quinta-feira, 4 de julho de 2024

“Segurança: SaveFamily promove a segurança nos mais pequenos, mas sem medos”


•A procura de dispositivos de geolocalização aumentou, drasticamente, nos últimos anos e apôs o confinamento

•As famílias devem criar alertas aos pequenos e não incutir medo

 

Por: Inês Fernandes

Com o bom tempo os mais pequenos vão para as zonas balneares com amigos, família e campos de férias, passando muito tempo fora das escolas e em ambientes mais movimentados. Que uma criança se afaste um pouco dos pais ou monitores é natural, mas criar situações de stress e medo não são a solução para os ajudar a tornarem-se mais independentes.

A acompanhar o aumento do interesse pelos equipamentos com localização GPS direcionados aos mais pequenos, a empresa SaveFamily constata que os pais e educadores se deparam muitas vezes com um dilema: por um lado querem dar autonomia aos mais pequenos, mas por outro, têm algum receio pela segurança dos filhos. “Numa sociedade cada vez mais agitada compreendemos o receio dos pais de deixarem os filhos serem totalmente autónomos. A preocupação pela sua localização é constante, assim como saberem o que fazem, com quem fazem, a preocupação com a segurança é constante”, explica Jorge Álvarez, CEO de SaveFamily.

Mas será a proibição de os deixar ir para os passeios e campos de férias a solução? Provavelmente não. “Consideramos que as crianças se desenvolvem mais e com mais destreza quando estão com os seus pares, quando convivem desde uma tenra idade tornam-se adultos mais independentes e responsáveis”, comenta Álvarez. “E para que isto seja possível, não devemos incutir medo aos nossos filhos, nem os proibir de se divertirem e de conhecerem pessoas novas, devem é fazê-lo estando conscientes dos perigos, mas sempre, sempre, sem lhes deixar passar medos infundados e inseguranças”, completa.

 

Consciencializar, mas sem assustar

 

A SaveFamily deixa a mensagem de calma aos pais: devemos utilizar a tecnologia a pensar nos mais novos, tornando-os conscientes de como podem solicitar ajuda com determinados equipamentos, assim como dar-lhes a confiança de que podem estar durante algumas horas em brincadeiras com os amigos sem perderem o norte. Ao mesmo tempo, os pais devem ensinar as suas crianças a comportar-se em situações incómodas, como seja perderem-se, sem entrarem em pânico, e ensiná-los a não se exporem a situações incómodas.

Os equipamentos com localização geográfica podem ser uma ferramenta muito útil para os pais nestas situações. Não apenas a criança se sente incluída com um equipamento tecnologicamente avançado, como possui assim uma ferramenta que a fará sentir-se mais segura e autónoma. Podendo recorrer facilmente, por exemplo, a um smartwatch com GPS, chamadas e botão de SOS, a criança poderá rapidamente alertar os adultos de que se encontra numa situação incómoda e, ao mesmo tempo, os pais poderão saber da sua localização em tempo real, sem transmitirem à criança um sentimento de receio ou limitação ao que está a fazer.

“Ainda que existam modelos para adolescentes e idosos, os nossos equipamentos são muito procurados pelos pais das crianças sobretudo até aos 12 anos de idade”, comenta o CEO da SaveFamily “Sobretudo em alturas como são o verão que aumenta o tempo que os pais nem sempre sabem onde estão os filhos quando estes se encontram nos campos de férias, nas atividades dos municípios, ou até em casa dos avós e outros familiares. Mas também ao longo do ano, pelas atividades escolares ou algum tipo de insegurança. Desenvolvemos os nossos equipamentos a pensar na autonomia e segurança como duas situações que devem andar sempre juntas”, conclui.

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário