Por: Inês Fernandes
O EasyPark Group está na vanguarda no
pagamento móvel de estacionamento, com uma presença internacional
significativa. Nas últimas duas décadas, evoluiu de uma start-up nórdica para
um fornecedor global de plataformas de mobilidade. Com a visão de tornar as
cidades mais habitáveis, o EasyPark Group reformou a mobilidade urbana e o
estacionamento, o que lhe valeu um lugar na lista FT 1000 das empresas de
crescimento mais rápido da Europa em 2024. Esta conquista reforça o seu sucesso
e experiência globais e que EasyPark Group irá destacar na Intertraffic,
mostrando como as suas soluções de mobilidade contribuem para ambientes urbanos
mais inteligentes e sustentáveis.
O EasyPark Group fornece dados e
informações para ajudar as cidades a tomar decisões informadas sobre o ecossistema
de estacionamento, gestão de tráfego e desenvolvimento urbano. Estas são
algumas das considerações chave para as cidades à medida que trabalham para se
tornarem mais sustentáveis e adotarem novos standards. O tráfego intenso nos
centros das cidades colocou as zonas de restrição ambiental na ordem do dia,
assim como a necessidade de criar mais pontos de carregamento de veículos
elétricos (VE). Outro tópico que se tornou numa grande preocupação para cidades
como Paris, Roma ou Londres é a autobesidade*. É nestas situações que os dados
de estacionamento podem fazer parte da solução, ajustando as taxas de
estacionamento com base no peso dos veículos.
As informações recolhidas a partir dos
dados de estacionamento podem também ser utilizadas para ajudar as cidades a
melhorar as condições de estacionamento em toda a zona urbana. Em Heidelberg na
Alemanha, por exemplo, o EasyPark Group forneceu ao município uma análise
detalhada da ocupação de estacionamento, o que permitiu ter uma melhor
perspetiva das medidas que poderiam ser tomadas e implementadas. Os dados
também permitiram que o município alargasse a uma zona mais ampla e que
englobasse os bairros urbanos adjacentes, e não apenas o centro da cidade. Como
resultado, o município de Heidelberg está a considerar fazer alterações nas
áreas de estacionamento pago, modificações nos regulamentos de licenças, e
implementar soluções ecológicas de partilha de carros para os residentes.
O número (e tamanho) de carros nas estradas
não está a diminuir, pelo que a necessidade de lugares de estacionamento é uma
questão constante. A chave para cidades mais inteligentes é uma melhor
utilização do espaço, como seja a introdução de estratégias de preços que
acabem por redistribuir o estacionamento** para garagens do centro da cidade a
partir do estacionamento na rua, ou funcionalidades na aplicação que orientem
os condutores para zonas onde é mais provável encontrarem um lugar. O EasyPark
Group estima que as cidades poderiam reduzir o tempo de procura de
estacionamento em até 50% com este tipo de abordagens. Tal teria um impacto
significativo no congestionamento do trânsito e na poluição. Por exemplo,
Madrid e Milão poderiam reduzir as emissões anuais de CO2*** em 755 toneladas e
167 toneladas, respetivamente.
À medida que os países europeus se esforçam
por satisfazer a procura por uma infraestrutura de carregamento de veículos
elétricos escalável, a Noruega destaca-se. Através de um planeamento urbano
inteligente, o país tornou-se um dos líderes mundiais em matéria de carregamento
de veículos elétricos. O EasyPark Group oferece aos condutores noruegueses a
possibilidade de carregar e estacionar em mais de 13.500 locais e está agora
empenhado em ajudar as cidades de outros países da UE a planearem as suas
infraestruturas de VE, utilizando as informações das suas soluções de
estacionamento e carregamento.
O EasyPark Group está a liderar a
transformação da mobilidade através de soluções de estacionamento inteligentes,
como o estacionamento automático com câmara (ANPR). Esta tecnologia fornece aos
operadores e às cidades informações valiosas sobre a utilização do
estacionamento e sobre os padrões de comportamento dos condutores, para
fundamentar decisões baseadas em dados. Como resultado, as cidades estão a
adotar estratégias específicas para aumentar a rotatividade nos lugares de
estacionamento. Os operadores de estacionamento beneficiam de uma redução dos
custos operacionais e de um aumento das receitas, a par de uma mudança no
comportamento dos consumidores em relação ao estacionamento na rua migrando
para um estacionamento mais seguro off street, graças a uma melhor experiência
de estacionamento. Nos últimos dois anos, o número de áreas de estacionamento e
garagens com ANPR mais do que duplicou para mais de 1.000 locais em 15 países da
Europa.
Um inquérito realizado em 2023 a
automobilistas na Alemanha revelou que 63% dos inquiridos estariam dispostos a
utilizar um parque de estacionamento se fosse mais barato do que estacionar na
rua. A maioria (61%) acredita que as garagens de estacionamento reduzem o
congestionamento do tráfego e a procura de estacionamento na rua, e 48%
concordam que esta é uma solução melhor para o ambiente.
Já num estudo realizado em Portugal, cerca
de 60% dos condutores inquiridos revela que considera que o estacionamento
regulado e pago é benéfico para as cidades, uma vez que ajuda a melhorar a
circulação e o trânsito. O mesmo estudo revela, também que mais de 76% dos
condurores estão preocupados com a sustentabilidade na mobilidade e
estacionamento na sua cidade.
Cameron Clayton, CEO do EasyPark Group,
afirma: "A inovação está no
nosso ADN, e os dados e informações que recolhemos hoje das nossas soluções de
mobilidade podem ajudar a influenciar o desenvolvimento das cidades de amanhã.
