sexta-feira, 28 de novembro de 2025

“DA BLACK FRIDAY À CYBER MONDAY A LACES CELEBRA O INÍCIO DO ADVENTO COM DESCONTOS ATÉ 30%”


O Black Weekend do Grupo Laces chega pela primeira vez a Portugal com descontos especiais até 1 de dezembro no site e nas lojas Pluricosmética

 

Por: Maria Francisca Espadinha

Para celebrar a chegada do advento e iniciar a contagem decrescente para o Natal, o Grupo Laces inaugura o seu primeiro Black Weekend e Cyber Monday em Portugal, disponíveis no site e nas lojas físicas da Pluricosmética.

Enriquecido com uma fórmula inovadora, rica em ácidos gordos, antioxidantes e vitamina E, o Argan Oil Repair Cris Dios Organics (PVPR 26,91€) é um dos must-haves da marca Cris Dios do Grupo Laces, que se encontra com 30% de desconto na Pluricosmética. Perfeito para cabelos mais desafiantes, rebeldes ou expostos a tratamentos químicos, atua diretamente na fibra capilar e cria uma barreira protetora contra o frizz, a secura e as agressões externas.

Para quem se deixar entusiasmar e quiser mergulhar a fundo no universo Laces, recém-chegado de terras de Vera Cruz e repleto de rituais que elevam qualquer rotina capilar, na compra de dois produtos do Grupo Laces, seja da marca Laces ou Cris Dios, recebe um Argan Oil de oferta, tornando-se oportunidade ideal para conhecer novos produtos e, ao mesmo tempo, experimentar um dos best-sellers da marca.

Com inúmeros produtos que aliam expertise capilar, know-how e sustentabilidade, Laces está disponível em mais de 150 lojas Pluricosmética e também no site, em promoção até ao próximo dia 1 de dezembro.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Amadora assinala Dia Mundial da Luta Contra a SIDA”


À semelhança dos anos anteriores, a Amadora, enquanto cidade comprometida em eliminar o VIH, as hepatites virais e a tuberculose, assinala a efeméride do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA (1 de dezembro), através da iluminação com a cor vermelha do Edifício dos Paços do Concelho e da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, no horário noturno, de 30 de novembro para 1 de dezembro.

Em 2018, o Município da Amadora assinou a Declaração de Paris, assumindo o compromisso de ser uma “Cidade na Via Rápida para Acabar com a Epidemia de VIH” e reforçando o investimento na prevenção, rastreio, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das pessoas que vivem com VIH.

Neste âmbito, está em implementação o Plano Estratégico Local para a Intervenção na Área do VIH/SIDA na Amadora 2019–2025, aprovado a19 de fevereiro de 2020.

Através deste plano, pretende-se acabar com a epidemia de VIH e SIDA e evitar mortes relacionadas com a SIDA, incluindo as causadas por tuberculose. A sua ação pretende acabar com o estigma e a discriminação, possibilitar o acesso à prevenção, aos serviços de apoio, aos cuidados de saúde e aos tratamentos para o VIH e SIDA e a tuberculose.

 

O Plano Estratégico Local tem 3 eixos de atuação:

 

Eixo 1 – Prevenção primária: Promover ações de prevenção universal do VIH, SIDA e hepatites, dirigidas à comunidade da Amadora e/ou a organizações de base comunitária, à população jovem da Amadora e aos consumidores de substâncias ilícitas intravenosas da Amadora;

Eixo 2 – Capacitação da parceria: Dotar os profissionais de saúde e os profissionais das organizações de base comunitária para a intervenção concertada no VIH e SIDA na Amadora; dotar de competências para a intervenção concertada no VIH e SIDA na Amadora;

Eixo 3 – Rastrear e acompanhar a comunidade: Aumentar o número de rastreios ao VIH realizados e o número de pessoas em tratamento na Amadora; criar medidas potenciadoras do tratamento hospitalar do VIH na Amadora; assegurar o acompanhamento do Fast Track Cities pela Rede Social da Amadora; contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de intervenção no VIH e SIDA; promover a partilha de experiências e troca de saberes sobre a intervenção desenvolvida no âmbito do Fast Track Cities Amadora.

