Mais de 1500 automóveis, motos e aviões históricos marcaram presença no maior festival motorizado em Portrugal
A muito aguardada XX Edição do
Caramulo Motorfestival atraiu mais de 50 mil pessoas à Serra do Caramulo para
vibrar com a beleza dos clássicos e a adrenalina do desporto automóvel na Rampa
Histórica do Caramulo, que este ano bateu mais uma vez o recorde de
participações, com mais de 170 automóveis ao longo dos três dias do evento, e
mais de mil subidas pela rampa acima.
Tal como já é tradição, o Caramulo Motorfestival trouxe até aos seus palcos um ilustre elenco de pilotos convidados, com destaque para a presença de John Watson, ex-piloto de Fórmula 1, e Carlos Tavares, piloto, empresário e ex-CEO da Stellantis, além de outros nomes de referência como Fernando Peres, Nuno Rodrigues da Silva, Carlos Palma e Edgar Fortes – num reencontro histórico com o Renault 5 GT Turbo com que se sagrou Campeão Nacional de Velocidade de Grupo N em 1985 –, numa lista que incluiu ainda Pedro Salvador, a comemorar os 30 anos de carreira, e também Nuno Caetano e Vítor Pascoal.
Esta edição ficou também
marcada por momentos de forte emoção e memórias inesquecíveis. Entre eles, a
celebração do legado da UMM no Paris-Dakar, evocada no novo Center Stage by
Cartrack, que recordou a participação da marca portuguesa na mítica prova, com
a presença dos pilotos que viveram de perto a aventura à conquista do deserto
africano entre 1982 e 1984. O protagonismo recaiu sobre o exemplar BM-00-93,
recentemente devolvido às suas cores originais após um minucioso restauro
realizado pela própria UMM.
A presença de Luca Betti,
piloto e fundador da Kimera Automobili, e a estreia dinâmica do Adamastor Furia
– o primeiro supercarro português – foram igualmente momentos de destaque ao
longo dos três dias do evento, aos quais se juntou a actuação surpresa de Cuca
Roseta no jantar de Sábado no Claustro by Murganheira, no Museu do Caramulo,
num momento especial para todos os presentes.
Entre os automóveis em
destaque estiveram ícones como o FIAT 131 Abarth Rally Grupo 4, o lendário
Lancia Stratos HF, o Mercedes-Benz 300 SL “asas de gaivota”, o Ford Fiesta WRC
de 2011, o raríssimo nacional Felcom e também novidades absolutas como o Lamborghini
Revuelto, primeiro híbrido plug-in V12 da marca, bem como o LaFerrari,
verdadeiro epíteto da casa de Maranello.
O evento apresentou ainda um
leque de joias sobre rodas que puderam ser contempladas nos vários paddocks,
com particular destaque para o Paddock #4 by Plenergy, onde se reuniram
verdadeiros marcos históricos da indústria automóvel portuguesa, como o Alba,
de 1952, resultado da visão de António Augusto Martins Pereira, industrial e
grande entusiasta do desporto automóvel, que encantou os visitantes ao longo de
todo o fim-de-semana.
Os grandes vencedores desta
edição do Motorfestival foram Victor Santos (de apenas 18 anos de idade) na
categoria Speedmasters (Velocidade), no BRC B49 de 2012 (com o tempo 1:24.377),
e a dupla Francisco Cálão – Bernardo Branco na categoria Chronomasters
(Regularidade), ao volante do FIAT 124 Sport Coupe AC de 1967, mostrando que os
desafios do traçado serpenteante de 2,8 quilómetros desenhado na Serra do
Caramulo se superam a cada edição. Já José Carvalhosa – piloto e figura de
referência do automobilismo nacional – foi distinguido pelo Museu do Caramulo
com o Prémio João de Lacerda, a mais alta honra anual que é atribuída a nomes
que se destaquem na história da paixão motorizada, no âmbito do Caramulo
Motorfestival.
Como já é tradição, o evento
contou com inúmeros passeios, encontros e concentrações de automóveis e motos,
além da Feira de Automobilia, da Bikersville by Cartrack, do sempre aguardado
Air Show, da Pista TT, do Retro Park e da Volta ao Museu em Bicicleta Antiga,
destacando-se ainda as subidas de motos antigas e de competição e o já
imperdível Show de Trial com os pilotos Filipe Paiva e João Silva, num evento
desenhado para toda a família que acolheu ainda a estreia do Paddock LEGO® na
Motorlândia, o espaço de excelência para miúdos e graúdos no evento que, ao
longo dos três dias, recebeu igualmente visitantes vestidos à época, a conferir
um colorido muito especial a toda a atmosfera do recinto.
O programa contou ainda com as
visitas ao Museu do Caramulo, incluindo as exposições “The Fittipaldi
Collection” e “A Segunda Guerra Mundial ao Vivo e a Cores” – com um serviço de
shuttle disponível, contínuo e gratuito, para assegurar o transporte dos milhares
de visitantes entre o Museu do Caramulo e o Hangar (os dois espaços que compõem
esta mostra inédita) –, e ao Caramulo Experience Center, o lugar de eleição
dedicado a todos os petrolheads que
restauram, conduzem e respiram automóveis e motos antigas.
A The Good Drive regressou ao
Caramulo Motorfestival, reforçando a sua missão de unir os automóveis clássicos
a organizações de carácter social. Durante o fim-de-semana, proporcionou
passeios únicos a jovens e instituições locais, transformando cada viagem numa
autêntica cápsula do tempo. O resultado foi um momento de partilha, emoção
motorizada e sociabilização com quem mais precisa.
De acordo com a organização
“Celebrar a XX edição do Caramulo Motorfestival com esta enchente de público
foi mágico e bateu todas as nossas expectativas”. E acrescenta “Esta adesão
crescente ao festival mostra que a paixão motorizada está mais viva do que
nunca, em todas as gerações”.
O Caramulo Motorfestival é
organizado pelo Museu do Caramulo, e conta com o apoio da Castrol, Porsche,
Kia, Strong Charon, MG, Fidelidade, Câmara Municipal de Tondela, Turismo do
Centro, Antena 1, RTP, Speedflag, Jornal dos Clássicos e banco BPI | Fundação
la Caixa.
Fonte: Museu do Caramulo
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