A nossa visão é tornar as cidades mais habitáveis e, juntamente com os
operadores de estacionamento, as cidades, as empresas e os automobilistas,
estamos a trabalhar para o conseguir todos os dias".
“Tornar as cidades habitáveis é uma visão
que acreditamos ser possível e essencial. A mobilidade é parte integrante do
futuro das cidades e dos seus habitantes, pelo que estamos comprometidos com a
inovação que contribui para essa visão. A tecnologia, os dados e as informações
que deles derivam são fatores que, quando usados adequadamente, serão bases
importantes para um futuro mais sustentável”. afirma Jennifer Amador Tavares de Sousa,
Diretora para Portugal do EasyPark Group.
EasyPark Group na Intertraffic
EasyPark Group irá apresentar algumas das
suas soluções inovadoras de mobilidade na Intertraffic.
Visite o stand 12.301 e junte-se às
apresentações dos seguintes oradores:
Best practices for automatic camera parking
in gated and free-flow parking areas with mobile apps – 16 de Abril às
13.15-14.00, Intertraffic Theatre 1
How to make better policy decisions
informed by data – 17 de Abril às 10.00-10.30, Intertraffic Theatre 1
Integrating EV charging and parking: the
need for coordinating tariff structures and regulations – 18 de Abril às
15.00-15.30, Intertraffic Theatre 3.
Sobre o EasyPark Group:
O EasyPark Group é uma das empresas líder
mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais
habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group simplifica o
estacionamento desde 2001 até à atualidade, o grupo ajuda os condutores poupar tempo e dinheiro ao encontrar e
administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite
que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades
administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados. O EasyPark Group
possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e
Park-line e opera em mais de 4000 cidades em mais de 20 países. Em 2024, o
Grupo EasyPark foi considerado uma das empresas de crescimento mais rápido na
Europa pelo Financial Times e pelo Statista.
Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e
obter mais informações.
O que fazemos é tornar a vida urbana mais
fácil – um estacionamento de cada vez
*Autobesidade
O tamanho médio dos veículos tem vindo a
aumentar gradualmente desde há décadas. Uma das implicações dos automóveis
maiores é a redução do espaço de estacionamento. De facto, em alguns casos, os
automóveis são demasiado largos para os lugares de estacionamento normais. As
principais cidades, como Londres, Paris e Roma, permitem um espaço mínimo de
180 cm para estacionamento na rua, o que é mais estreito do que muitos modelos
de SUV, especialmente no segmento dos SUV de luxo. Este problema crescente é
algo que as cidades poderão ter de resolver no futuro. Mais espaço para carros
maiores significa menos espaço para os outros, e uma solução é aumentar as
taxas de estacionamento para veículos maiores.
#Taxas de ocupação:
Uma taxa de ocupação mais elevada aumenta o
tempo de procura de estacionamento e, por conseguinte, também aumenta a
poluição. O município de Heidelberg estava ciente do problema da pressão do
estacionamento, mas não dispunha de números precisos. Sem a nossa análise, a
cidade teria implementado medidas e alterações políticas apenas para o centro
da cidade, negligenciando os outros bairros adjacentes.
**Redistribuição de estacionamento
Esta abordagem tem como objetivo reduzir o
congestionamento em zonas críticas, como são os centros das cidades, e mitigar
o impacto ambiental, desencorajando a condução desnecessária em áreas
congestionadas. A incorporação de parques de estacionamento localizados perto
dos centros das cidades nesta estratégia desempenha um papel vital. Ao
estabelecer as tarifas adequadas para estas garagens durante as horas de vazio,
ou para estacionamentos prolongados, as cidades podem motivar os condutores a
estacionar nestas garagens, em vez de procurarem estacionamento na rua no
centro da cidade. Tal pode reduzir significativamente o tempo que os veículos
passam a circular à procura de um lugar, diminuindo o congestionamento do
tráfego e as emissões de gases para a atmosfera. Quando os condutores
estacionam nestas garagens estrategicamente situadas, a utilização dos
transportes públicos torna-se um passo natural para chegar ao seu destino
final. Este comportamento pode ser incentivado através de sistemas de bilhetes
integrados, em que as taxas de estacionamento podem incluir vales de
transportes públicos, tornando a transição do veículo pessoal para os
transportes públicos mais fácil e apelativa. Uma abordagem multifacetada faz o
melhor uso da infraestrutura de estacionamento disponível e promove um sistema
de transporte urbano mais sustentável e eficiente. Alinha os interesses dos
planeadores urbanos, ambientalistas e automobilistas, equilibrando a
necessidade de acessibilidade com objetivos de redução do congestionamento do
tráfego e da poluição, contribuindo assim para um ambiente urbano mais
habitável.
***Redução de CO2
De acordo com os cálculos do Easypark
Group, baseados em dados externos da Statista, o tempo de procura de
estacionamento pode ser reduzido até 50% utilizando a funcionalidade Find da
Easypark.
Os cálculos utilizam os seguintes dados
para estas conclusões:
- a velocidade média, durante a procura de
estacionamento, é de aproximadamente 10 km.
- as emissões de CO2 de um automóvel a
gasolina são de aproximadamente 180g/km.
- número de sessões de estacionamento
- tempo médio gasto à procura de
estacionamento
Metodologia do estudo da Alemanha:
O inquérito foi realizado pela YouGov entre
28 de junho de 2023 e 30 de junho de 2023. Foram entrevistados 2.028 indivíduos
residentes na Alemanha, que possuem carta de condução.
Fonte: Newsline – Agência de comunicação
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