terça-feira, 2 de abril de 2024

“Teatro: Lena Coelho e António Coelho homenagens justas”


Por: Paulo Vasco

Fotos de Augusto Abel Dias

No passado dia 27 de março foi o “Dia Mundial do Teatro”, o “Parque Mayer” em Lisboa, onde em tempos existiam diversos teatros, onde diariamente estavam repletos de pessoas, com seções esgotadas, e filas para assistir às revistas ali exibidas, atualmente reduzido apenas uma dessas salas de espetáculo, o velho “Teatro Maria Vitória”, apesar das obras atuais no Capitólio, nada do que esse teatro foi noutros tempos.

Porem, a resistência e persistência de um homem de nome “Hélder Freire Costa”, tem feito e conseguido com imensas dificuldades que o “Teatro Maria Vitória” continue vivo, mantendo a tradição do “Teatro de Revista”, num local que fez em 2023 100 de existência.

 “Hélder Freire Costa” tem anualmente distinguindo duas figuras relevantes que passaram pelo “Maria Vitória”, este ano foi a atriz Lena Coelho, uma eterna ex. “Doce”, e filha dos saudosos ator Carlos Coelho e da atriz e fadista Helena Tavares, juntamente com um homem que está na bilheteira António Coelho, ele que é um valoroso e resiliente profissional, que há 57 anos é o chefe de bilheteira do Teatro Maria Vitória, e não querendo deixar passar esse momento em branco, aqui fica um testemunho.


 

“Registo da Atriz Lena Coelho ao dizer”

 

Este é o registo de dia 27 de Março de 2024, “Dia Mundial do Teatro” e dia em que fui agraciada com as “Máscaras de Ouro” que desde os anos 90 o Teatro Maria Vitória e Hélder Freire Costa distinguem anualmente duas figuras relevantes que por aquele Teatro passaram e marcaram.

 

Muitas Histórias ficaram, muitos Amigos, boas memórias e os melhores Mestres

 

Foi o senhor Henrique Santana que me ensinou o pouco que sei e maior orgulho ainda, gostar de mim e ser meu Amigo. Quando a sua mulher, a atriz Maria Helena Matos não podia jantar com ele ao domingo no intervalo de sessões, era comigo que ele queria jantar ... que orgulho tão grande! E o grande autor Mário Rainho, também no coração um do outro, o ator Paulo Vasco, ainda hoje em palco na excelente revista do “Maria Vitória” que aconselho a todos ir ver, será uma noite de gargalhadas, e depois tantos Amigos do peito ... Maria João Abreu José Raposo, Mané Ribeiro, Heitor Lourenço, Fernando Mendes, Carlos Areia, Rosa Areia, Rosa do Canto, Joana e tantos que no meu peito e vida continuam.


É uma das gratas lembranças que moram em mim

 

Ao senhor Hélder Freire Costa um Muito Obrigada por ter memória, respeito, consideração e amor por mim, é recíproco. Numa das fotos estou com o senhor António Coelho, o homem da bilheteira e de confiança do Maria Vitória há já 55 anos, o outro homenageado da noite.

O nosso presente nada significaria se não tivéssemos passado e o meu fica escrito onde todos o podem ler.

OBRIGADA…

Esta a mensagem sentida da atriz “Lena Coelho”, a um Teatro que continua a sobreviver, e a um homem qua continua a apostar no “Teatro de Revista”, que atualmente tem em cena “Paródia Nacional”, o que se recomenda, e que muito sucesso está a ter.

Viva o Teatro…

Nenhum comentário:

Postar um comentário