quarta-feira, 10 de abril de 2024

“Desporto: Projeto ‘Oh Gui!’ placa o preconceito”


O projeto de rugby adaptado do GDS Cascais é único a nível mundial e abrange atletas com diferentes necessidades especiais, iniciado em 2012, esta iniciativa conta agora com 90 atletas, do género feminino e masculino

Por: Teresa Santos-Vitor

Nascido no seguimento de uma iniciativa da Junta de Freguesia de Cascais e Estoril e do Grupo Dramático e Sportivo de Cascais (GDS Cascais) por ocasião das II e III Semanas do Voluntariado Jovem em 2011 e 2012, o projeto ‘Oh Gui!’ ganhou vida no Estádio da Guia, em Cascais. Com o objetivo de dar a conhecer a prática de rugby a todos, a iniciativa conta, nos dias de hoje, com 90 atletas e o reconhecimento da Federação Portuguesa de Rugby.

O 'Oh Gui!', um projeto promovido pelo Cascais Rugby, pretende introduzir a prática de rugby a todos, independentemente das suas habilidades ou patologias, proporcionando uma série de benefícios associados a este desporto. Em resposta ao sedentarismo, uma questão significativa na sociedade portuguesa, o projeto visa combater esse problema e, simultaneamente, promover a melhoria das capacidades cardiorrespiratórias, força e resistência muscular, agilidade e habilidades de interpretação espacial.


O projeto aborda, também, aspetos psicomotores fundamentais, promovendo o autocontrolo, a concentração, a capacidade de decisão, a disciplina e a liderança entre os diferentes atletas. Estas habilidades contribuem não só para o desempenho desportivo, mas são também transferíveis para outras áreas da vida, enriquecendo a experiência de todos os participantes e proporcionando um divertimento lúdico significativo.

A iniciativa 'Oh Gui!' destaca-se como um projeto verdadeiramente único a nível mundial, ao

integrar diversos atletas com várias patologias, como deficiências físicas e mentais profundas, autismo profundo, paralisia cerebral, esquizofrenia, Síndrome de Down, paraplegia, entre outras, num único projeto. Durante a época de 2014/2015, o projeto conseguiu estabelecer e implementar métodos de treino, regras de jogo e arbitragem, grelhas de avaliação individual

contínua e critérios de elegibilidade. Em maio de 2023, obteve o reconhecimento da Federação Portuguesa de Rugby, que certificou os métodos, as regras adaptadas de jogo e arbitragem para implementação a nível nacional.

 

Janica Krus Roquette, coordenador do Oh Gui! afirma “É importante perceber que a prática de desporto e, em específico, do rugby, está aberta a todos e é uma vantagem para todas as pessoas, independentemente das capacidades. Já contamos com 90 atletas e queremos dar a oportunidade a todos para virem experienciar esta iniciativa e este desporto, que cada vez mais, está a ganhar adeptos no nosso país”.

 

Com o apoio de diversas associações, como a CERCICA - Cooperativa de Educação, Reabilitação e Capacitação para a Inclusão em Cascais, o CRID - Centro de Reabilitação e Integração de Deficientes, a Quinta Essência - Instituição Particular de Solidariedade Social e a CERCITOP - Cooperativa de Empreendedorismo para o Desenvolvimento Económico e Social de Todo País, o 'Oh Gui' envolve atletas com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, contando já com mais de 90 participantes, tanto do género masculino como feminino.

Brevemente, o Oh Gui Rugby para todos irá promover, com o apoio da Junta de freguesia de Cascais Estoril, nas AEC’s das escolas públicas de 1° ciclo, treinos de Rugby adaptado. O objetivo é promover a prática de Rugby em turmas com alunos integrados com necessidades educativas especiais.

Por outro lado, o “Oh Gui” vai fazer também uma parceria com o “Café Joyeux Cascais” que emprega pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. A parceria irá consistir em possibilitar aos colaboradores interessados integrarem os treinos do “Oh Gui” em horário pós-laboral, assim como em possibilitar a alguns atletas terem uma experiência em contexto de trabalho no Café, entre outras ações.

Fonte: Hill+Knowlton Strategies

Nenhum comentário:

Postar um comentário