quarta-feira, 16 de outubro de 2024

“MOVITETURA_1ª Mostra Coreográfica da Lezíria”


De 18 a 20 Out 2024 | Alpiarça

 

Por: Alexandre Sebastião

O coreógrafo Fernando Duarte define o conceito de Movitetura como uma linha de perspetivação da Dança que, partindo da junção das noções de arquitetura e de movimento, tem como base a confluência de técnicas, de espaços e de dimensões das construções coreo-arquitetónicas que se verificam na contemporaneidade.

Nesta que será a sua 1ª edição, Movitetura – Mostra Coreográfica da Lezíria, decorrerá entre os dias 18 e 20 de outubro no Município de Alpiarça, e irá, ao longo de 3 dias, co-habitar diversos espaços do concelho, numa dinâmica inclusiva e de interação com as comunidades locais, promovendo diversos tipos de performances, incentivando a criação coreográfica e a formação artística para profissionais, assim como a fruição e prática da dança entre diferentes públicos.

 

Principais eventos_

 

- Mostra de Vídeo-Dança - 18 de out 21h30 – Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência

- Mostra Coreográfica - 19 de out 21h30 – Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, Dr. Hermínio Duarte Paciência

- Batle de Improvisação em Dança Contemporânea - 20 de out 15h – Auditório Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça


 

Eventos paralelos_ (destinado a público direcionado)

- Oficina de Movimento para a comunidade sénior - 18 de out 10h30 – Auditório Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

- Espetáculo de Dança para a infância “Um ponto que Dança” em contexto escolar e para famílias - 18 de out 14h Escola EB1/JI de Alpiarça – 19 de out 11h – Auditório Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

- Workshop de Movement para profissionais de dança e praticantes - 19 de out 14h30/17h – Escola EB1/JI de Alpiarça

- Performance no espaço público - 20 e out 14h30 – Espaço exterior da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

- DJ set - 20 de out as 17h – Espaço exterior da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

 

Ficha artística e técnica

 

Direção Artística – Solange Melo

Painel de especialistas – Ana Miranda; Ângelo Cid Neto; Pedro Castanheira; Gustavo Monteiro

Formador Workshop de Movement – Tiago Martins

Orientadora Oficina de Movimento para séniores – Margarida Garcez

 

Captação de imagem – Joana Mafalda Gomes

Assistente de produção – Rita Magalhães

Assistentes de produção no evento – Carlota Rodrigues; Margarida Garcez; Margarida Trigueiros

 

Parceiros – Sekoia Artes Performativas; Arte Institute/RHI- Revolution, Hope Imagination

 

Apoios

Apoio – Município de Alpiarça; Direção-Geral da Artes | República Portuguesa/Cultura

 

Outros Apoios

Apoio à criação através de residência artística – Centro de Dança de Oeiras

Apoio à logística – Artefirme

Apoio à comunicação – Arte Institute/RHI

 

Sobre a Dança em Diálogos

 

Fundada em Janeiro de 2018 sob a Direção Artística de Solange Melo e Fernando Duarte, a Dança em Diálogos tem como objetivo primeiro, contribuir para a pluralidade de apresentação de espetáculos de dança em todo o território nacional, numa dinâmica descentralizadora e abrangente de públicos e de contextos de atuação. Inserida num ambiente que procura responder aos desafios da arte contemporânea, desenvolve uma plataforma de criação coreográfica que procura uma articulação profunda entre a dança e as demais áreas artísticas e do conhecimento, assim como entre as múltiplas linguagens que a compõem.

Desde a sua fundação, a Dd apresentou em estreia absoluta os bailados Murmúrios de Pedro e Inês (2018), vencedor do Prémio de Dança Anna Mascolo 2018, Tudo Quanto Vi – um poema coreográfico para Sophia (2019), O Primo Basílio (2020), Não Canteis a Valsa, três cadernos em dueto (2021), Memorial do Convento (2022), Quartetos e O Quebra-Nozes (2023) e ainda REQUIEM - ‘a única censura que deveria existir é censurar a censura’ e Sonho de uma noite de verão (2024). Conta ainda com uma vasta circulação internacional intercontinental, tendo-se apresentado nos EUA (Nova Iorque e Miami), em África (Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Luanda e Maputo), e ainda Macau e Timor-Leste, com o apoio do Arte Institute de Nova Iorque. Na Europa já apresentou espetáculos em França (Paris e Nantes), na Hungria (Budapeste) e Espanha (Lanzarote). Com a companhia Norte Americana Dance NOW! Miami, criou o bailado ANUSIM, a sua primeira co-produção internacional. Expandindo a criação coreográfica para o campo vídeo-cinematográfico, criou em 2021, o vídeo-dança Tríade e, em 2023, Variações sobre um tema de Chopin, acompanhado na sua estreia pelo pianista António Rosado.

Promove ainda o Programa Dança em Diálogos – Formação Artística, propostas de aproximação à dança e às artes que potenciam a sensibilidade estética e enaltecem o papel da formação artística como elemento fundamental na educação, no desenvolvimento de pensamento crítico e na construção de territórios comuns.

Destaque ainda para Radio(grafias) Iguais, um projeto de intervenção social e artística desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas Almeida Garrett, apoiado pelo programa PARTIS & Art for Change da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação ‘La Caixa’.

Desde setembro de 2024 que Solange Melo assume a solo a Direção Artística da Dança em Diálogos, tendo Fernando Duarte sido nomeado Diretor Artístico da Companhia Nacional de Bailado

Fonte: Câmara Municipal Alpiarça

Nenhum comentário:

Postar um comentário