quarta-feira, 10 de setembro de 2025

“XX edição do Caramulo Motorfestival leva 50 mil pessoas à montanha mágica”


Mais de 1500 automóveis, motos e aviões históricos marcaram presença no maior festival motorizado em Portrugal

 

A muito aguardada XX Edição do Caramulo Motorfestival atraiu mais de 50 mil pessoas à Serra do Caramulo para vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel na Rampa Histórica do Caramulo, que este ano bateu mais uma vez o recorde de participações, com mais de 170 automóveis ao longo dos três dias do evento, e mais de mil subidas pela rampa acima.

Tal como já é tradição, o Caramulo Motorfestival trouxe até aos seus palcos um ilustre elenco de pilotos convidados, com destaque para a presença de John Watson, ex-piloto de Fórmula 1, e Carlos Tavares, piloto, empresário e ex-CEO da Stellantis, além de outros nomes de referência como Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva, Carlos Palma e Edgar Fortes – num reencontro histórico com o Renault 5 GT Turbo com que se sagrou Campeão Nacional de Velocidade de Grupo N em 1985 –, numa lista que incluiu ainda Pedro Salvador, a comemorar os 30 anos de carreira, e também Nuno Caetano e Vítor Pascoal.


Esta edição ficou também marcada por momentos de forte emoção e memórias inesquecíveis. Entre eles, a celebração do legado da UMM no Paris-Dakar, evocada no novo Center Stage by Cartrack, que recordou a participação da marca portuguesa na mítica prova, com a presença dos pilotos que viveram de perto a aventura à conquista do deserto africano entre 1982 e 1984. O protagonismo recaiu sobre o exemplar BM-00-93, recentemente devolvido às suas cores originais após um minucioso restauro realizado pela própria UMM.

A presença de Luca Betti, piloto e fundador da Kimera Automobili, e a estreia dinâmica do Adamastor Furia – o primeiro supercarro português – foram igualmente momentos de destaque ao longo dos três dias do evento, aos quais se juntou a actuação surpresa de Cuca Roseta no jantar de Sábado no Claustro by Murganheira, no Museu do Caramulo, num momento especial para todos os presentes.

Entre os automóveis em destaque estiveram ícones como o FIAT 131 Abarth Rally Grupo 4, o lendário Lancia Stratos HF, o Mercedes-Benz 300 SL “asas de gaivota”, o Ford Fiesta WRC de 2011, o raríssimo nacional Felcom e também novidades absolutas como o Lamborghini Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, bem como o LaFerrari, verdadeiro epíteto da casa de Maranello.

O evento apresentou ainda um leque de joias sobre rodas que puderam ser contempladas nos vários paddocks, com particular destaque para o Paddock #4 by Plenergy, onde se reuniram verdadeiros marcos históricos da indústria automóvel portuguesa, como o Alba, de 1952, resultado da visão de António Augusto Martins Pereira, industrial e grande entusiasta do desporto automóvel, que encantou os visitantes ao longo de todo o fim-de-semana.

Os grandes vencedores desta edição do Motorfestival foram Victor Santos (de apenas 18 anos de idade) na categoria Speedmasters (Velocidade), no BRC B49 de 2012 (com o tempo 1:24.377), e a dupla Francisco Cálão – Bernardo Branco na categoria Chronomasters (Regularidade), ao volante do FIAT 124 Sport Coupe AC de 1967, mostrando que os desafios do traçado serpenteante de 2,8 quilómetros desenhado na Serra do Caramulo se superam a cada edição. Já José Carvalhosa – piloto e figura de referência do automobilismo nacional – foi distinguido pelo Museu do Caramulo com o Prémio João de Lacerda, a mais alta honra anual que é atribuída a nomes que se destaquem na história da paixão motorizada, no âmbito do Caramulo Motorfestival.

Como já é tradição, o evento contou com inúmeros passeios, encontros e concentrações de automóveis e motos, além da Feira de Automobilia, da Bikersville by Cartrack, do sempre aguardado Air Show, da Pista TT, do Retro Park e da Volta ao Museu em Bicicleta Antiga, destacando-se ainda as subidas de motos antigas e de competição e o já imperdível Show de Trial com os pilotos Filipe Paiva e João Silva, num evento desenhado para toda a família que acolheu ainda a estreia do Paddock LEGO® na Motorlândia, o espaço de excelência para miúdos e graúdos no evento que, ao longo dos três dias, recebeu igualmente visitantes vestidos à época, a conferir um colorido muito especial a toda a atmosfera do recinto.

O programa contou ainda com as visitas ao Museu do Caramulo, incluindo as exposições “The Fittipaldi Collection” e “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” – com um serviço de shuttle disponível, contínuo e gratuito, para assegurar o transporte dos milhares de visitantes entre o Museu do Caramulo e o Hangar (os dois espaços que compõem esta mostra inédita) –, e ao Caramulo Experience Center, o lugar de eleição dedicado  a todos os petrolheads que restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas.

A The Good Drive regressou ao Caramulo Motorfestival, reforçando a sua missão de unir os automóveis clássicos a organizações de carácter social. Durante o fim-de-semana, proporcionou passeios únicos a jovens e instituições locais, transformando cada viagem numa autêntica cápsula do tempo. O resultado foi um momento de partilha, emoção motorizada e sociabilização com quem mais precisa.

De acordo com a organização “Celebrar a XX edição do Caramulo Motorfestival com esta enchente de público foi mágico e bateu todas as nossas expectativas”. E acrescenta “Esta adesão crescente ao festival mostra que a paixão motorizada está mais viva do que nunca, em todas as gerações”.

O Caramulo Motorfestival é organizado pelo Museu do Caramulo, e conta com o apoio da Castrol, Porsche, Kia, Strong Charon, MG, Fidelidade, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do Centro, Antena 1, RTP, Speedflag, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação la Caixa.

Fonte: Museu do Caramulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário