quarta-feira, 3 de julho de 2024

“Festas e Romarias: “MELGAÇO EM FESTA” ACONTECE DE 3 A 15 DE AGOSTO”


E vai dar a conhecer os valores e tradições da região

Por: Sara Pereira

A edição deste ano do "MELGAÇO EM FESTA" acontece de 3 a 15 de agosto e promete momentos de celebração diversificados com foco nas tradições e cultura da região. O certame oferecerá uma panóplia de atividades e espetáculos que irão animar todo o concelho, reforçando a riqueza cultural e a identidade local de Melgaço. 

O programa de 2024 começa no dia 3 de agosto, com um espetáculo musical pela Orquestra Clássica de Vigo, na Alameda Inês Negra, pelas 22h00. No mesmo dia, prolongando-se pelo dia 4, decorrerá o "Dia do Brandeiro", na Branda da Aveleira, que destacará as tradições pastorais e a cultura da transumância - programa próprio em breve.  

No dia 6 de agosto, no Largo do Mercado Municipal, terá lugar a Festa do Emigrante que celebrará o regresso dos nossos conterrâneos e acolherá visitantes com um momento de degustação de cachena no espeto, pelas 19h00. A noite seguirá com atuações de diversos grupos folclóricos – o grupo Danças e Tradições de Castro Laboreiro, o Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy e o Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço - e culminará com um espetáculo musical de Augusto Canário, pelas 22h00.


De 9 a 11 de agosto, o centro histórico volta a “transformar-se”, acolhendo o Mercado Medieval, um evento que promete recordar tempos antigos. O centro histórico, com o seu Castelo e as suas Igrejas medievais (Matriz e Misericórdia), assume-se como um local fulcral para a promoção deste Mercado, tornando-se palco de várias animações temáticas – programa próprio em breve. 

O Festival Internacional de Folclore "O Mundo a Dançar" decorrerá no dia 9 de agosto, pelas 22h00, no Largo Hermenegildo Solheiro. A palco irão os grupos da Coreia, Panamá, Sérvia e Uruguai. E, pelas 00h00, a animação prosseguirá com o espetáculo “Revenge of the 90s”, no Largo do Mercado Municipal. 

No dia seguinte, dia 10 de agosto, pelas 17h00, Melgaço convida a assistir ao Cortejo Histórico. Esta será a 2ª edição do evento que voltará a percorrer as ruas de Melgaço, retratando episódios e factos que marcaram a História de Melgaço. A festa continua com o espetáculo musical dos UHF, pelas 23h00, e com animação de DJ a partir da 01h00. 

A 11 de agosto, Zé Amaro protagonizará um espetáculo musical no Largo Hermenegildo Solheiro, pelas 16h00, seguindo-se uma noite de fado com Jorge Fernando, pelas 22h00, no Largo do Mercado Municipal, local onde, pelas 00h00 acontecerá o espetáculo piromusical. 

A Festa C(r)asteja, em Castro Laboreiro, celebrará as raízes locais com um programa próprio (a finalizar), de 13 a 15 de agosto. 


«O "MELGAÇO EM FESTA" é uma oportunidade única para vivenciar a nossa cultura e tradições, mas também para apreciar excelentes momentos musicais e, claro, a nossa gastronomia. Por esta altura recebemos os nossos emigrantes e também muitos turistas. Queremos com este evento, através de um leque variadíssimo de atividades, complementar a oferta que Melgaço tem, para que todos usufruam de bons momentos de lazer e diversão.», destaca o autarca de Melgaço, Manoel Batista. 

A visita a Melgaço ficará completa com as diversificadas atividades e experiências que as várias entidades do território oferecem. Todas as informações em www.discovermelgaco.pt.  

 

PROGRAMA MELGAÇO EM FESTA 

 

3 de agosto  

Espetáculo musical “Orquestra Clássica de Vigo” 

Alameda Inês Negra  

22h00 

 

3 e 4 de agosto  

Dia do Brandeiro  

Branda da Aveleira  

Programa próprio disponível em breve. 

 

6 de agosto  

Festa do Emigrante 

Largo do Mercado Municipal 

19h00 - Cachena no espeto 

21h00 - Atuação de Grupos Folclóricos: 

- Danças e Tradições de Castro Laboreiro 

- Grupo Folclórico Amizades do Alto Minho de Messy 

- Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Melgaço 

22h00 - Espetáculo musical com Augusto Canário 

 

9 a 11 de agosto 

Mercado Medieval 

Centro histórico de Melgaço  

Programa próprio disponível em breve. 

 

9 de agosto  

Festival Internacional de Folclore “O Mundo a Dançar” 

Largo Hermenegildo Solheiro  

22h00 - Atuação de grupos:  

- Coreia | Society for the preservation of folk dances and songs of Paltan 

- Panamá | Andrés Valiente | danzas y proyecciones folklóricas 

- Sérvia | Folk Dance Group Srem 

- Uruguai | Ballet Tierra Adentro 

00h00 - Espetáculo Musical “Revenge of the 90s” 

Largo do Mercado Municipal  

 

10 de agosto 

17h00 - Cortejo Histórico  

23h00 - Espetáculo musical com UHF | Largo do Mercado Municipal 

01h00 - Animação musical com Dj | Largo do Mercado Municipal 

 

11 de agosto 

16h00 - Espetáculo musical com Zé Amaro | Largo Hermenegildo Solheiro 

22h00 - Espetáculo de Fado com Jorge Fernando | Largo do Mercado Municipal 

00h00 - Espetáculo piromusical | Largo do Mercado Municipal 

 

13 a 15 de agosto 

Festa C(r)asteja

Castro Laboreiro  

Programa próprio disponível em breve. 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: Essenciacompleta

“Iniciativas: Ação de Vigilância Florestal 2024”


Por: Ana Cristina Feio

O Município do Entroncamento, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil iniciou, no dia 1 de julho, uma ação de Vigilância Florestal, no âmbito do Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios, que se irá prolongar até dia 30 de setembro.

A Vigilância Florestal do Entroncamento é um trabalhado desenvolvido por elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil que fazem a vigilância do concelho do Entroncamento, bem como de concelhos vizinhos.

Foi efetuada uma visita à torre de vigia onde estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal, elementos da GNR – Guarda Nacional Republicana, ANEPC – Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, SMPC – Serviço Municipal de Proteção Civil e BVE – Bombeiros Voluntários do Entroncamento, entre outras entidades envolvidas nesta ação.

A defesa do território e a segurança da população são uma prioridade desta Ação de Vigilância Florestal de forma garantir uma resposta presencial e eficaz na prevenção e combate aos incêndios.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Iniciativas: Município beneficia 20 associações culturais com apoio financeiro”


A última sessão ordinária da Câmara Municipal de Alenquer determinou a votação favorável à beneficiação de um apoio financeiro no montante de 60.000€ a 20 diferentes associações do concelho legalmente constituídas nos termos da lei. O valor a efetivar consta no orçamento municipal para 2024.

O Município considera e valoriza as associações locais face à sua componente dinamizadora das comunidades locais onde estão inseridas, no plano desportivo, recreativo e cultural, desempenhando estas um papel social de relevo que deve ser sustentado.

O Regulamento Municipal de Apoio às Coletividades e Associativismo em vigor desde setembro de 2011 determina os critérios específicos no apoio à Atividade Regular de Âmbito Cultural.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Exposições: Embaixadora da Croácia em Portugal inaugura exposição no Museu do Vinho de Alenquer”


A Embaixadora da Croácia em Portugal, Anita Tršić, honrou Alenquer com a sua presença no passado dia 27 de junho, tendo sido recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo executivo municipal. A visita assinalou não só o 7º aniversário do acordo de cooperação internacional entre Alenquer e a cidade croata de Benkovac, mas também a inauguração da exposição 'À Tona: Monstros e Vinhedos, patente para visita gratuita até 18 de julho, no Museu do Vinho.

Os dois países com uma costa de mar generosa estão unidos pela produção vitivinícola. Alenquer e Benkovac cooperam na preservação e valorização da identidade das castas autóctones com resultados à vista e prémios amealhados num tão curto espaço de tempo. O Presidente da Câmara Municipal, Pedro Folgado, deu conta das conquistas que poderão ser alargadas face ao estreitamento de relações. "Com este acordo construímos valor para Portugal e para a Croácia e fomos juntos parceiros desse valor. A cooperação tem sido feita através do vinho, mas estamos abertos para alargar o espectro a outras áreas. Agradecemos à senhora Embaixadora o facto de nos honrar com a sua presença no 7º aniversário da assinatura do acordo", considerou.


Depois, foi a vez da Embaixadora da Croácia revelar a felicidade pela forma como foi recebida no concelho e deixo reforço para a necessidade de cooperação entre "duas cidades irmãs". "Tenho um grande prazer em estar aqui hoje. Este acordo une dois países que têm muito a ver um com o outro. Já bebi o vinho da casta Posip que se produz e posso dizer que estou muito feliz por saber que tudo tem corrido bem. A Embaixada está aqui também para apoiar projetos destes, de âmbito local. Este acordo com Alenquer é uma fonte de inspiração para outras regiões", reiterou a representante croata nos Paços do Concelho, rodeada pelos vários interlocutores deste convénio firmado em 2017.

O vereador Paulo Franco realçou a "linguagem comum e universal de quem trabalha a vinha há várias gerações" que une duas regiões, relevando a magnitude da exposição. "Alenquer e Benkovac congratulam-se por promover, através desta iniciativa, o entendimento ancestral que se estabelecer entre o vinho e a criatividade, reivindicando que ambos requerem atenção, dedicação e tempo para serem maturados e apreciados na sua plenitude", referiu o responsável da coordenação das relações externas e institucionais em Alenquer.

No Museu do Vinho, a artista espanhola Lola Escámez deu a conhecer a exposição 'À Tona: Monstros e Vinhedos', da sua autoria, cuja técnica começou a utilizar após uma conversa entre amigos, em setembro de 2022. A licenciada em História de Arte usa o vinho e os seus pigmentos naturais para tingir a tela e desfrutar da experimentação artística, sob inspiração do expressionismo abstrato norte-americano. Depois de apreciarem as obras, os convidados foram desafiados a, também eles, arriscarem os dotes nesta faceta que conjuga duas ocupações distintas. 

Dejan Ivanović e Rui Filipe findariam a cerimónia com um momento musical, acompanhado em simultâneo com a recriação artística de Lola Escámez.

A partir de 3 de julho, é a vez de uma comitiva do Município de Alenquer marcar presença em solo croata, sendo recebida pela Embaixadora de Portugal na Croácia e por representantes da cidade de Benkovac para novo momento de um intercâmbio cultural.

Fonte: Municipal Alenquer

“Exposições: MARTA NUNES EXPÕE "25 DIAS PARA A LIBERDADE" NA PAÇOS - GALERIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS.”


No âmbito do programa comemorativo do 50.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras, a Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe de 6 de julho a 31 de agosto uma exposição de ilustração da autoria de Marta Nunes intitulada 25 Dias para a Liberdade.

Segundo refere a autora acerca desta sua exposição: “25 dias para a Liberdade consiste em 25 dias que foram ilustrados com conquistas e significados partilhados comigo por pessoas que acompanham o meu trabalho. Porque a Liberdade conquistada em Abril permite que hoje se possa participar e dar opinião com esta facilidade, que isso seja visto como algo precioso e não banalizado. Este conjunto é encerrado com algo que acho que devemos lembrar: A Liberdade é de todos, feita por todos e para lutar todos os dias.”

A inauguração da exposição 25 Dias para a Liberdade acontecerá no dia 6 de julho, pelas 17h00.

 

Sobre Marta Nunes

Nasce na primavera de 1984, em Lousada. Formada em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior é ainda durante o curso que elabora os primeiros trabalhos de ilustração para publicações. Desde 2010 que participa em exposições coletivas e individuais, sendo que desde 2019 a ilustração tem-se afirmado como a sua principal forma de expressão artística. De referir a este propósito que o interesse pela tradição e cultura portuguesa marcam alguns dos seus trabalhos de ilustração. As expressões, as pessoas e os ofícios tradicionais são o que mais a inspiram na construção de narrativas, mas também os objetos do quotidiano e a poética dos dias úteis.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Cultura: Julho é um mês preenchido com sessões acessíveis”


A Inclusão é um dos nossos eixos estratégicos. Temos vindo, progressivamente, a adaptar espaços culturais e a dotá-los de condições acessíveis a todas as pessoas. 

Promover a acessibilidade física, social e intelectual em galerias, monumentos, museus, teatros e cinema é, por isso, um objetivo permanente e crescente na oferta cultural da cidade de Lisboa. 

Durante este mês, já a partir do dia 6, temos sete sessões para públicos com necessidades específicas, distribuídas por seis espaços diferentes, entre museus, teatros e um monumento. 

