sexta-feira, 21 de junho de 2024

“Crianças:O meu filho perdeu-se, o que devo fazer?”


•A SaveFamily deixa conselhos para evitar situações de stress e fugir à angústia de quando os mais pequenos saem do nosso campo de visão

 

Por: Inês Fernandes

Durante as férias é natural que as crianças desapareçam do nosso campo de visão em praias, piscinas, parques aquáticos, atrações ou zonas movimentadas.

Para evitar as situações de angústia e stress que estes breves momentos provocam nos pais e mães com crianças pequenas, a empresa SaveFamily, especialista em relógios com geolocalização, reuniu conselhos muito fáceis de seguir e que podem evitar mais que uma preocupação às famílias.

Fale com o seu filho. Explique à criança que, se nalgum momento se encontra sozinha, é importante que se mantenha onde está, assim evita que se afaste ainda mais e piore a situação. Se a sua idade o permitir, escolha um ponto de encontro e ensine-a a pedir ajuda, seja à polícia, socorristas ou pessoal de segurança. Uma boa forma de o fazer é simulando um jogo, assim consegue compreender e assimilar melhor.

Apoie-se na tecnologia. Se a criança for muito pequena, coloque uma pulseira com o seu número de telefone para que quem a encontre, possa avisá-lo. Se já for mais crescida, os relógios inteligentes são uma boa solução para resolver desaparecimentos rapidamente. Os da SaveFamily, além de receber e efetuar chamadas a um conjunto de contactos controlado pelos adultos, contam com um botão de SOS que a criança pode acionar quando se encontra numa situação de stress como esta. Graças ao seu GPS os pais saberão onde se encontra em questões de segundos.

Se estiverem numa praia, os peritos recomendam andar de frente para o vento, visto que é a forma instintiva que os mais pequenos elegem para percorrer as praias. Se for no campo ou floresta, volte a percorrer os seus passos e pergunte às pessoas que estão a seguir a mesma rota. Em parques temáticos ou centros comerciais preste atenção a lugares que podem ter captado o seu interesse como montras ou brinquedos.

Alerte as autoridades. Se a criança não se encontra à sua volta, mantenha a calma e avise os vigilantes, socorristas ou autoridades que se encontrem no local. Eles saberão orientá-lo e iniciar as buscas. Entretanto, deixe alguém que a criança conheça junto aos seus pertences, sem os retirar do lugar que a criança conhece, para que se ela regressar consiga localizar o ponto de encontro.

Mantenha a calma. No momento de reencontrar a criança, respire fundo e não discuta com ela. Assegure-a de que está contente de a voltar a ver e, depois de estarem mais calmos, aproveite para explicar o que se passou e dê-lhe logo indicações do que fazer numa próxima oportunidade ou, até, o que fazer para evitar que esta situação se repita.

“Os pais e mães procuram ferramentas que lhes dêem mais segurança quando estão com as crianças na praia, nos parques temáticos, nos acampamentos, entre outros, que sejam, ao mesmo tempo, atrativas e cómodas de utilizar por parte dos mais pequenos. De facto, as vendas dos nossos relógios com GPS aumentam nestes meses, exatamente por maior precaução dos pais”, afirma Jorge Álvarez,CEO da SaveFamily

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário