quinta-feira, 13 de junho de 2024

“Iniciativas: Estacionamento identificado como principal causa de stress para os adeptos que se deslocam de carro para os jogos do Euro 2024”


Por: Inês Fernandes

Um em cada quatro adeptos de futebol europeus já despenderam pelos menos 20 minutos à procura de lugar de estacionamento, cerca de 70% dos adeptos de futebol portugueses tencionam assistir ao Euro, mas não vão ter de enfrentar o trânsito do dia do jogo; um novo censo do sector mostra que quase nenhum deles tenciona fazer a viagem de carro, apesar de serem considerados entre os “condutores mais seguros da Europa”

Com o arranque do Campeonato da Europa de Futebol UEFA 2024 esta semana, não são apenas os resultados finais que vão deixar os adeptos à beira dos seus lugares. Uma nova investigação sobre as experiências de condução dos adeptos de toda a Europa revelou que, em dias de jogos regulares, mais de um terço (36%) considera que encontrar um lugar para estacionar perto dos estádios é uma causa fundamental para o stress.

As conclusões chegam na sequência de uma investigação efetuada entre os adeptos de futebol que conduzem pelo EasyPark Group, fornecedor global de soluções de estacionamento, e que revelam que um quarto (23%) dos adeptos de futebol teve de passar mais de 20 minutos à procura de um lugar para estacionar em dias de jogo. Um em cada dez (10%) foi obrigado a conduzir durante pelo menos 30 minutos até encontrar lugar.

E não é só a procura de lugares de estacionamento que pode causar problemas. Quase um sexto (16%) já teve de abandonar um jogo antes do apito final porque o período pago do estacionamento estava a terminar. Quase um quinto (17%) afirma já ter recebido uma multa por ter passado pela mesma situação, mas ter optado por ficar até ao final do jogo.

Por outro lado, quase 70% dos adeptos europeus de futebol afirmam que, a ser possível, considerariam a hipótese de assistir ao Euro este verão para ver os seus heróis do futebol em ação. Dois quintos (37%) tencionam, efetivamente, deslocar-se à Alemanha de automóvel, o que poderá causar problemas de congestionamento nas cidades anfitriãs.

"Com o Euro 2024 ao virar da esquina, cidades como Berlim e Hamburgo deverão registar um aumento significativo do número de visitantes, o que terá impacto na habitabilidade das cidades. Haverá também um aumento do número de carros na estrada e, consequentemente, o estacionamento poderá ser um desafio tanto para os residentes como para os adeptos. Eventos como este realçam verdadeiramente a importância de ter uma infraestrutura de gestão de tráfego eficaz, baseada em tecnologia e dados. As informações recolhidas a partir das soluções de mobilidade podem ajudar as cidades a prepararem-se para períodos de maior afluência e a implementarem mudanças que facilitem a vida dos condutores, assegurando simultaneamente que os espaços que ocupam permaneçam habitáveis", diz Cameron Clayton, CEO do Easypark Group.

Entre os países europeus, os adeptos espanhóis com carro são os que mais viajam para apoiar a sua equipa, com 91% a considerar assistir a alguns dos jogos em direto na Alemanha este verão.  Em contrapartida, os adeptos do Reino Unido são os que mais provavelmente ficarão em casa, com pouco mais de metade (52%) a planear assistir aos jogos.

 

Portugal

As conclusões resultam de um questionário realizado a mais de 11 000 pessoas em toda a Europa, incluindo 1 000 adeptos portugueses.

Apesar de os adeptos portugueses terem sido considerados os condutores mais seguros da Europa, com apenas 15% de multas de estacionamento e 12% de multas por excesso de velocidade, a maioria (42%) viajará de avião, porque conduzir e estacionar foi considerado um dos aspetos mais stressantes do dia.

Um em cada quatro (28%) adeptos portugueses também já viu o seu bilhete de estacionamento esgotar-se antes do apito final - mas conseguiu recarregar o depósito através de uma aplicação, como a EasyPark, para evitar a necessidade de sair mais cedo.

“Sabemos que os portugueses são acérrimos adeptos de futebol, e quando joga a seleção nacional esta realidade é ainda mais acentuada, com o país em suspenso até ao apito final. É claro que se os jogos são dentro da Europa, a probabilidade dos portugueses se deslocarem é ainda maior, mais ainda em países onde muitos têm familiares, como é Alemanha. Queremos acompanhar estes adeptos e ajudá-los a gerirem o seu stress na condução, reduzindo ao máximo o impacto que a deslocação possa ter, e isso só é possível entendo o seu comportamento e frustrações na estrada, assim como considerando o ecossistema como um todo. Tal só é possível com a ajuda da tecnologia e dos dados. Queremos que as cidades sejam mais habitáveis para quem nelas vive e para quem a elas se desloca para celebrar as vitórias das suas equipas”, afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group.

 

Os “melhores” condutores europeus

Os dados revelaram também quais os adeptos de futebol que se consideram os “melhores condutores” da Europa. Espanha ficou em primeiro lugar, com 43% dos inquiridos a considerarem-se “muito bons” condutores. A França ficou em último lugar, com apenas 15% a classificarem-se na mesma categoria.

Como é frequentemente o caso, os dados sublinham que a perceção e a realidade podem variar. Embora 94% dos inquiridos se considerem “bons” condutores, quase um terço admitiu que não utiliza regularmente os piscas (31%) nem presta atenção aos sinais de trânsito (32%). Ao mesmo tempo, um quarto dos adeptos de futebol (25%) já foi multado uma ou mais vezes por excesso de velocidade. Na Áustria (50%) e na Alemanha (48%), este número duplica, tendo metade dos inquiridos sido apanhados a conduzir acima do limite legal.

 

Metodologia

Para obter os resultados desta investigação, a EasyPark inquiriu 11 000 adultos (a partir dos 18 anos) através do Censuswide em maio de 2024.  Os inquiridos eram condutores e adeptos de futebol.

O estudo foi realizado no Reino Unido, Países Baixos, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca, França e Áustria.

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 3200 cidades em 25 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

 O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

Nenhum comentário:

Postar um comentário