 

Programação:

 

Sessões com interpretação em Língua Gestual Portuguesa 

Visita em LGP com mediadora Surda 

Casa Fernando Pessoa 

6 de julho, sábado, 11h00 

 

Os Outros - Teatro 

Teatro São Luiz 

14 de julho, domingo, 16h00 

 

Em julho a palavra contada é Postigo – Leitura 

LU.CA - Teatro Luís de Camões 

21 de julho, domingo, 11h30 

 

 

 

Sessões com Audiodescrição 

À Descoberta do Castelo de São Jorge – Visita orientada 

Castelo de São Jorge  

6 de julho, sábado, 11h00 

 

Bordalo Surpresa – Visita orientada 

Museu Bordalo Pinheiro 

10 de julho, quarta-feira, 15h00 

 

Visita o Aljube! – Visita orientada 

Museu do Aljube 

13 de julho, sábado, 10h30 

 

Visita orientada  

Casa Fernando Pessoa 

13 de julho, sábado, 11h00 

Fonte: Egeac

 

terça-feira, 2 de julho de 2024

“Saúde: Fungos nas unhas: sintomas, cuidados e o melhor tratamento segundo uma pedologista”


Beleza Tratamento Unhas Pedicure

 

Por: Rafaela Pinto

Com as altas temperaturas do verão e consequente aumento da transpiração, é o momento de estar alerta aos fungos nas unhas. Conversámos com a podologista Dra Raquel Arantes que nos explicou tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Fungos nas unhas: sintomas, cuidados e o melhor tratamento segundo uma pedologista

Já parou para olhar para as suas unhas? As infeções fúngicas podem ser uma dor de cabeça se não lhes dermos a devida atenção. Também designadas por onicomicoses, estas infeções são causadas por dermatófitos, um grupo de fungos altamente contagioso que se propaga facilmente em ambientes quentes e húmidos - olá verão, transpiração e andar descalço em piscinas ou balneários.

Ainda que, na fase inicial, a doença seja silenciosa e não apresente sintomas dolorosos, quanto mais cedo começar o tratamento, mais fácil será ver-se livre dos fungos das unhas. Estivemos à conversa com a pedologista Dra. Raquel Arantes que nos contou tudo, desde os sintomas aos tratamentos, e até como podemos evitar.

 

Principais sinais de fungo nas unhas:

 

Alterações no aspeto da unha, tal como: descolamento da lâmina, alteração de cor, espessamento e ou deformidade

Mau cheiro quando se corta ou limpa os bordos livres

Unhas frágeis e quebradiças

Tratamento mais indicado

"O tratamento nunca é igual e vai depender do grau de afetação e do tipo de paciente. Em certos casos é necessária uma colheita para determinar laboratorialmente o fungo presente, mas essencialmente é tratado com antifúngicos tópicos e orais bem como os lasers como complemento", começa por explicar.

"O tratamento deve sempre ter acompanhamento por parte de um pedologista, pois o tratamento é bastante longo (pode demorar mais de um ano 9 meses é o tempo de crescimento total de uma unha saudável do dedo grande). Na consulta é efetuado um desgaste controlado da unha, de forma que haja melhor penetração do antifúngico e limpeza dos detritos de lâmina contaminados. Como a lâmina não se renova rapidamente, é normal o espessamento persistir e, portanto, este desgaste deve ser realizado regularmente".

E atenção, devemos sempre levar o tratamento até ao fim. "O acompanhamento para ajuste de terapia, tratamento de transpiração excessiva e outras infeções concomitantes, bem como outros fatores, são também parte do sucesso no tratamento", afirma.

 

Cuidados a ter para evitar fungos nas unhas:

 

Ter uma boa higiene: lavar e secar bem os espaços interdigitais (embora a infeção possa estar na unha, poderá ter tido início na pele já que o fungo se alimenta do principal constituinte da pele e unhas a queratina).

Trocar de meias diariamente

Não partilhar toalhas

Não usar calçado fechado dias seguidos, usar calçado arejado, chinelos em locais públicos e higienizar os pés e os chinelos ao chegar a casa

A hidratação também é importante de forma a manter a integridade das unhas e pele

Manter as unhas curtas, não retirar cutículas e ter muita atenção com as pedicures. O ideal é ter os seus próprios instrumentos e até vernizes

Para finalizar, a doutora reforça o conselho: ao mínimo sinal de alteração ungueal, procurar ajuda rapidamente. Caso seja um fungo, o tratamento precoce (além de economicamente muito mais em conta) será muito mais rápido.

Fonte: Sapo on-line

“Desporto: Nuno Borges volta a ser eliminado logo na primeira ronda de Wimbledon"


Por: MO

Fonte: Lusa

O tenista português Nuno Borges voltou hoje a ser eliminado na primeira ronda de Wimbledon, terceiro torneio do Grand Slam da temporada, ao perder na estreia com o japonês Yoshihito Nishioka, em quatro sets.

O número um nacional e 50.º do ranking ATP foi derrotado pelo 90.º do mundo pelos parciais de 2-6, 6-7 (6-8), 6-2 e 3-6 em duas horas e 34 minutos, falhando pelo terceiro ano seguido a qualificação para a segunda ronda do ‘major’ britânico.

Na estreia, em 2022, caiu perante o norte-americano Mackenzie McDonald e, em 2023, foi afastado pelo argentino Francisco Cerundolo.

Na próxima ronda, o nipónico Nishioka terá pela frente o norte-americano Sebastian Korda ou o francês Giovanni Perricard, que hoje se defrontam.

“Desporto: Freitas, Apolónia e Geraldo são os selecionados no ténis de mesa para os JO Paris2024”


Por: AMG // MO

Fonte: Lusa

Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo são os três jogadores selecionados pela Federação Portuguesa de Ténis de Mesa para competir na prova por equipas dos Jogos Olímpicos Paris2024, revelou hoje o Comité Olímpico de Portugal.

A quota conquistada para a competição por equipas permite também a inscrição de dois jogadores no torneio de singulares, que serão Marcos Freitas e Tiago Apolónia.

Os dois vão para a quinta participação olímpica, depois de Pequim2008, Londres2012, Rio2016 e Tóquio2020.

Também em Paris estará presente João Monteiro, com o estatuto de reserva, posição ocupada em Tóquio2020 por João Geraldo, que agora fará a sua estreia na prova por equipas.

A seleção portuguesa masculina garantiu a qualificação para o torneio por equipas em fevereiro, no Mundial disputado em Busan, na Coreia do Sul.

Portugal, com Marcos Freitas, Tiago Apolónia, João Geraldo, Diogo Carvalho e João Monteiro (dispensado devido a doença), garantiu então a quarta presença consecutiva na prova por equipas em Jogos Olímpicos.

Em femininos, Fu Yu e Jieni Shao competirão em singulares, tendo confirmado o apuramento em maio, depois da participação no torneio de qualificação.

“Concursos: Até 17 julho | Inscrições para o Concurso de Fotografia ”Crescer com o Envelhecer”


Inscrições até 17 de julho

 

No âmbito do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável (PEES) da Amadora, a autarquia e a Fundação AFID Diferença promovem o Concurso de Fotografia “Crescer com o Envelhecer”. Este ano, a temática está associada à intergeracionalidade, e visa, mais uma vez, produzir resultados que transmitam uma imagem positiva das pessoas idosas como cidadãos ativos e recursos da comunidade.

O concurso é dirigido aos munícipes da Amadora com mais de 15 anos, através de participação individual.

Todos os participantes receberão um certificado de participação.

O prazo para submissão das fotografias é 17 julho, estando prevista a realização de uma exposição com as fotografias a concurso de 1 a 30 de outubro, com inauguração e entrega de prémios a 1 de outubro.

As fotografias e respetivos documentos devem ser remetidos para: fundacao@fundacaoafid.pt

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Segurança: GNR com patrulhas a cavalo em Idanha-a-Nova”


A partir do Posto Territorial do Ladoeiro

 

Por: Tiago Carvalho

Com a colaboração do Município de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia do Ladoeiro, o Comando Territorial de Castelo Branco da GNR está a desenvolver ações de patrulhamento a cavalo no concelho idanhense e em toda a região, durante o verão.


Para o efeito, foram disponibilizadas à GNR infraestruturas para acomodar os cavalos em permanência, no Posto Territorial do Ladoeiro, providenciando condições para o valioso serviço desta força de segurança.

O patrulhamento a cavalo permite reforçar o policiamento de proximidade e, assim, prevenir o número de ocorrências e aumentar o sentimento de segurança da população residente, turistas e visitantes.


As ações incidem sobretudo em zonas turísticas, localidades mais povoadas, eventos de maior dimensão e zonas rurais.

Os dois cavalos da GNR já não passam despercebidos quando percorrem as ruas e cativam pessoas de todas as idades, revelando a excelente aceitação desta iniciativa num território classificado pela UNESCO, devido ao seu património natural e histórico-cultural.


Embora a ação aconteça sobretudo no concelho de Idanha-a-Nova, sempre que necessário as patrulhas deslocam-se a eventos de grande dimensão em outros concelhos da região.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Desporto: Idanha Cup disputou torneio de Sub-15”


Por: Tiago Carvalho

O CD Fátima foi o grande vencedor no escalão de Sub-15 do Torneio Idanha Cup 2024, naquele que foi o penúltimo fim de semana do evento.

