terça-feira, 2 de abril de 2024

“Cultura: Ana Caetano apresenta a exposição “Desenho, Música, Corpo” nas Paços”


Desenho. Música. Corpo é o nome de uma exposição que Ana Caetano vai apresentar na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, a qual estará patente entre os dias 6 de abril e 1 de junho.

De referir que cada desenho que integra a exposição, a qual conta com a curadoria de Rui Guerreiro, foi realizado numa ação única e continua, no ateliê da artista, e nasceu a partir de uma escolha sonora distinta. Na execução desses trabalhos o corpo desenhou em pé, fixo num ponto no espaço em frente à folha de papel e utilizando riscadores, por vezes diferentes, nas duas mãos em simultâneo.

Desta forma, o desenho surge como prática performativa e, assim, resposta à sonoridade da música e ao silêncio. Constitui-se como a extensão de uma dança de braços, ombros, coluna, de todo o corpo de Ana Caetano, sendo que cada movimento deixa um rastro na folha. Assume-se como um registo concreto de uma ação improvisada.

A inauguração da exposição Desenho. Música. Corpo realiza-se no dia 6 de abril, pelas 17h00.

 

Sobre Ana Caetano

Nasceu em 1970, vive e trabalha em Lisboa.

Começou o seu percurso artístico na dança contemporânea e mais tarde formou-se em design gráfico (no IADE, em 1989), em pintura (na SNBA, em 2008) e em artes plásticas (no ARCO, em 2016).

Dançou em companhias de dança (Ballet Gulbenkian, Centre Chorégraphique de Grenoble) e também com diversos coreógrafos em projetos pontuais tanto em Portugal como fora do país (Francisco Camacho, Jean-Claude Galotta, Olga Roriz, Paulo Ribeiro, Bruno Cochat, Joanne Leighton, entre outros).

Tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho plástico/visual, no qual o corpo tornou-se um instrumento fundamental. Procura desafios físicos, que implicam dificuldade e resistência, explora os limites e trabalha o desenho à escala do corpo. Interessa-se por novos modos de fazer e pelo cruzamento de práticas artísticas.

Participou em várias exposições coletivas entre as quais: do arquivo do acervo (Museu Ibérico de Arte e Arqueologia de Abrantes, com a curadoria de João Silvério); Uma certa prática da Atenção (na Paços - Galeria Municipal de Torres Vedras, com a curadoria de Ana Anacleto); Mostra’20 Lisboa e Mostra’16 Lisboa; 3 (no Espaço A-Z); Ar.co – Bolseiros e finalistas (no Ar.Co Xabregas e Hub Criativo do Beato, no Hospital Júlio de Matos - pavilhão 30 e no Museu de Lisboa); e Panorama (no Le Consulat).

Foram-lhe atribuídas as seguintes bolsas de estudo: Madalena Lobo Antunes - Arco, Lisboa; Mary Espírito Santo Salgado - Arco, Lisboa; Fundação Calouste Gulbenkian - Rosella Hightower, Cannes.

O seu trabalho está representado nas coleções de Fernando Figueiredo Ribeiro, da Fundação Carmona e Costa e da Casa Santos Lima.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário