quarta-feira, 27 de março de 2024

“Prevenção: Como evitar que as crianças se percam nestas festividades da Semana Santa”


Por: Inês Fernandes

Durante as próximas semanas e nas celebrações da Semana Santa é normal aumentarem as atividades ao ar livre e, com elas, a possibilidade das crianças se perderem, fazer compreender as crianças que não se devem afastar muito é fundamental, os relógios inteligentes com GPS mostram a localização das crianças ao minuto

Com as festividades da Páscoa e Semana Santa quase a começar, e o período de férias já em pleno, muitas são as famílias que organizam as suas atividades, seja passar tempo em família, seja com atividades ao ar livre.

Com a chegada da primavera, e os dias com temperaturas mais amenas em Portugal, assim como o aumento das horas de luz diárias, a maioria dos planos costuma realizar-se ao ar livre, no campo, na praia, na montanha ou, até nas cidades. E com a previsão de neve para os próximos dias, as escapadas com os mais novos até para ver este fenómeno estão também na lista de atividades.

Contudo, quando se viaja em família, uma das principais preocupações dos pais é que as crianças possam divertir-se, mas que não se afastem dos adultos. De facto, é natural que alguns pais, nalgum momento, tenham perdido os seus filhos de vista, ainda que por alguns momentos, seja entre a multidão, seja em zonas mais desertas.

Existem recomendações fáceis de seguir para evitar os momentos de angústia que tal pode provocar. A primeira, claro, está relacionada com a edução que é dada aos mais novos, e que se deve focar na sua autonomia e responsabilidade. De acordo com Jorge Álvarez, CEO da SaveFamily, “devemos fazer ver aos nossos filhos a importância de permanecerem perto de nós, em zonas de visibilidade, para prevenir distrações e momentos de stress.” Assim, recomenda-se explicar-lhes como devem atuar se nalgum momento se perdem, quer dizer, que se mantenham no lugar e peçam ajuda a um polícia, socorrista, segurança, ou outros.

“Também é muito útil fixar um ponto de encontro. Pode ser uma estátua, um estabelecimento, um cartaz chamativo ou, até, o carro da família”, diz Jorge Álvarez. Se as crianças tiverem idade suficiente, “devem aprender pelo menos um número telefónico de contacto para o qual telefonar”, continua o CEO. “Se são muito pequenos para memorizar, os país podem apontar o número numa zona acessível: no bolso, num cartão que tragam ao peito ou, até, no colarinho da camisola ou na mão.”

Os relógios inteligentes com geolocalização são, também, uma boa opção nestes casos já que o seu GPS incorporado mostra a localização da criança ao minuto. Além do mais, os desenvolvidos pela empresa SaveFamily contam com um botão de SOS que, depois de acionado, liga automaticamente aos contactos de referência na sua agenda. “Os nossos relógios estão pensados para dar autonomia à criança e segurança aos pais”, explica Jorge Álvarez. “Num pequeno dispositivo que cabe no pulso do nosso filho temos tudo o que precisam para estarem ligados a nós: GPS, chamadas e vídeo chamadas, WhatsApp, botão SOS e, até, um modo com que os pais e mães podem ouvir o que está a acontecer no entorno da criança.”

Outros conselhos úteis no momento de sair com as crianças é vesti-los com roupas coloridas que tornem mais fácil a sua localização, recordar que devem caminhar perto do grupo e, se nalgum momento se perdem, os pais devem manter a calma e não repreende-los, mas sim tranquiliza-los e, posteriormente, falar calmamente com eles sobre o sucedido.

 

Sobre a SaveFamily

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 mil famílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário