quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

“Pintar e Cantar dos Reis cumpre-se num roteiro de uma tradição única”


A tradição é secular e volta, em 2026, a ditar com chave de ouro o fim da programação do 'Alenquer, Presépio de Portugal'. O Pintar e Cantar dos Reis cumpre-se carregado de sobriedade e um aspeto místico na noite de 5 para 6 de janeiro, todos os anos, em várias localidades do concelho de Alenquer. O ponto de encontro para acompanhar num roteiro inesquecível uma tradição tão alenquerense quanto portuguesa será na Praça Luís de Camões - junto aos Paços do Concelho - a 5 de janeiro, a partir das 21h30. As inscrições gratuitas estão abertas até ao fim de 4 de janeiro para um percurso que contará com uma viagem de autocarro.

Esta manifestação cultural é propagada ao longo dos anos pelos reiseiros que se juntam uma vez por ano de forma espontânea para um momento solene. Estas pessoas que ou cantam ou pintam seguem munidos de lanternas e tintas para pintar fachadas, muros e casas com desenhos alusivos aos Reis. Outra parte do grupo, mais atrás e liderada por um apontador, 'canta os reis'. A inspiração reside em episódios bíblicos como a viagem dos Reis Magos a Oriente.

Em 2026, serão 15 as localidades onde o Pintar e Cantar dos Reis voltará a acontecer. A saber:

         Abrigada

         Bairro

         Cabanas de Chão

         Cabanas de Torres

         Casal Monteiro

         Casais do Chorão

         Catém

         Espiçandeira

         Labrugeira

         Mata

         Olhalvo

         Ota

         Paúla

         Penafirme da Mata

         Pocariça

Em março de 2025, o Município de Alenquer candidatou o Pintar e Cantar dos Reis a Património Cultural Imaterial da UNESCO, aguardando agora pelo veredito do órgão das Nações Unidas. A primeira etapa para atingir este fim começou com a classificação de Interesse Municipal a 22 de dezembro de 2016, sendo Património Imaterial Nacional desde julho de 2021.

A obra "Pintar e Cantar dos Reis no Concelho de Alenquer", da autoria de Filomena Sousa e José Barbieri, projeto editado em livro em 2016 com produção a cargo da Câmara Municipal de Alenquer, configura a escolha ideal para quem deseja saber mais sobre esta tradição tão alenquerense.

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário