quinta-feira, 23 de maio de 2024

“Iniciativas: Rede europeia de cidades e regiões para a economia social visita Torres Vedras”


Nos dias 15, 16 e 17 de maio decorreram em Torres Vedras a Reunião Anual e Assembleia Geral da Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social (REVES), que foram parte de um programa alargado que deu a conhecer aos parceiros da rede as boas práticas locais e promoveu o debate em volta das políticas regionais e locais e a economia social.

No primeiro dia, o programa integrou visitas a projetos locais de relevo e assentes nos temas “Ecossistema CAC” [Centro de Artes e Criatividade], “Ecossistema da Cultura e das Artes” e “Ecossistema da Sustentabilidade”.

Do primeiro fizeram parte visitas ao CAC; ao Programa Encosta – Regeneração Urbana e Social da Encosta de São Vicente; à Companhia de Marionetas A Bolha; Oeste Respira – Aceleradora e Incubadora de Inovação Social; Companhia de Ópera e Artes Contemporâneas AREPO; e ao projeto Somos Comunidade promovido pelo ATV.

As visitas referentes ao “Ecosssistema da Cultura e das Artes” incluíram a Ilú – Dança Teatro de Intervenção Urbana; a organização EMERGE e as associações Académico de Torres Vedras e Estufa – Plataforma Cultural.

Do “Ecossistema de Sustentabilidade” fizeram parte a apresentação do Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar na Escola Básica da Conquinha; do Plano de Ação para a Mobilidade Urbana Sustentável e o Parque Verde da Várzea; o Centro de Educação Ambiental; a associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura e a Praça 25 de Abril como espaço com condições de acessibilidade física e circulação pedonal.

O primeiro dia ficou marcado pela homenagem aos anteriores presidentes da REVES - Felice Scalvini e Jan Olsson, num momento que contou com as intervenções da presidente da REVES, Ana Umbelino; o Secretário-geral, Luigi Martignetti; e do Padre Vítor Melícias. O dia terminou com um momento cultural pela Orquestra Danada.

No segundo dia foram realizadas sessões no quadro de um Laboratório de Política, onde foram debatidos temas referentes ao "Desenho de Políticas Públicas Locais para o Desenvolvimento da Economia Social" em resposta ao Plano de Ação Europeu para a Economia Social, apresentado pela Comissão Europeia a 16 de dezembro de 2021. Este plano tem como objetivos a promoção e/ou reforço do reconhecimento da economia social a nível europeu; a consolidação da economia social como força de desenvolvimento social e económico, e a expansão da economia social em todo o seu potencial de desenvolvimento. Para o efeito, apoia-se em dois tipos principais de estratégias: integrar a economia social nas políticas e instrumentos europeus já existentes e criação de novas políticas e instrumentos para a economia social.

 

Estiveram representadas nas sessões do Laboratório de Política membros das seguintes entidades locais, nacionais e internacionais: Agrupamento de Escolas Madeira Torres; AREPO - Associação de Ópera e Artes contemporâneas; CAIDI – Centro de Apoio e Intervenção no Desenvolvimento Infantil; Centro de Acolhimento São Pedro; Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Torres Vedras; CASES - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social; Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; PIXAIR, Unipessoal, Lda; Slingshot; BLConsulting; Comité Europeu das Regiões; Comissão Europeia; Cidade de Bonares; Câmara Municipal da Lourinhã / Local Aproach; Município de Cascais; região de Västra Götaland; Rede de Municípios Catalães para a Economia Social/Região da Catalunha; Plano Intermunicipal para a Economia Social; Metrópole de Estrasburgo; Região de Malopolska; e Nova School of Business & Economics, entre outros.

No quadro do programa social, os participantes assistiram a uma apresentação adaptada das “Filhas de Abril”, com interpretação de Salomé Abreu e Rita Sousa.

No dia 17 teve lugar a Assembleia Geral da REVES, aberta apenas aos seus membros. Os membros da rede são entidades locais e regionais e organizações de economia social que se encontram a desenvolver ou pretendem promover políticas para uma economia baseada pela vertente social e solidária para uma sociedade mais justa, participativa e responsável. A REVES é uma rede de inovação social, nomeadamente em metodologias e procedimentos baseados na co construção e capacidades de partilha entre os membros e os seus respetivos territórios.

Recorde-se que esta rede tem por objetivo promover a Economia Social, "conjunto das atividades económico-sociais, livremente levadas a cabo pelas cooperativas, associações mutualistas, misericórdias, fundações, instituições particulares de solidariedade social (IPSS), associações com fins altruísticos, que atuem no âmbito cultural, recreativo, do desporto e do desenvolvimento local, entidades abrangidas pelos Subsetores Comunitário e Autogestionário, integrados nos termos da Constituição no setor cooperativo e social, assim como por outras entidades dotadas de personalidade jurídica que respeitem os princípios orientadores da Economia Social" (Lei de Bases da Economia Social).

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário