terça-feira, 1 de outubro de 2024

“COMEMORAÇÕES: IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA ALPIARÇA”


Por: Por: Alexandre Sebastião

PROGRAMA

 

10H00 - Homenagem a José Relvas e aos Republicanos

Local: Jardim Municipal

10H15 às 16H15 - Visitas Gratuitas à Casa dos Patudos Museu de Alpiarça

Horários das visitas: Manhã: 10h15 - 11h00 - 11h45   | Tarde: 14h15 - 15h45 - 16h15

18H00 - Conferência "José Relvas, Casa dos Patudos e a República"

Proferida pelo Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Fernando António Baptista Pereira.

Local: Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça

 

Sobre a Conferência

A conferência vai centrar-se na figura de colecionador e político de José Relvas, na Casa dos Patudos, que o agricultor e estadista encomendou ao então jovem arquiteto Raúl Lino, e, ainda, no modo como este notável Museu pode revelar às gerações atuais e às vindouras a dimensão cultural e política do seu patrono.

 

Sobre Fernando António Baptista Pereira

 

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa

Lisboa, 6/7/1953. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Museologia pelo IPPC, e Doutorado e Agregado em Ciências da Arte e do Património pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Ensinou na Universidade de Lisboa de 1979 a 2023. Professor Catedrático Jubilado do Departamento de Ciências da Arte e do Património da Faculdade de Belas-Artes. Desempenhou os cargos de Presidente dos Conselhos Pedagógico e Científico da FBAUL e foi Presidente da mesma de 2019 a 2023. Foi igualmente Diretor do CIEBA.

Concebeu e programou vários museus e Exposições Nacionais e Internacionais em Portugal, Espanha, França e Brasil, citando-se, como exemplos, a primeira Exposição do Museu Hermitage em Portugal (Arte e Cultura do Império Russo, 2007), o Museu do Oriente, em Lisboa (2008), a Casa da Cidadania Salgueiro Maia, em Castelo de Vide (2021), o MIAA, em Abrantes (2021), a Exposição Comptoirs du Monde no Château d’Angers, em França (2022), a Exposição Moita Macedo Poeta Pintor, na Reitoria da Universidade de Lisboa (2023) e o recentemente inaugurado Museu de Arte e do Colecionismo de Cantanhede.

Autor de inúmeros artigos e livros sobre Crítica de Arte, Coleções de Museus e História da Cultura e da arte portuguesas, nomeadamente Portuguese Art in the Time of the Maritime Discoveries (1996), Arte Flamenga do Museu de Arte Sacra, Funchal, Madeira (1997), Moita Macedo. Desenhos (2008), e dos muitos catálogos dos museus e das exposições que organizou ou em que participou.

Fonte: Câmara Municipal Alpiarça

Nenhum comentário:

Postar um comentário