O torneio disputou-se nos dias 28, 29 e 30 de junho e envolveu representantes dos três concelhos envolvidos no evento: Idanha-a-Nova, Penamacor e Castelo Branco.

Na entrega dos prémios, o vereador da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, João Carlos Sousa, transmitiu uma “saudação especial à equipa de Sub-13 do Club União Idanhense, que disputou o torneio de Sub-15”. Para o autarca, “este foi um momento de aprendizagem e crescimento”, agradecendo também aos pais, treinadores e todo o staff que os acompanham nesta caminhada.

As restantes equipas foram convidadas a visitarem o concelho de Idanha-a-Nova, a usufruírem do património nacional e histórico-cultural e a saborearem a gastronomia da melhor Bio Região europeia.

O Idanha Cup 2024 encerra com o Torneio de Juvenis Sub-17 em futebol de 11 (Pedrógão de São Pedro e Alcains), de 5 a 7 de julho.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, em parceria com a 2BE - Associação para o Fomento da Atividade Social, Desportiva e Intercâmbio Cultural.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

segunda-feira, 1 de julho de 2024

“Atividades: PROGRAMA "TVD TURISMO ATIVO" CONVIDA A BATISMO DE VOO EM SANTA CRUZ”


No âmbito do "TVD Turismo Ativo", um programa promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras que proporciona atividades que visam dar a conhecer o concelho de Torres Vedras através de experiências de ar livre, realiza-se na manhã do próximo dia 6 de julho (das 9h30 às 13h00), no Aeródromo de Santa Cruz, a atividade “Experimentar voar: batismo de voo”.

Nesta atividade, que será realizada em parceria com o Aeroclube de Torres Vedras, os participantes serão convidados a visitar o Aeródromo de Santa Cruz e a observar a magnífica paisagem do litoral do concelho de Torres Vedras por meio de uma experiência de voo. Refira-se, a propósito da temática da atividade, que voar é desde tempos imemoriais um dos sonhos da Humanidade. Desde a lenda de Ícaro às máquinas voadoras imaginadas por Leonardo da Vinci, sem esquecer a Passarola do padre Bartolomeu de Gusmão, o fascínio pela liberdade dos pássaros foi uma constante ao longo da História.

As inscrições para a participação na atividade “Experimentar voar: batismo de voo”, que têm um custo de 35 euros e estão limitadas a um número de 12, devem ser efetuadas pelo email: actv@actv.pt ou pelos números de telefone: 261 937 299 | 969 825 812.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“Iniciativas jovens: Abertas as Inscrições para o Programa de Voluntariado “Entroncamento Jovem”


Por: Guiomar Messias

O Município do Entroncamento informa que se encontram abertas as inscrições para o Programa de Voluntariado “Entroncamento Jovem”, o qual se destina a jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 30 anos.

O Programa de Voluntariado “Entroncamento Jovem” é da responsabilidade da Câmara Municipal do Entroncamento e destina-se a promover o voluntariado jovem em várias áreas, nomeadamente no Desporto, Cultura e Turismo, Ação Social, Sistemas de Informação e Comunicação, Espaços Verdes e Ambiente, Proteção Civil e em Atividades de Animação.

O voluntariado constitui uma experiência enriquecedora através da participação cívica dos cidadãos sendo um elemento-chave para a coesão social, permitindo o desenvolvimento de capacidades e competências sociais que contribuem para o reforço da solidariedade. Ao nível das políticas da juventude configura-se como uma ferramenta de educação para a cidadania ativa e responsável, aproximando os jovens das realidades locais, ajudando-os a adquirir novas competências.

Todas as informações sobre o Programa de Voluntariado - Entroncamento Jovem, incluindo a ficha de inscrição e respetivas Normas de Participação, encontram-se disponíveis para consulta na página do município através do seguinte link: https://www.cm-entroncamento.pt/pt/viver/acao-social#voluntariado-jovem

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“Época balnear: Arranca nas Piscinas Municipais de Alenquer a 2 de julho”


O Complexo Municipal Victor Santos abre a utilização das suas piscinas exteriores a banhos esta terça-feira, 2 de julho. O verão convida a um mergulho e Alenquer proporciona-lhe momentos de lazer no arranque da época balnear no concelho.

O equipamento camarário tem entrada paga [ver preçário] e encontra-se aberto até meados de setembro, de terça-feira a domingo, entre as 10 e as 19 horas. A piscina interior estará aberta durante o mês de julho apenas para natação livre, ficando encerrada em toda a atividade durante o mês de agosto.

