiva da Amadora, no Minicampo.

Entre os dias 2 e 14 de setembro, o Bairro do Casal da Boba recebe o coletivo Los Pepes Studio para um workshop de arte urbana com a comunidade nos muros localizados no Polidesportivo deste bairro.

Neste mesmo polidesportivo, a dança também estará em destaque.

No dia 2 de setembro, a escola de dança EGZIT dinamizará um workshop comunitário de dança urbana, enquanto a AQK - Associação Quorum Cultural, entre os dias 2 e 6 de setembro, dinamizará um workshop de dança contemporânea com os jovens deste bairro.

Projeto Financiado pela União Europeia NextGenerationEU

Saiba mais em: www.recuperarportugal.gov.pt 

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Cultura: Peça sobre “Confissões de Santo Agostinho” em residência artística”


Por: Tiago Carvalho

A Ajidanha recebe de 1 a 7 de setembro uma residência artística da peça “Livro XI das Confissões de Santo Agostinho”, com encenação de Jean Paul Bucchieri, uma produção Horta Seca em coprodução com o Teatro São Luiz.

A residência artística decorre no Teatro Estúdio São Veiga, espaço cultural da Ajidanha, em Idanha-a-Nova.

O Livro XI das Confissões de Santo Agostinho constitui-se como um dos livros mais emblemáticos da chamada segunda parte das Confissões (Livros X-XIII). Aí, a perspetiva do autor não é memorialista e autobiográfica, mas genológica, ou seja, sobre o ato da narração do passado na primeira pessoa e do compromisso de verdade possível com essa narrativa ou confissão.

O espetáculo do encenador Jean Paul Bucchieri tem apresentação prevista para o próximo ano, no Teatro São Luiz, e conta com os atores Cláudio da Silva, João Lagarto, Maria Arriaga e Pedro Lacerda.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

“Desporto: Internacionais de Ténis de Idanha foram um sucesso”


Torneios envolveram tenistas de várias nacionalidades

 

Por: Tiago Carvalho

O segundo dos dois Internacionais de Ténis de Idanha-a-Nova 2024 terminou este fim de semana (24 e 25 de agosto), com a vitória do paraguaio Daniel Vallejo em singulares, sobre o britânico Alastair Gray, por 6-2 e 6-3.

Em pares, a dupla portuguesa Diogo Marques/Tiago Pereira sagrou-se vencedora, batendo na final a dupla Lucas Deliano (Alemanha)/Khumoyun Sultanov (Uzbequistão), por 6-4 e 7-5.

Os prémios foram entregues pelo vereador João Carlos Sousa, pelo presidente do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova e representantes de entidades parceiras.

Nos Campos de Ténis de Idanha-a-Nova, estiveram em competição atletas de várias nacionalidades.


Os Internacionais de Ténis de Idanha-a-Nova são torneios reconhecidos pela Federação Internacional de Ténis que promovem a modalidade na região, dinamizam a economia e geram notoriedade em todo o mundo.

Cada torneio distribuiu 25 mil dólares em prémios monetários.

O Circuito Internacional de Ténis de Idanha-a-Nova é uma organização do Clube de Ténis de Idanha-a-Nova em parceria com o Município de Idanha-a-Nova e a Federação Portuguesa de Ténis, contando ainda com o apoio das Juntas e Uniões de Freguesia do concelho de Idanha-a-Nova, Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, da Associação de Ténis de Castelo Branco e com apoio de outros parceiros e empresas.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Cultura: Setembro é o mês da cultura ao ar livre em Lisboa”


Entre 7 e 29 de setembro as Festas na Rua montam palcos ao ar livre, convidando o público para os jardins, coretos, praças e lavadouros, com um programa cultural gratuito, para desfrutar em família e com os amigos.  

São nove grandes concertos, três festivais – dedicados às curtas-metragens, à videoarte, e, em estreia, ao piano – e um desfile em torno da ancestral máscara ibérica que vão preencher os espaços verdes da cidade com músicos, cinema, orquestras, bandas filarmónicas, artistas nacionais e internacionais.   

O programa das Festas inicia-se no dia 7 de setembro no Vale do Silêncio e não podia começar melhor, levando este ano até ao parque verde dos Olivais árias de Carmen, de Bizet, Aida e Nabucco, de Verdi e Madama Butterfly, de Puccinni, interpretadas pelo Coro e Orquestra Gulbenkian. Um concerto, sob a direção do maestro Cesário Costa, maioritariamente dedicado ao repertório coral e sinfónico da ópera e dos musicais.   

A música portuguesa também está em destaque nesta edição das Festas na Rua com três atuações especiais numa das praças nobres de Lisboa – a Praça do Município. No dia 13, às 21h, António Chainho despede-se dos palcos com Lisboa Saudade, um espetáculo único que marca o fim da longa e reconhecida carreira do guitarrista e compositor que sobe ao palco pela última vez acompanhado de Carminho, António Zambujo, Marta Pereira da Costa e o Quarteto de Cordas Naked Lunch.   

No dia 14 é a vez de Rui Massena. O maestro apresenta-se a solo, com ensemble e muitos convidados, a partir das 19h, num espetáculo concebido especialmente para esta ocasião.  

Lá mais para o final do mês, dia 28, voltamos à mesma Praça para uma conversa e um espetáculo musical que junta nomes como Maro, Mayra Andrade ou Criolo. Uma celebração conjunta da música portuguesa e da sua multiculturalidade pensada pela Associação Mundu Nôbu de Dino D’Santiago e Liliana Valpaços.  

Jazz no Jardim é a proposta para duas quintas-feiras, a partir das 19h. Dia 12, no Jardim da Quinta da Alfarrobeira (em São Domingos de Benfica), a fadista Cristina Branco e o pianista Mário Laginha juntam-se à Orquestra de Jazz do Hot Clube de Portugal, recriando o concerto de 2019 com a Big Band da Rádio Frankfurt.  

No Jardim da Quinta da Paz, no Lumiar, o pianista João Paulo Esteves da Silva e a Orquestra Jazz de Matosinhos apresentam (dia 19) a reedição do disco Bela Senão Sem – considerado um dos melhores discos de jazz aquando da sua edição, em 2013.   

As Bandas Filarmónicas são as protagonistas dos finais de tarde de domingo. Três concertos, com a Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense no Jardim da Quinta das Conchas (dia 15), a Banda Musical e Artística da Charneca no Coreto do Jardim do Campo das Amoreiras (dia 22) e a Banda da ACULMA no Coreto do Bairro do Condado (dia 29), para ouvir um repertório tradicional, popular e erudito.   

Além da música, as Festas na Rua trazem o colorido da Máscara Ibérica que regressa, assim, à cidade com um grande desfile e mais de 450 participantes (oriundos do norte e centro do país e de várias províncias de Espanha). Um cortejo de tradições ancestrais da Península Ibérica que irá percorrer a Baixa de Lisboa e que mostra ainda as famosas máscaras Venezianas.  

O Cinema no Estendal volta a montar tela nos lavadouros, desta vez, do Pátio da Moca (Arroios) e do Lumiar, para apresentação de uma seleção de curtas-metragens entre o universo Queer e o cinquentenário do 25 de Abril.   

O FUSO - Festival internacional de videoarte de Lisboa está de regresso, apresentando várias sessões ao ar livre, entre 27 de agosto e 1 de setembro. "Resistência, mais uma vez" é o tema desta 16.ª edição que vai passar por vários locais, de Belém ao Campo Pequeno.

Fechamos o programa com a estreia em Lisboa do Piano City, no último fim de semana de setembro. Um festival dedicado ao piano que, durante três dias, apresenta mais de 30 concertos de artistas portugueses e internacionais, entre pianistas consagrados e jovens talentos. Atuações que se vão dividir entre o Palácio Galveias e os jardins do Museu de Lisboa - Palácio Pimenta e dos Coruchéus.   

