sexta-feira, 3 de outubro de 2025

“IA e as crianças: perigos e potencialidades”


Por: Inês Fernandes

• Estudos reportam cada vez mais crianças e jovens que recorrem à Inteligência Artificial para conversar

• Os alertas dos cientistas referem a necessidade de limitar e controlar o uso de chatbots pelos menores

• A SaveFamily desenvolveu uma Inteligência Artificial própria que tem os mais novos em mente e pode, na verdade, ser uma ferramenta muito útil para os mais novos

O crescimento da Inteligência Artificial nos últimos cinco anos foi exponencial com o seu desenvolvimento e da tecnologia por detrás da mesma. Com o uso recorrente destas ferramentas, o seu impacto nos mais novos tornou-se preocupante numa dinâmica já abordada sobre os riscos e as potencialidades desta tecnologia para o futuro, seja no emprego seja nas relações sociais.

Se em 2022 um relatório das Nações Unidas já revelava, por exemplo, que no Brasil 39% dos jovens recorriam à IA para conversar e encontrar companhia, já em 2025, no Reino Unido, os dados revelam que 64% dos menores usam os chatbots para conversar, dos quais 35% os consideram como amigos. Os dados tornam-se ainda mais preocupantes nos Estados Unidos da América, onde 72% dos jovens recorrem diariamente à IA, ainda que 46% destes afirmam que a consideram apenas uma ferramenta de trabalho, os restantes também a consideram um amigo.

Os dados que agora começa a ser revelados a nível mundial trazem ao debate a dualidade de uma tecnologia com o potencial de desenvolvimento exponencial da Inteligência Artificial - entre os riscos de desconexão social dos mais novos pelo uso excessivo da tecnologia para substituir as relações interpessoais, e o potencial de utilização da ferramenta para o conhecimento e para o trabalho.

“A Inteligência Artificial é uma ferramenta com um potencial imenso para o mercado de trabalho e para o futuro, mas a sua utilização desregulada é algo que nos preocupa”, explica Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily. “É por isso que temos o compromisso de oferecer ferramentas e soluções únicas, como a nossa inteligência artificial desenvolvida pela nossa própria equipa, que não apenas pode ser um auxílio para as tarefas escolares, mas também que construímos tendo as necessidades das crianças e as preocupações dos pais em mente”.

A ferramenta de Inteligência Artificial única da SaveFamily, disponível nos relógios inteligentes dos mais pequenos que a empresa desenvolve, apresenta-se como uma solução para a introdução da tecnologia no dia-a-dia dos mais novos. Com limitações de uso de acordo com a idade, e com o controlo parental, a IA comporta-se como uma assistente pessoal dos mais novos e à qual podem apresentar questões num serviço de chat, permitindo aos mais novos desenvolver o uso deste tipo de tecnologia. Interagindo com os mais novos com informação do tempo e recomendações, opções de activação de ajuda por voz e até o reconhecimento da localização com recomendações para visitar. Sempre que as questões se tornarem mais complexas, a ferramenta recomenda aos pequenos que falem com os professores ou os pais, evitando assim que consultem informação desadequada.

Com o crescimento dos mais novos, a sua relação com a IA desenvolve-se de forma equilibrada e estes podem ser uma ferramenta escolar com o potencial de desenvolver o pensamento crítico nos mais novos.

Ainda que existam, efetivamente, riscos para o desenvolvimento sócio-emocional dos mais novos com o uso da IA e dos chatbots em substituição dos amigos, a inteligência artificial da SaveFamily permite introduzir esta solução do futuro no quotidiano dos mais novos, mas garantir limites de utilização. Os mais novos crescem assim com a tecnologia no seu dia-a-dia, mas com a certeza de que esta não substitui as relações interpessoais.

 

Acerca de SaveFamily

 

É a empresa de origem espanhola líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui os seus produtos em mais de 15 países.

Criada em 2017, uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais responde a mais de 500 mil famílias que formam parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline Agência de Comunicação

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