Refira-se que os menores de 15 anos apenas podem frequentar o Complexo Municipal Victor Santos com a supervisão de um adulto. Os jovens entre os 15 e os 17 anos poderão fazê-lo de forma isolada mediante a apresentação de um termo de responsabilidade disponibilizado pelos serviços da Câmara Municipal para o efeito.


As piscinas exteriores que se situam na sede de concelho são constituídas por um tanque principal (25mx15m) e um tanque infantil (8mx3,7m). A utilização máxima está fixada em 250 utilizadores em simultâneo.

Consulte as Regras de Utilização das Piscinas Exteriores para saber mais sobre as condições de utilização do espaço.

HORÁRIO

•Terça-feira a domingo | 10h às 19h (existem senhas de saída entre as 13h e as 15h)

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Desporto: Maratona de Lisboa com inscrições esgotadas”


Por: NFO // JP

Fonte: Lusa

As inscrições para a edição de 2024 da Maratona de Lisboa esgotaram a cerca de três meses da corrida, com 8.000 inscritos, a grande maioria estrangeiros, anunciou hoje a organização da prova que une os concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa.

Em comunicado, a organização da Maratona de Lisboa refere que estão inscritos 6.000 atletas estrangeiros, de 90 nacionalidades diferentes.

Segundo os organizadores, a inscrição de 2.000 portugueses para a corrida de 06 de outubro é um recorde de atletas nacionais numa maratona.

“Alcançar o recorde de 8.000 participantes na distância rainha do atletismo é um sinal claro de que, com o apoio dos nossos patrocinadores, estamos a realizar um trabalho reconhecido”, disse Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal.

“Desporto motorizado: Prova reuniu mais 100 motociclistas em Idanha”


Por: Tiago Carvalho

O 4º Moto Rali Moto Clube da Covilhã – Lobos da Neve / Góis Moto Clube, uma organização conjunta destas duas associações de motociclistas, realizou-se no passado fim de semana, com passagem por Idanha no dia 30 de junho.

Com cerca de 120 participantes, tratou-se de uma prova a contar para o 27º Troféu de Moto Ralis da Federação Motociclismo de Portugal, mas também consistiu num passeio mototurístico de orientação para dar a conhecer a parte paisagística, cultural e gastronômica da região.


Na passagem por Idanha-a-Nova, os motociclistas foram recebidos pelo vereador João Carlos Sousa, em frente aos Paços do Concelho. O autarca nomeou os participantes na prova “embaixadores de Idanha”, desafiando-os a partilharem com a família e amigos a boa experiência vivida no concelho.

Com efeito, a organização do 4º Moto Rali expressou satisfação com o acolhimento e as riquezas do concelho de Idanha-a-Nova. Muitos dos participantes ficaram rendidos às paisagens, património e gastronomia locais, prometendo voltar mais tarde em família.


Durante o passeio, tiveram a oportunidade de visitar, por exemplo, a aldeia histórica de Idanha-a-Velha e, posteriormente, o Santuário de Nossa Senhora do Almortão, onde decorreu um workshop de adufes promovido pelo Centro de Artes Tradicionais de Idanha-a-Nova.

A iniciativa terminou com um almoço convívio no Recinto da Feira Raiana.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

Prémios: Distinguidos 44 Docentes e Investigadores nos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2024”


Foto: André Farias Filipe

Share Distinguidos 44 Docentes e Investigadores nos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2024

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos 2024 decorreu no dia 26 de junho, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Na edição de 2024 foram atribuídos 44 Prémios e Menções Honrosas a Docentes e Investigadores de todas as áreas científicas da Universidade de Lisboa.

Estes Prémios visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

 

Consulte aqui a Lista de Premiados e a Lista de Menções Honrosas atribuídas nesta edição de 2024

 

Premiados

 

Área de Agronomia (incluindo Silvicultura e Tecnologia dos Alimentos)

David Fangueiro

Instituto Superior de Agronomia

 

Área de Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia

Vanessa Fonseca

Faculdade de Ciências

 

Área de Ciências Biomédicas

Nuno L. Barbosa Morais

Faculdade de Medicina

 

Área de Ciências da Computação e Engenharia Informática

Nuno Santos

Instituto Superior Técnico

 

Área de Ciências da Educação

Estela Costa

Instituto de Educação

 

Ciências da Linguagem (Linguística, Tradução e Interpretação)

João Veríssimo

Faculdade de Letras

 

Área de Ciências da Terra e Geofísica

Rita Margarida Antunes de Paula Cardoso Tavares

Faculdade de Ciências

 

