sexta-feira, 17 de maio de 2024

“Cultura: Biblioteca Geral da UC recebe a exposição fotográfica "Silêncio"


A mostra pode ser visitada até 30 de junho na Biblioteca Geral da UC.

 

Por: Karine Paniza

A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), em colaboração com o Centro de Artes Visuais (CAV), recebe a exposição "Silêncio", uma mostra da coleção dos Encontros de Fotografia. Surgidos nos anos 80, numa altura em que a representatividade da fotografia no nosso país era praticamente nula, os Encontros de Fotografia nascem com o intuito de inscrever Portugal no circuito internacional da fotografia contemporânea, sendo responsáveis pelo primeiro grande evento de arte contemporânea nacional e estabelecendo raízes e percursos da imagem fotográfica que se estendem à prática dos artistas de hoje.

De acordo com Manuel Portela, diretor da BGUC, acolher a exposição justifica-se pela significativa coleção mantida pelo CAV. "A biblioteca tem espaços adequados para expor as fotografias, permitindo aos nossos leitores e visitantes conhecer um pouco da história fotográfica de Coimbra".

Teresa Ponte, curadora da exposição, destaca a intenção de levar a coleção para além do CAV, possibilitando o acesso direto à população. "A Biblioteca Geral é um espaço interessante para essa iniciativa, inclusive contando com algumas fotografias feitas na Universidade", ressalta a curadora.

A exposição, que conta com cerca de 40 fotografias expostas na sala da Biblioteca Geral, foi selecionada para "despertar sentimentos de silêncio, calma e introspeção". "Buscamos fotografias que, pela sua composição ou imagem, evocassem o silêncio e a quietude", explica Teresa Ponte. Um dos exemplos é uma imagem do Convento de São Francisco, representado "durante a sua fase mais delapidada, mas que hoje já está completamente reabilitado e já é um edifício vivo novamente", acrescenta.

Este conteúdo é reproduzido a partir de uma fonte externa e não está disponível porque o seu navegador tem os cookies bloqueados.

O título "Silêncio" não é por acaso. Miguel Von Hafe Pérez, curador da exposição destaca que as fotografias evocam a tranquilidade e a introspecção, características associadas ao ambiente de uma biblioteca. "O silêncio dessas fotografias é o silêncio da história da fotografia, uma memória visual que contrasta com a saturação digital das imagens de hoje em dia".

Sobre a seleção das obras expostas na Biblioteca Geral, Miguel Von Hafe Pérez enfatiza a representatividade dos trabalhos, muitos dos quais refletem um "Portugal distante e profundo". "Muitos desses autores foram convidados a olhar para Portugal numa época em que o país tinha pouca memória de si mesmo. Essas fotografias, algumas com mais de 20 anos, fazem-nos refletir sobre a essência de Portugal", explica.

A exposição está aberta ao público na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra até 30 de junho e conta com obras de António Júlio Duarte, Bernard Plossu, Christophe Bourguedieu, Cristina Garcia Rodero, Didier Morin, Edgar Martins, Frederic Bellay, Flor Garduño, George Krause, Inês Gonçalves, Javier Campano, Jorge Molder, Martine Voyeux, Paulo Brighenti e Paulo Nozolino.

Fonte: Universidade Coimbra

Nenhum comentário:

Postar um comentário