Toda a programação aqui: https://egeac.pt/festas/festas-na-rua/?eg_sub=23be1ae664&eg_cam=f67c056bedc6caaa0a122fb0e6db6329&eg_list=23

Fonte: Egeac 

“ESTÁTUAS VIVAS: REGRESSAM A SANTA CRUZ PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO CONCURSO STATIC”


As estátuas vivas vão regressar a Santa Cruz no início de setembro no âmbito da 17.ª edição do concurso Static.

De 2 a 6 de setembro, à noite (das 21h30 às 23h30), os 22 participantes na edição deste ano do evento apresentarão performances na Rua José Pedro Lopes, sendo as melhores selecionadas por um júri para a final, que se realizará na noite de 7 de setembro (também das 21h30 às 23h30), no Largo Jaime Batista da Costa. Nesta ocasião cada elemento do público poderá votar no seu trabalho favorito, a fim de ser atribuído um prémio do público. Em cada final do Static são ainda atribuídos, recorde-se, um prémio do júri e menções honrosas.  

Os artistas que participarão no Static - 17.º Concurso de Estátuas Vivas de Santa Cruz são os seguintes: Andreia Gabriel, Andreia Silva, António Moreira, Carlos Ferreira, Dirce Ferreira, Douglas Selway, Eduarda de Sousa, Inês Moreira, João Cruz, Júlio Martins, Lara Moreira, Lena Selway, Margarida da Costa, Maria Elvira Moura, Maria João dos Santos, Nélson Moura, Ricardo Mesquita, Sandra Bernardo, Susana Lopes, Thorsten Ludewig, Verónica Ferreira e Weber Carvalho.

No âmbito da edição deste ano do Static será proporcionado a crianças e jovens (com idades entre os 7 e os 15 anos) a participação numa oficina em que se ensinará técnicas de caracterização, de preparação de figurinos e de preparação performativa (exercícios de aquecimento e relaxamento e de interação com o público). Tendo como formador Carlos Ferreira, esta oficina terá lugar na Pousada da Juventude de Santa Cruz, no dia 7 de setembro, entre as 15h00 e as 18h00. As inscrições para a participação nesta atividade, as quais são gratuitas, mas estão limitadas a um número máximo de 10, devem ser efetuadas pelo email: teatro@cm-tvedras.pt (indicando-se nome, idade e contacto telefónico). Os trabalhos resultantes dessa oficina, que se subordinarão a quatro diferentes temáticas (“Gregos”, “Romanos”, “Medieval” e “Vikings”), poderão ser observados no dia de realização da mesma, das 18h00 às 18h30, no Largo Jaime Batista da Costa.

Recorde-se que o Static é um evento organizado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, o qual se integra no programa “Santa Cruz.365”.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

domingo, 25 de agosto de 2024

“Crianças: Município do Entroncamento inaugura parque infantil na Zona Verde”


Por: Guiomar Messias

O Município do Entroncamento inaugurou hoje, dia 25 de agosto, um parque infantil no Jardim Afonso Serrão Lopes, vulgo Jardim da Zona Verde, um momento simbólico integrado nas comemorações do 98º aniversário da Freguesia de São João Baptista.

O equipamento vem reforçar a atratividade e a oferta de atividades do Jardim da Zona Verde, um espaço estrutural de lazer e convívio no nosso concelho.


O parque é composto por uma locomotiva especialmente desenhada para o Concelho do Entroncamento, para que as crianças sintam a vontade de “subir a bordo” todos os dias!

Para além deste equipamento promover a diversão e a brincadeira, as crianças terão em simultâneo a oportunidade de estimular a aprendizagem de forma lúdica, como também desenvolver e aprimorar as capacidades motoras – ao escalar, gatinhar, trepar e escorregar – e socio emocionais ao cooperar nas atividades de dupla face, adquirindo desta forma competências cognitivas, psicomotoras e sociais.

Este parque infantil representa um investimento do Município no valor de 61 500 € (+ IVA).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento




“Cultura: Cineteatro S. João recebe os Imperfecthus com o espetáculo “Aguenta ao Vivo”


26 outubro | Sábado | 21h30 | Stand Up Comedy

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe no dia 26 de outubro, sábado, pelas 21h30, o espetáculo de Stand Up Comedy “Aguenta ao Vivo”, apresentado pelos Imperfecthus.

Os Imperfecthus têm provas dadas no panorama do Stand Up Comedy e trazem neste “Aguenta ao Vivo”, um conceito simples, cada microfone representa uma passagem do tempo. Neste intrigante espetáculo, o André transitará entre os microfones para falar sobre o seu passado, presente e futuro. Todos nós já passamos pelo passado e constantemente pelo presente, mas seremos nós capazes de aguentar o futuro?

Os bilhetes têm o valor de 10,00 €, e estão à venda na Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

 Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Notícias de França: Festival Internacional de Cinema de Groix dedicado aos Açores e Madeira”


A 23ª edição do Festival Internacional do Filme Insular de Groix, em França, que arrancou na quarta-feira 21 agosto, vai ser dedicada às ilhas portuguesas com uma mostra de 31 produções açorianas e madeirenses de 1926 até 2023.

Groix é uma ilha no departamento do Morbihan, na Bretagne a noroeste de Belle-Île-en-Mer, perto de Lorient e de Ploemeur.

A organização considera tratar-se da “maior mostra de cinema açoriano e madeirense alguma vez organizada num festival internacional”, uma vez que vão ser exibidos 31 filmes e organizadas 21 sessões.

“Queremos especialmente homenagear as ilhas e o povo português em 2024, ano em que se comemora o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, durante a qual o povo corajosamente pôs fim a décadas de ditadura salazarista”, justifica a organização.

O festival, que arranca hoje e decorre até domingo, vai exibir filmes dos realizadores açorianos Gonçalo Tocha, Amaya Sumpsi, Diogo Lima, André Laranjinha, Luis Bicudo e Jorge Monjardino, que vão marcar presença no evento, tal como as produtoras Diana Diegues e Sophie Barbara (que integrará o júri da competição internacional).

O Festival Internacional do Filme Insular de Groix vai mostrar, também, produções filmadas nos Açores e Madeira dos realizadores Joaquim Pinto e Nuno Leonel, Cláudia Varejão, Paulo Abreu, Rodrigo Areias, Catarina Mourão, Solveig Nordlund, Raquel Soeiro de Brito, Acácio de Almeida, Jorge Brum do Canto e Manuel Luis Vieira.

“Esta será a maior mostra internacional dedicada ao cinema açoriano que dará uma maior visibilidade aos filmes feitos nos Açores ou realizados por açorianos”, lê-se no comunicado.

Serão ainda organizadas retrospetivas dedicadas aos cineastas Gonçalo Tocha (com os filmes “Balaou” e “É na Terra não é na Lua”) e Amaya Sumpsi (“Meu Pescador, meu Velho” e “Entre Ilhas”).

O programador Tiago Bartolomeu Costa vai apresentar seis sessões de “filmes históricos açorianos e madeirenses que foram recuperados digitalmente” e na sexta-feira, às 18h30, vai acontecer um debate sobre o tema “Fazer cinema nos Açores: realidades e perspetivas”.

O festival vai contar com a presença do escritor e realizador José Vieira, com uma exposição da artista plástica e fotógrafa madeirense Georgina Abreu e atuações dos artistas madeirenses Daniel V. Melim, Mariana Camacho e da associação Xarabanda.

O Festival Internacional de Cinema da Ilha de Groix nasceu em 2001. Estima-se que 10% da população daquela ilha francesa, que tem cerca de 2.200 habitantes, tenha origem portuguesa, num movimento migratório com origem nos anos 1960.

Fonte: Luso Jornal (França)

sábado, 24 de agosto de 2024

“Teatro: Cineteatro S. João recebe a comédia “De Sogra e de Louco…Todos temos um pouco”


19 outubro | Sábado | 21h30 | Teatro - Comédia

 

Por: Guiomar Messias

O Cineteatro São João recebe no dia 19 de outubro, sábado, pelas 21h30, a comédia “De Sogra e de Louco…Todos temos um pouco”, uma produção Ali’Arte – Associação Cultural, com texto e encenação de Rafael Ribeiro Rodrigues.

Um elenco de luxo, composto por André Cortina, Carla Lourenço, João Cobanco, Tássia Camargo, Rosa Vieira, Rúben Menino, que apresenta uma comédia hilariante que mostra como, por vezes, boas intenções podem gerar grandes confusões. Afinal, de sogra e de louco... todos temos um pouco!

Na sinopse pode ler-se que “Com o Gonçalo fora de casa há cerca de um ano e devido a um problema nas canalizações do prédio onde vive, Gina resolve ir com Raquel passar uns dias a casa do filho e do genro. Acontece que estes não estavam minimamente preparados para a energia e loucura que a presença de Gina acarreta.”

Os bilhetes têm o valor de 10,00 €, e estão à venda no Posto de Turismo, Piscinas Municipais, Serviço de Águas da Câmara Municipal, Worten, Fnac, CTT, em www.bol.pt e na bilheteira do Cineteatro São João no dia do espetáculo uma hora antes (caso não esgotem anteriormente).

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“‘Amadora em Festa’: Município celebra 45 Anos com arte, música e desporto”


Celebrações culturais com destaque para os 50 anos do 25 de Abril

 

De 5 a 15 de setembro, o Município da Amadora comemora o seu 45º aniversário com um vasto programa de iniciativas culturais, desportivas e recreativas, que refletem o dinamismo e a vitalidade da primeira cidade erguida no Pós 25 de Abril. Música, dança e arte convergem num ambiente único, transformando a Amadora no centro da cultura.

No âmbito do aniversário da criação do primeiro município após a Revolução dos Cravos de 1974, o ‘Amadora em Festa’ reúne, durante o mês de setembro, numa vasta programação de iniciativas para todas as idades, a arte urbana, a dança e a música, o desporto e a literatura, recordando ainda as memórias do dia que marcou o fim do Estado Novo.

Amadora, uma cidade de arte

A 10ª edição do projeto ‘Conversas na Rua’ marca o início do ‘Amadora em Festa’, promovendo quatro intervenções de arte pública mural, em articulação com o património e a paisagem urbana. Participam nesta edição artistas visuais, nacionais e internacionais, incluindo o embaixador local Odeith, Daniel Eime, Mura e o coletivo Thunders Crew, que se propõem a homenagear os valores do 25 de Abril: liberdade, igualdade e democracia.

A 5 de setembro é inaugurada a exposição ‘Variações sobre um tema. Obra gráfica de Maria Helena Vieira da Silva’, que reúne 54 obras da coleção de gravuras da prestigiada pintora portuguesa na Galeria Municipal Artur Bual. A partir de 12 de setembro, no Espaço Delfim Guimarães, é possível visitar ‘Amílcar Cabral – Uma Exposição’ - a exibição temporária que celebra o legado de uma das figuras políticas mais marcantes do panorama internacional, que incentivou a mobilização popular contra o colonialismo português. No mesmo dia, a Casa Roque Gameiro, recebe a exposição ‘Todas as Cores. Guida Ottolini (1915-1992). Uma Ilustradora da «Tribo dos Pincéis»’, que destaca a carreira e as várias fases e estilos da ilustradora da terceira geração da família Roque Gameiro.

Música e Dança enchem as ruas do Município da Amadora

No dia 7 de setembro, as ruas da Amadora serão palco de concertos de música tradicional portuguesa, no âmbito do ‘45º Dia do Alentejo’ e do ‘7º Encontro de Concertinas’ e, para incentivar a ligação do público em geral com a música, a iniciativa ‘Toca quem quer’ irá disponibilizar, no dia 11 de setembro, pianos nas estações da CP da Amadora e Reboleira, bem como na estação de metro Amadora Este, que acolhem não só atuações de músicos profissionais nos horários de ponta, mas também as performances dos que se atrevem a mostrar as suas habilidades livremente.

A Orquestra Ligeira do Exército (11 de setembro, 18h00, Recreios da Amadora) e a Orquestra Sinfonietta de Lisboa com Coro Ricercare (15 de setembro, 19h00, Palco Cidade) também serão protagonistas de momentos únicos de tributo à música clássica.

No ano em que se comemoram os 50 anos da Revolução de Abril, a Quorum Dance Company dá voz ao movimento, à arte, ao imaginário e à criatividade, expoentes máximos da liberdade, com espetáculo ‘VOZ’, a 13 de setembro no Palco da Cidade, no mesmo dia em que Rodrigo Leão apresenta ‘Os Portugueses’.

O último fim de semana das comemorações é repleto de iniciativas musicais: o sábado (dia 14) começa com o 10º Festival de Folclore do Rancho Folclórico Alegria do Minho, que a partir das 15h00 ocupa o Espaço Fernando Relvas nos Recreios da Amadora. Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, sobe também ao Palco da Cidade, na noite de 14 de setembro, num espetáculo único que sucede a atuação da banda Cara de Espelho – que junta membros das bandas portuguesas de renome - Deolinda, A Naifa, Ornatos Violeta e Humanos. O dia 15 fica reservado para o 38.º Festival de Bandas Filarmónicas, com uma atuação no início da tarde no Espaço Fernando Relvas nos Recreios da Amadora.

Vencedora do Festival da Canção (2022) e reconhecida multi-instrumentalista, compositora e produtora, a artista Maro será distinguida na 35º edição do Prémio José Afonso, que celebra a criação e produção musical em território nacional. A cerimónia decorre a 7 de setembro, às 21h00, no Cineteatro D. João V.

Amadora em movimento | Uma cidade de todos e para todos

O desporto é ainda destaque durante as celebrações dos 45 anos do município. Ao longo do mês, nos jardins e espaços da cidade, a Câmara Municipal promove o ‘Amadora Ativa’, um programa de atividades físicas ao ar livre, disponível para todas as idades.

Entre os dias 4 e 8 de setembro, o Clube de Ténis da Amadora acolhe o ‘1º Open Cidade da Amadora’, um torneio oficial de nível B, destinado ao escalão de seniores. Este evento, que faz parte do Calendário de Provas da Federação Portuguesa de Ténis, inclui provas de singulares masculinos, femininos e pares, com um prémio monetário total de 1.000€. As inscrições são pagas e exclusivas para seniores.

Nos dias 7 e 8 de setembro, a Decathlon Amadora abre as portas à comunidade para mais uma edição do ‘VitalSport Decathlon’, um evento que convida a visitar a loja e a experimentar várias modalidades desportivas de forma gratuita e segura. Entre 14 e 15 de setembro realiza-se o ‘Torneio de Ténis Cidade da Amadora’, no Clube de Ténis da Amadora, e na manhã de 15 de setembro, o ‘ASA Classic Race’ desafia os entusiastas do cicloturismo a desfrutar de uma manhã desportiva, pedagógica e divertida.

O ‘Amadora em Festa’ conta também com a ‘Festa do Livro’, que acontece entre 13 e 15 de setembro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, com a participação de Ana Markl, Mariana Alvim, Rafael Gallo, M.G. Ferrey e Bruno Leão, entre vários outros autores. Nesse fim de semana, o Parque Central reúne ainda chefs nacionais e internacionais no evento gastronómico ‘Festival É UM ENCONTRO’.

Para os mais pequenos, o Espaço Fernando Relvas – Recreios da Amadora, recebe a 8 de setembro, ‘Mini Shows Infantis’ inspirados nos sucessos televisivos RUCA e Ovelha Choné.

 

Mais informações:

Amadora festeja 45 anos em setembro! www.cm-amadora.pt

Fonte: Câmara Municipal Amadora