Por: Inês Fernandes
• Estudos reportam cada vez
mais crianças e jovens que recorrem à Inteligência Artificial para conversar
• Os alertas dos cientistas
referem a necessidade de limitar e controlar o uso de chatbots pelos menores
• A SaveFamily desenvolveu uma
Inteligência Artificial própria que tem os mais novos em mente e pode, na
verdade, ser uma ferramenta muito útil para os mais novos
O crescimento da Inteligência
Artificial nos últimos cinco anos foi exponencial com o seu desenvolvimento e
da tecnologia por detrás da mesma. Com o uso recorrente destas ferramentas, o
seu impacto nos mais novos tornou-se preocupante numa dinâmica já abordada
sobre os riscos e as potencialidades desta tecnologia para o futuro, seja no
emprego seja nas relações sociais.
Se em 2022 um relatório das
Nações Unidas já revelava, por exemplo, que no Brasil 39% dos jovens recorriam
à IA para conversar e encontrar companhia, já em 2025, no Reino Unido, os dados
revelam que 64% dos menores usam os chatbots para conversar, dos quais 35% os
consideram como amigos. Os dados tornam-se ainda mais preocupantes nos Estados
Unidos da América, onde 72% dos jovens recorrem diariamente à IA, ainda que 46%
destes afirmam que a consideram apenas uma ferramenta de trabalho, os restantes
também a consideram um amigo.
Os dados que agora começa a
ser revelados a nível mundial trazem ao debate a dualidade de uma tecnologia
com o potencial de desenvolvimento exponencial da Inteligência Artificial -
entre os riscos de desconexão social dos mais novos pelo uso excessivo da
tecnologia para substituir as relações interpessoais, e o potencial de
utilização da ferramenta para o conhecimento e para o trabalho.
“A Inteligência Artificial é
uma ferramenta com um potencial imenso para o mercado de trabalho e para o
futuro, mas a sua utilização desregulada é algo que nos preocupa”, explica
Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “É por isso que temos o compromisso de oferecer
ferramentas e soluções únicas, como a nossa inteligência artificial
desenvolvida pela nossa própria equipa, que não apenas pode ser um auxílio para
as tarefas escolares, mas também que construímos tendo as necessidades das
crianças e as preocupações dos pais em mente”.
A ferramenta de Inteligência
Artificial única da SaveFamily, disponível nos relógios inteligentes dos mais
pequenos que a empresa desenvolve, apresenta-se como uma solução para a
introdução da tecnologia no dia-a-dia dos mais novos. Com limitações de uso de
acordo com a idade, e com o controlo parental, a IA comporta-se como uma
assistente pessoal dos mais novos e à qual podem apresentar questões num
serviço de chat, permitindo aos mais novos desenvolver o uso deste tipo de
tecnologia. Interagindo com os mais novos com informação do tempo e
recomendações, opções de activação de ajuda por voz e até o reconhecimento da
localização com recomendações para visitar. Sempre que as questões se tornarem
mais complexas, a ferramenta recomenda aos pequenos que falem com os
professores ou os pais, evitando assim que consultem informação desadequada.
Com o crescimento dos mais
novos, a sua relação com a IA desenvolve-se de forma equilibrada e estes podem
ser uma ferramenta escolar com o potencial de desenvolver o pensamento crítico
nos mais novos.
Ainda que existam,
efetivamente, riscos para o desenvolvimento sócio-emocional dos mais novos com
o uso da IA e dos chatbots em substituição dos amigos, a inteligência
artificial da SaveFamily permite introduzir esta solução do futuro no
quotidiano dos mais novos, mas garantir limites de utilização. Os mais novos
crescem assim com a tecnologia no seu dia-a-dia, mas com a certeza de que esta
não substitui as relações interpessoais.
Acerca de
SaveFamily
É a empresa de origem
espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais
distribui os seus produtos em mais de 15 países.
Criada em 2017, uma equipa
multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500
mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.
Fonte: Newsline Agência de
Comunicação
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