Uma análise anónima aos dados das transações de estacionamento da plataforma de mobilidade mundial Arrive revela que a Alemanha e França lideram a lista de nacionalidades que conduziram até às cidades que receberam este verão o Campeonato Europeu de Futebol Feminino na Suíça. Os resultados demonstram uma forte relação entre a proximidade geográfica, o desempenho das equipas, e os padrões de viagem dos fãs. Contudo, fãs da Islândia, Dinamarca e Suécia destacam-se também devido à distância que tiveram que percorrer.
O Campeonato Europeu de
Futebol Feminino de 2025, realizado na Suíça, atraiu fãs de toda a Europa para
as oito cidades anfitriãs. Os dados da Arrive demonstram que os países
fronteira ou próximos à Suíça dominaram o tráfego automóvel, com a Alemanha a
liderar, França em segundo lugar, seguidos de Itália, Países Baixos e Espanha.
“Ao viver próximo a um
destino, o uso do carro torna-se, muitas vezes, uma escolha natural. Oferece
flexibilidade, conforto, e controlo para a viagem. Mas a escolha só resulta se
a cidade oferecer infraestruturas de estacionamento adequadas. Soluções de estacionamento
adequadamente planeadas não são apenas convenientes; são fundamentais para
tornar os eventos acessíveis, reduzir o congestionamento, e garantir uma
experiência positiva ao visitante”, diz
Scott Booker, General Manager Parking da Arrive.
Os dados de estacionamento
revelam, também, como o calendário do torneio influencia os fluxos de tráfego.
As equipas que chegam mais longe na competição geram, como é expectável, mais
visitas às cidades suíças. Por exemplo, França e Alemanha encontraram-se em
Basel para os quartos de final, enquanto que o facto de Espanha ter chegado à
final aumentou as visitas a Bern, Zurique e Basel. Os quartos de final entre a
Suécia e a Inglaterra em Zurique também trouxeram um pico de tráfego notável de
ambas as nacionalidades.
Enquanto que a proximidade
desempenhou um papel fundamental, alguns países não-fronteiriços também
demonstraram um elevado volume de transações de estacionamento. A Suécia e a
Dinamarca ambas registaram números elevados apesar das viagens serem muito mais
longas. É notável que os dinamarqueses tenham demonstrado o seu forte apoio,
com números significativos de fãs a viajar para a Suíça apesar de a equipa ter
sido eliminada na fase de grupos. O Reino Unido, incluindo a Inglaterra e
Gales, também registaram um elevado volume de estacionamentos, indicando que
muitos fãs escolheram conduzir em vez de voar para ver o campeonato.
Quando ajustamos a análise à
dimensão populacional, o quadro modifica-se. A Islândia lidera a lista dos
países com os fãs mais dedicados que viajam de carro, seguida pela Dinamarca,
Suécia, Noruega e Países Baixos.
Principais países visitantes
por total de estacionamentos (do maior para o menor)
• Alemanha
• França
• Itália
• Países Baixos
• Espanha
• Dinamarca
• Suécia
• Noruega
• Bélgica
• Finlândia
• Reino Unido
• Polónia
• Islândia
• Portugal
Os 5 grupos de fãs mais
dedicadas que viajam de carro (por milhão de habitantes)
• Islândia
• Dinamarca
• Suécia
• Noruega
• Países Baixos
Metodologia
A análise baseia-se em dados
anónimos de transações de estacionamento das aplicações de estacionamento do
Arrive Group, EasyPark e RingGo, na Suíça, entre 30 de junho e 29 de julho de
2025, cobrindo todo o período do campeonato. Quando os utilizadores criam uma
conta, fornecem o seu número de telefone, país de origem e também selecionam o
país onde estacionam principalmente, que é referido como o país de mercado.
Sobre a EasyPark, parte da
plataforma mundial de mobilidade Arrive:
A EasyPark, parte da
plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções
inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de
4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o
carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as
cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações
baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais
habitáveis.
Fonte: Newsline – Agência de
comunicação