Área de Ciências Jurídicas e Ciência Política (Direito, Relações Internacionais e Administração Pública)

Alexandre Morais Nunes

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

 

Área de Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia, Etnologia, Demografia, Estudos de Género e Comunicação Social)

Cristiana Lage Bastos

Instituto de Ciências Sociais

 

Área de Ciências Veterinárias

Lisa Mestrinho

Faculdade de Medicina Veterinária

 

Área de Economia e Gestão

Carla Curado

Instituto Superior de Economia e Gestão

 

Área de Engenharia Civil

José Alexandre Bogas

Instituto Superior Técnico

 

Área de Engenharia do Ambiente e Energia

Ana Filipa Ferreira

Instituto Superior Técnico

 

Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Área de Aeroespacial (Aviónica)

Mário G. Silveirinha

Instituto Superior Técnico

 

Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Área de Engenharia Aeroespacial (Aeronaves)

João Miguel da Costa Sousa

Instituto Superior Técnico

 

Área de Física e Materiais

Ilídio Lopes

Instituto Superior Técnico

 

Área de Geografia e Território (Geografia Física e Humana, Território, Urbanismo e Planeamento e Sistemas de Transportes)

Agustín Cocola-Gant

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

 

Área de História e Filosofia (incluindo História e Filosofia das Ciências)

Ana Simões

Faculdade de Ciências

 

Área de Matemática Pura e Aplicada

Pedro Freitas

Instituto Superior Técnico

 

Área de Psicologia

Cícero Roberto Pereira

Instituto de Ciências Sociais

 

Área de Química e Engenharia Química

Paulo J. Costa

Faculdade de Ciências

 

Área de Saúde (Medicina, Medicina Dentária, Farmácia e Enfermagem)

Helena F. Florindo

Faculdade de Farmácia

 

Menções Honrosas

 

Área de Arquitetura, Design (incluindo Design de Moda, Design Gráfico, Design de Equipamento) e Arquitetura Paisagista

Cristina Soares Ribeiro Gomes Cavaco

Faculdade de Arquitetura

e

Maria Matos Silva

Instituto Superior de Agronomia

 

Artes (Belas Artes, Multimédia, Artes Cénicas e do Espetáculo e Dança)

Sónia Isabel Ferreira dos Santos Rafael

Faculdade de Belas-Artes

 

Área de Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia

Andreia Figueiredo

Faculdade de Ciências

e

Catarina Frazão Santos

Faculdade de Ciências

 

Ciências Biomédicas

Cláudio M. Gomes

Faculdade de Ciências

e

Luísa M. Figueiredo

Faculdade de Medicina

 

Área de Ciências da Computação e Engenharia Informática

Susana Margarida da Silva Vieira

Instituto Superior Técnico

 

Ciências da Terra e Geofísica

Leonardo Azevedo

Instituto Superior Técnico

 

Ciências Jurídicas e Ciências Políticas (Direito, Ciência Política, Relações Internacionais e Administração Pública)

Edalina Rodrigues Sanches

Instituto de Ciências Sociais

e

Luís Manuel Macedo Pinto de Sousa

Instituto de Ciências Sociais

 

Área de Engenharia Civil

Maria Cristina de Oliveira Matos Silva

Instituto Superior Técnico

e

Rui Vasco Silva

Instituto Superior Técnico

 

Área de Engenharia do Ambiente e Energia

Maria da Glória Gomes

Instituto Superior Técnico

 

Área de Física e Materiais

Thomas Grismayer

Instituto Superior Técnico

 

Área de Geografia e Território (Geografia Física e Humana, Território, Urbanismo e Planeamento e Sistemas de Transportes)

Cláudia M. Viana

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território

 

Área de História e Filosofia (incluindo História e Filosofia das Ciências)

Ana Duarte Rodrigues

Faculdade de Ciências

e

Ana Margarida Arruda

Faculdade de Letras

 

Área de Literaturas e Culturas (Estudos Literários e Estudos de Cultura)

Alva Martínez Teixeiro

Faculdade de Letras

 

Área de Psicologia

Ana Isabel de Freitas Pereira

Faculdade de Psicologia

e

Joana Henriques Calado

Faculdade de Psicologia

 

Área de Química e Engenharia Química

Jaime A. S. Coelho

Faculdade de Ciências

 

Saúde (Medicina, Medicina Dentária, Farmácia e Enfermagem)

Ana Catarina Fonseca

Faculdade de Medicina

Fonte: Universidade de Lisboa