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“CHEGOU A BLACK FRIDAY DA GHD: O PRETEXTO IRRECUSÁVEL PARA COMPRAR AS TÃO DESEJADAS FERRAMENTAS DE CABELO COM DESCONTOS ATÉ 25%”


Com uma coleção de Natal irresistível, a ghd inaugura a Black Friday com promoções imbatíveis que incluem 15% na coleção Cherry Chic

 

Por: Margarida Eça Pinheiro

A oportunidade certa para oferecer o melhor presente deste Natal: ghd inaugura a sua Black Friday, que terá lugar entre 11 de novembro e 3 de dezembro, com promoções até 25%, que não deixam desculpas para os que há muito desejam uma (ou mais!) ferramentas da marca conhecida pela sua experiência de cuidado profissional e alta qualidade.

Cheio de descontos, o site da ghd promete preencher todas as wishlists desta quadra. Acabada de lançar, a estrela deste Natal é a coleção Cherry Chic, também ela com um desconto exclusivo de 15%. Uma coleção verdadeiramente única, como a ghd tem habituado cada ano, que em 2025 se caracteriza pelo tom cereja e pelas embalagens mais que especiais, com efeito pele de crocodilo: tornando já a própria caixa em si um presente surpreendente e cobiçado. Desde coffrets com estrelas da marca como o potente secador Helios, a prancha Chronos Max, lançada este ano; a inovadora Duet Style, que seca e alisa o cabelo ao mesmo tempo, sem danos térmicos, e também dentro da categoria “de molhado a seco”, a extraordinária escova elétrica Duet Blowdry que proporciona volume extra e permite passar do cabelo molhado para um penteado perfeito com apenas uma única ferramenta. Juntas a outros produtos de styling e escovas ghd, estas ferramentas fazem combinações icónicas e garantem um presente a quem ninguém ficará indiferente.

Com opções para todos os gostos, tipos de cabelo e penteados, a Black Friday da ghd promete good hair days com descontos e promoções que transformam o cabelo sem sair de casa. É agora a ocasião perfeita para adquirir os essenciais ghd, presentes surpreendentes ou a ferramenta que há tanto se namora. Todas as condições, descontos e promoções exclusivas desta Black Friday podem ser encontrados no site da marca.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Portugal Iluminado em prol de uma iniciativa nobre GivingTuesday: Generosidade à Portuguesa”


Por: Mariana Mateus

No dia 2 de dezembro de 2025, celebra-se o GivingTuesday 2025, um movimento global que promove a ajuda e o altruísmo entre as pessoas. O tema deste ano é “Generosidade à Portuguesa”, precisamente para trazer ao de cima o lado mais bonito dos portugueses.

E para que tal aconteça, o Cristo-Rei e os edifícios das Câmaras Municipais de Castelo Branco e de Faro vão estar iluminados de verde e vermelho, as cores referentes à generosidade.

 

O que é o GivingTuesday?

 

O GivingTuesday é um movimento global de solidariedade social que tem como finalidade unir pessoas. Dentro deste âmbito, promovemos o contacto entre indivíduos, organizações e empresas através da doação de tempo, de bens materiais, de bens essenciais, de competências pessoais e de recursos financeiros.

Atualmente, o movimento está presente em mais de 90 países, incluindo EUA, Canadá, Rússia, Alemanha, Espanha, Singapura, Austrália e Brasil. Os principais motores que promovem a evolução do movimento são os voluntários e as parcerias por todo o mundo.

Neste momento, em Portugal, o GivingTuesday conta com uma vasta lista de parceiros que têm auxiliado através de inúmeras formas. Dentro destes estão o MBWay, a What About Agency, a TAP Portugal, a Humana, as Infraestruturas de Portugal, entre outras empresas.

Ao longo de todo o ano, estas empresas trabalham juntamente com o GivingTuesday para poderem fornecer melhores condições ao nível da saúde, da educação, do bem-estar e do desenvolvimento pessoal.

Em 2024, os resultados foram muito positivos, sendo que conseguimos angariar mais de 139,000 euros em doações e mais de 346 bens doados, incluindo 50,000 euros em equipamento médico.

 

Dia 02 de dezembro

 

Todos os anos, o GivingTuesday reserva a terça-feira após a BlackFriday e a CyberMonday para incentivar as pessoas a doarem após estas fases de consumismo.

Este ano, será no dia 2 de dezembro, onde incitamos a que as organizações, as empresas, os voluntários e os nossos parceiros possam fazer algum tipo de doação nessa data. As doações podem ser desde passar o dia com alguém mais necessitado e ajudar essa pessoa; a doar bens para uma instituição; a usar competências para uma ação social, entre tantas outras opções.

 

Portugal Iluminado em prol de uma causa nobre

 

Este é o segundo ano consecutivo que o GivingTuesday tem a iniciativa de pedir às Câmaras Municipais do país para iluminarem os seus edifícios e os principais monumentos com as cores da generosidade.

O que é visual é sempre mais apelativo e acreditamos que, ao as pessoas se depararem com o Cristo-Rei e com os edifícios das Câmaras Municipais de Castelo Branco e de Faro iluminados com tons de verde e vermelho, poderão ficar curiosas e pesquisar sobre o que se trata.

A cooperativa do GivingTuesday Brasil já promove esta ideia há alguns anos e este não é exceção. Com o objetivo de reservarem “Um Dia para Doar”, o Cristo Redentor também estará iluminado de verde e vermelho no dia 2 de dezembro.

Quem sabe se, realmente, as pessoas não ficarão sensibilizadas e a partir deste dia, começarão a praticar a generosidade regularmente através de gestos e palavras?

O nosso desejo é que no próximo ano, mais Câmaras Municipais se aliem a esta nobre iniciativa e que, todos juntos, possamos lutar por um Portugal mais generoso e solidário.

 

Sobre o GivingTuesday:

 

Celebrado mundialmente na primeira terça-feira após a Black Friday, o GivingTuesday mobiliza milhões de pessoas a apoiar causas sociais, fomentando a generosidade e o altruísmo. Este movimento, fundado em 2012 nos Estados Unidos, tornou-se um dos maiores movimentos globais de solidariedade, contando com o apoio de empresas, organizações e indivíduos.

Fonte: GivingTuesday Portugal

quinta-feira, 27 de novembro de 2025

“LACES APRESENTA OS MELHORES PRESENTES PARA TER NO SAPATINHO: HAIRCARE COM SOTAQUE BRASILEIRO, PERFORMANCE PROFISSIONAL E RESPEITO PELO PLANETA”


Por: Maria Francisca Espadinha

Ideais para recuperar cabelos danificados, os produtos da Linha Ssoro são a escolha perfeita para a hair routine de inverno e a garantia de um presente certeiro para este Natal

A contagem decrescente para o Natal já arrancou e, com ela, dá-se também início à busca pelo presente perfeito, onde a Linha SSoro da Laces promete ser protagonista com quatro produtos que resultam num tratamento capilar intensivo, com performance profissional e ingredientes de origem natural.

Ideal para esta altura do ano em que os cabelos se encontram mais danificados e quebradiços – e por esse motivo um presente de Natal certeiro – Laces sugere a Linha Ssoro, que recupera, protege e revitaliza o cabelo, atuando diretamente na fibra capilar.

Assim, o grande destaque é o Resgate Proteico Capilar (PVPR 23,9€), best-seller da marca, perfeito para quem precisa de um boost de vitalidade capilar. Ideal para ser utilizado antes de lavar o cabelo ou antes da atividade física, repara intensivamente os fios, atuando na fibra capilar para uma reconstrução completa. Recomenda-se a utilização entre uma a duas vezes por semana, mediante os danos capilares. O Resgate Proteico Capilar tem um PH equilibrado e não contém sais ou ácidos que prejudicam a saúde natural do cabelo.

Enriquecido com aminoácidos vegetais de alta performance e tecnologia livre de sulfatos, o Shampoo SSoro(PVPR 19,9€) é formulado para cabelos extremamente danificados e dá continuidade a esta rotina de reforço capilar. A Máscara SSoro (PVPR 26,9€) oferece também um verdadeiro shot de vitalidade graças ao seu blend exclusivo de aminoácidos que atua na estrutura interna do fio, prevenindo a queda e estimulando o crescimento de novos fios. Para completar a rotina, o Condicionador SSoro (PVPR 19,9€) surge como omatch perfeito para quem procura reparação capilar, já que prolonga a hidratação e evita o aparecimento de pontas duplas e frizz.

Recém-chegada a Portugal, Laces prepara-se para o primeiro Natal em terras lusitanas e disponibiliza estas e muitas outras opções de presentes em mais de 150 lojas Pluricosmética, de norte a sul do país, e também em https://www.pluricosmetica.com/

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting

“Quase 3 horas, é o tempo médio das sessões de estacionamento de em Portugal”


Espinho é o município do ecossistema EasyPark em que as sessões têm uma duração média mais curta de aproximadamente uma hora

 

Por: Inês Fernandes

Seja por 10 minutos para ir levantar uma encomenda, seja por um dia almoço com os colegas, o tempo médio de sessões de estacionamento nas cidades varia de acordo com a sua dimensão, a sua disponibilidade de serviços e, claro, do tráfego que recebem diariamente. Naturalmente, os tempos de sessão acabam por ser diferentes de norte a sul do país, e entre Portugal e o resto do mundo.

De acordo com os dados recolhidos pela EasyPark, em média global, Portugal ocupa o lugar número 11, com uma média de 3 horas de tempo de estacionamento, num ranking em que o top 10 é liderado pela Eslováquia como sendo o país em que a duração média de sessões de estacionamento é mais baixa, cerca de 1 hora e 30 minutos.

 

Posição     País  Duração média de sessão de estacionamento (em minutos)

1        Eslováquia 97,4

2        Áustria        108,6

3        Finlândia    108,8

4        Bélgica       111,1

5        Islândia      122,6

6        Espanha    122,6

7        República Checa          128,5

8        Países Baixos     134,4

9        Dinamarca 156,1

10      Alemanha  164,5

11      Portugal     179,7

12      Itália  189,3

13      Suíça          218,0

14      Suécia        377,0

15      Eslovénia   388,8

16      Noruega     659,1

 

Município  Duração média de sessão de estacionamento (em minutos)

 

Espinho      64,6

Macedo de Cavaleiros 77,1

Mangualde 78,2

Chaves      88,4

Faro  88,7

Penafiel      98,4

Gondomar 102,3

Lagos         104,1

Mafra          106,7

Lisboa        108,0

Ílhavo         108,8

Oliveira de Azeméis     110,0

Guarda       115,3

Vila Pouca de Aguiar   125,4

Tavira         128,1

 

Espinho, Macedo de Cavaleiros e Mangualde são os municípios onde o tempo médio de sessões de estacionamento é mais reduzido, aproximando-se de 1 hora a 1h30 por sessão.

Os tempos de estacionamento criam pressão à mobilidade nos centros das cidades, assim como influenciam a tipologia de estacionamentos.A movimentação dentro das cidades, assim como o tempo de estacionamento, são dois dos elementos de avaliação da mobilidade urbana, sendo um dos pontos de maior preocupação para os decisores, assim como para os fornecedores de soluções de mobilidade.

Estes tempos de estacionamento estão, também, condicionados a flutuações na movimentação urbana, com épocas como a que se aproxima do Natal e festividades a corresponder a picos de afluência aos centros de comércio e onde é possível encontrar mercados natalícios. Ao mesmo tempo, épocas de férias, como é o mês de Agosto, representam períodos de menos tempo de estacionamento nas grandes cidades.

“Quando olhamos para estes dados, mais do que perceber o impacto que o estacionamento tem sobre a mobilidade urbana, podemos sim compreender como cada cidade adequa a sua tipologia de estacionamento aos seus visitantes e condutores”, observa Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal e Espanha da Arrive. “Na cidade de Lisboa ou do Porto, por exemplo, o fluxo rodoviário no centro da cidade é muito maior, mas é também mais normal que as pessoas estacionem por períodos mais curtos, A especificidade de cada município leva a que seja necessário encontrar soluções de mobilidade únicas. Em conjunto, é possível olhar para estes dados e criar soluções de mobilidade que, efetivamente, contribuam para cidades mais habitáveis..”, conclui.

Informação de dados

Os dados constantes desta informação são fruto de uma recolha sistemática de dados dentro do ecossistema EasyPark e das cidades que o constituem. Os dados não incluem sessões de estacionamento de longa duração.

 

Sobre a EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive:

 

A EasyPark, parte da plataforma mundial de mobilidade Arrive, é o principal fornecedor de soluções inteligentes de estacionamento e mobilidade na Europa. Presente em mais de 4.000 cidades em mais de 20 países, a EasyPark simplifica o estacionamento, o carregamento e a mobilidade em todo o mundo. Em estreita colaboração com as cidades, a EasyPark está a impulsionar a digitalização, utilizando informações baseadas em dados e soluções inteligentes para tornar as cidades mais habitáveis.

Fonte: Newsline – Gabinete de imprensa e comunicação

“Município do Entroncamento distinguido com “Marca de Entidade Empregadora Inclusiva”


Por: Guiomar Messias

O Município do Entroncamento foi recentemente distinguido, pela quarta vez consecutiva, com a “Marca de Entidade Empregadora Inclusiva”.

Esta menção é atribuída às entidades empregadoras que contribuam para um mercado de trabalho aberto e inclusivo das pessoas com deficiência e que se distingam por práticas de referência, nos domínios do recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional, manutenção e retoma do emprego, acessibilidades, serviço e relação com a comunidade.

O Município do Entroncamento foi um dos municípios distinguidos nesta edição de 2025, o que para o Presidente da Câmara Municipal, Nelson Cunha é “ a confirmação de que estamos no caminho certo: um município que integra, valoriza e cria condições para que cada pessoa possa contribuir plenamente para a nossa comunidade.”


Esta distinção é atribuída pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) em parceria com a Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), a Associação Portuguesa da Gestão das Pessoas (APG) e o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal).

A “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” é atribuída de 2 em 2 anos, nos anos ímpares, a distinção deste ano de 2025 é referente ao trabalho desenvolvido pelas entidades nos anos de 2023 e 2024.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

“OFICIALMENTE INICIADA A BLACK FRIDAY, A GHD TEM ATÉ 25% DE DESCONTO EM TODO SITE E UMA CAMPANHA DE CYBER MONDAY AINDA MAIS IRRESÍSTIVEL”


De 28 de novembro a 3 de dezembro, a coleção de Natal, Cherry Chic contará com 20% de desconto

 

Por: Margarida Eça Pinheiro

Com descontos até 25% em todo o site, a Black Friday da ghd acaba de ficar ainda melhor com 20% de desconto na coleção mais esperada de todo o ano, a coleção de Natal, este ano sob o tema Cherry Chic, tornando esta a oportunidade perfeita para experimentar cinco dos best-sellers da marca presentes em coffrets exclusivos da coleção que pauta a diferença pela elegância das suas caixas e bolsas com efeito pele de crocodilo, no tom cereja.


Assim, para quem se quer presentear a si próprio ou para oferecer no Natal, até ao dia 3 de dezembro, a Black Friday da ghd apresenta descontos não só nestes produtos best-sellers, mas em todo o site www.ghdhair.com/pt/, que oferece ainda envio gratuito e 5% de desconto extra para novos assinantes da sua newsletter, tornando esta oportunidade verdadeiramente imperdível. Todas as condições, descontos e promoções exclusivas desta Black Friday podem ser encontrados no site da marca.

Fonte: MARIE – PR & Brand Consulting





“Alenquer Presépio de Portugal: A melhor programação de Natal para todas as idades”


De 30 de novembro a 6 de janeiro, regressa ao coração da vila de Alenquer o Natal mais autêntico do país com a programação do Alenquer Presépio de Portugal. Partindo de uma tradição com muitos anos, Alenquer reforça o seu nome enquanto Presépio de Portugal, trazendo uma nova edição do evento mais mágico do ano, que envolve a vila num ambiente de alegria, luz e esperança. Na encosta volta a erguer-se o autêntico e imponente Presépio Monumental, criado em 1968 em homenagem às vítimas das cheias de um ano antes e hoje símbolo maior da identidade local.

 

É nesse cenário único que, a 30 de novembro, às 22h30, um espetáculo piromusical iluminará o céu com uma chuva incandescente e cores brilhantes, marcando o pontapé de saída de uma programação que decorre até 6 de janeiro e inclui pista de gelo, peças de teatro, atividades circenses, mercadinho de Natal, livraria de Natal, carrossel, concertos, parque de diversões dos duendes, exposições, presépios e muitas outras experiências para todas as idades. Como sublinha a vereadora com o pelouro da Cultura, Cláudia Luís, “a programação vai suceder no coração da vila de Alenquer com o Presépio Monumental a pintar a nossa melhor paisagem". "Preparámos atividades para todas as idades, dos mais pequeninos aos mais crescidos. Contamos com todos para esta bonita quadra”, convida. O comboio de Natal, outras das atrações da época e de frequência gratuita, volta a ser uma realidade para ligar todas as atividades. São 19 pontos de interesse diferentes em 14 locais da vila presépio de Portugal.


Seguindo a tradição, o Município de Alenquer promove uma vez mais os concursos de presépios, iniciativa que preserva o património cultural, reforça o sentido comunitário nas 11 freguesias e recorda todos os anos a história do Presépio Monumental, ligado à homenagem às dezenas de vítimas na sequência da tragédia de 1967. Os concursos apresentam três categorias de participação, com prémios num total de 3.200€, valorizando a criatividade dos alenquerenses e a identidade do território.

O espírito natalício estende-se ainda ao comércio local com a 10.ª edição do concurso “Alenquer+Natal é no Comércio Tradicional”, promovido em parceria com a ACICA. Entre 2 e 29 de dezembro de 2025, por cada 10€ em compras nas lojas aderentes, os clientes recebem uma senha habilitada a prémios num valor total de 4.050€. Os comerciantes podem inscrever-se gratuitamente até 28 de novembro, com as senhas preenchidas a deverem ser depositadas nas tômbolas distribuídas pelas freguesias, culminando no sorteio de 3 de janeiro de 2026.


A tradição não se cumpre sem a magia da noite de 5 para 6 de janeiro de 2026, quando Alenquer volta a viver o secular Pintar e Cantar dos Reis. Grupos de reiseiros percorrem caminhos, ruas e largos entoando versos que anunciam a boa nova enquanto portas e muros recebem as tradicionais inscrições alusivas aos Reis Magos. Num ambiente marcado pela sobriedade e pelo encontro entre gerações, esta manifestação profundamente enraizada no concelho e candidata a Património Mundial da UNESCO celebra uma tradição local e reforça o espírito comunitário que distingue Alenquer, encerrando com emoção a programação do Presépio de Portugal.

O Presépio Monumental, que se ergue todos os anos na encosta e que acolhe visitas guiadas, mantém-se como um dos ex-libris destas celebrações, lembrando a cada visitante a homenagem às vítimas das cheias de 1967. As suas figuras iluminadas moldam a paisagem emblemática que, há décadas, faz de Alenquer o verdadeiro Presépio de Portugal, atraindo milhares de pessoas e perpetuando a memória de um território que encontra na tradição o brilho do seu Natal.

Programação do Alenquer Presépio de Portugal aqui: https://alenquerpresepiodeportugal.pt/

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Município de Idanha-a-Nova presente no Ato de Revisão de Fronteiras em Zarza la Mayor”


Por: Tiago Carvalho

Realizou-se no dia 26 de novembro, no Ayuntamiento de Zarza la Mayor (Espanha), o Ato Oficial de Revisão de Fronteiras, que contou com a presença do Município de Idanha-a-Nova e dos Ayuntamientos de Alcántara, Carbajo, Cilleros, Membrío, Santiago de Alcántara e Zarza la Mayor.

Ao longo da sessão, foi destacada a importância da cooperação transfronteiriça como elemento essencial para o desenvolvimento conjunto dos territórios. O Alcalde de Zarza la Mayor, Félix Bayón Lillo, sublinhou que a Revisão de Fronteiras “não é só um ato técnico. É o significado de cooperação e integração”, reforçando o compromisso conjunto na construção de soluções partilhadas para o futuro da Raia.

A Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Elza Gonçalves, afirmou que este ato constitui um ponto de encontro entre povos ligados por história, cultura e amizade. Defendeu ainda a necessidade de valorizar a Raia, garantir melhores condições para os territórios e reforçar a proteção ambiental e a segurança das populações. A Presidente confirmou igualmente que a próxima cerimónia de Revisão de Fronteiras será realizada em Idanha-a-Nova, na Sala de Sessões da Câmara Municipal.

A cerimónia encerrou com a leitura da Ata da Revisão de Fronteiras em português e espanhol, seguindo-se uma visita ao Centro de Identidade La Encomienda de Peñafiel.

No final do almoço procedeu-se à habitual troca de lembranças e cabazes com produtos das diferentes regiões.

Fonte: Câmara Municipal Idanha-a-Nova

“Amadora assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”


O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado a 3 de dezembro, tendo sido criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de sensibilizar para os direitos das pessoas com deficiência e para o desenvolvimento de comunidades inclusivas.

Neste âmbito, a Câmara Municipal da Amadora vai assinalar esta efeméride através da realização de atividades em conjunto com diversas instituições parceiras:

- EXPOSIÇÃO “CRESCER A APARECER”

Inauguração: 29 novembro, às 15h30

29 novembro até 18 janeiro 2026

Galeria Municipal Artur Bual

Parceiros:

- CERCIAMA

- AMORAMA, Fund.

- Afid Diferença

- Recomeço

- MOSTRA CULTURAL “A ARTE DE SER”

2 dezembro | 14h30 | Recreios da Amadora

Programa:

14h30 – Abertura

14h40 – ExpressArte - "Dentro do Sonho" (Cerciama)

15h00 – Andamentos (Recomeço)

15h25 - Uma Narrativa Digital - "Mergulho à Golfinho" (Cerciama)

14h45 – Fora da Caixa (AMORAMA)

16h00 – Bate Bate Coração – Performance rítmica (Fund. Afid Diferença e Recomeço)

16h10 – Atuação da AFIDritmo (Fundação afid Diferença)

- “HÁ FESTA NA ASSOCIAÇÃO”

3 dezembro | IPSS da cidade

Parceiros:

Instituições de apoio a pessoas com deficiência

Informações e inscrições: 214 369 053 e Linha de Apoio Social (800 207 632)

Mais informação sobre o trabalho desenvolvido pela autarquia nesta área

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Natal, próxima estação, Entroncamento!”


VI Edição do Mercado de Natal do Entroncamento

 

Por: Guiomar Messias

O Centro Cultural do Entroncamento recebe no fim de semana de 13 e 14 de dezembro, a VI edição do Mercado de Natal, uma iniciativa do Município do Entroncamento com o objetivo de dinamizar o comércio local.

À semelhança de anos anteriores, não vão faltar no Mercado de Natal oportunidades para adquirir artigos diferenciadores e originais que podem ser uma excelente escolha para os seus presentes de Natal.

A atividade decorre no Centro Cultural da Cidade, no interior e exterior (se as condições climatéricas o permitirem) e aqui poderá encontrar artesanato, insuflável, oficinas criativas, pinturas faciais, atividades de dança, animação de rua, muitos sabores com doces de Natal, vinho quente, farturas, castanhas assadas, algodão doce e pipocas e claro o Pai Natal, que faz as delícias dos mais novos.

 

PROGRAMA

 

Dia 13 | sábado | Horário: 10h30 – 19h00

10h30 – 13h00 / 14h30 – 17h30 - Insuflável

11h00 – 13h00 / 14h30 – 18h30 – Pai Natal

11h00-13h00 / 14h30-18h30 - Oficina Criativa de Natal

14h30-17h30 - Andas

11h – 12h30 /14h – 15h30 - Animação de Rua Bombos Toc & Ródão

Dia 14 | domingo | Horário: 10h30 – 18h00

10h30 – 13h00 / 14h30 – 17h30- Insuflável

11h00 – 13h00 / 15h00 – 17h00 - Pai Natal

11h00-13h00 / 15h00-17h00- Oficina Criativa de Natal

14h30-17h30 - Mascotes

14h30-16h00 - Animação de Rua Soldadinhos de Chumbo

15h00 - 18h00 - Pinturas Faciais

15h30 e as 16h30 - Atuação Es-Passo de Dança

Durante o mês de dezembro haverá ainda várias atividades natalícias a decorrer na Praça Salgueiro Maia e na Rua Luís Falcão de Sommer.

Venha viver esta época magica no Entroncamento!

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

quarta-feira, 26 de novembro de 2025

“Almada Negreiros: funcionário colonial, jornalista e figura importante nas relações franco-portuguesas”


Por: António Marrucho

António Lobo de Almada Negreiros foi uma das figuras mais singulares da vida intelectual e política portuguesa no início do século XX. Jornalista, escritor, ensaísta, funcionário colonial, maçom, diplomata e peça-chave nas relações entre França e Portugal, ele personificou um período de profundas mudanças, marcado pelo colonialismo, pela República Portuguesa, por tensões internacionais e pela Primeira Guerra Mundial.

Nos inspiramos em dezenas de artigos escritos por António Lobo Almada Negreiros ou que falavam dele na imprensa da época. O que é descrito abaixo demonstra tanto a complexidade do personagem, seu pensamento humanista, suas lutas, seus compromissos, um homem que se projeta para o futuro, um defensor feroz e promotor de seu país: Portugal.

 

Um administrador colonial comprometido: São Tomé e Príncipe no centro de uma carreira

 

Almada Negreiros viveu por vários anos em São Tomé e Príncipe, onde atuou como administrador do Conselho e se apaixonou por questões coloniais. Seus escritos, relatórios e palestras testemunham um conhecimento detalhado das realidades africanas e um desejo de reforma, algo raro para a época.

Em uma palestra noticiada pelo jornal Le XIXe siècle em 3 de janeiro de 1901, ele declarou: "No dia em que conseguirmos remover o soldado da África, teremos dado um grande passo à frente para a civilização. […] Isso significa que o regime de força deve acabar."

Suas posições, embora permanecessem inscritas na ideologia colonial de sua época, já expressavam uma crítica explícita à militarização do Império e à defesa da colonização "pelo trabalho", uma noção central dos debates europeus da época.

 

Privacidade e Legado

 

Com sua primeira esposa, Elvira Freire Sobral, tiveram dois filhos e uma menina.

Pai de José Sobral de Almada Negreiros, um dos maiores artistas modernistas portugueses, nasceu em São Tomé e Príncipe, onde seu pai ocupava cargos administrativos. José Sobral de Almada Negreiros se tornaria um dos gigantes do modernismo português, vivendo entre Lisboa e Paris. Um "faz-tudo": ilustrador, pintor, escritor e renomado palestrante.

Viúvo, Almada Negreiros estabeleceu-se definitivamente em Paris no final do século XIX, confiando a educação de seus filhos António e José aos jesuítas do colégio Campolide. A partir de então, dividiu sua vida entre jornalismo, conferências, escrita, funções consulares e compromissos culturais.

 

Um ator chave na Exposição Mundial de Paris de 1900

 

Com sede em Paris – 40 rue Rochechouart, no 9º distrito, Almada Negreiros participou ativamente da organização do pavilhão das colônias portuguesas na Exposição Universal de 1900.

O jornal Le Matin, em sua edição de 19 de junho de 1900, descreveu o edifício inaugurado no dia anterior como uma construção quadrada encimada por uma cúpula onde a bandeira portuguesa hasteada, decorada com pinturas que lembravam as caravelas de Vasco da Gama, Bartolomeu Dias e Pedro Álvares Cabral.

A exposição, projetada sob a direção de Almada Negreiros, foi descrita como "um monte de todos os produtos dessas colônias das quais Portugal tanto se orgulha". Ele também será membro do júri responsável por avaliar produtos agrícolas de origem vegetal.


 

Jornalista, correspondente do jornal "O Século"

 

Durante a Grande Guerra, Almada Negreiros tornou-se um dos correspondentes mais ativos do jornal lisboeta "O Século", cobrindo a Frente Ocidental, os setores ocupados pela Força Expedicionária Portuguesa (CEP) na Flandres e a histórica visita do presidente português Bernardino Machado em outubro de 1917, a primeira visita de um Chefe de Estado português ao exterior.

Ele deu à imprensa francesa inúmeras análises, frequentemente reimpressas em "La Gironde", "L'Action Française" ou outros jornais diários.

Assim, após a Batalha do Lys em 1918, declarou: "O esforço dos portugueses deve ser apreciado em seu verdadeiro valor. […] Portugal não hesitará em nenhum sacrifício para manter seu lugar honrosamente ao lado dos soldados da lei."

 

Primeira testemunha da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

 

Uma coisa pouco conhecida é mencionada por Almada Negreiros no jornal de Cher em 19 de janeiro de 1918, segundo seu artigo no "O Século": a participação brasileira na Primeira Guerra Mundial. Ele escreveu: "Fomos os primeiros na imprensa a defender a ideia de enviar tropas brasileiras imediatamente para a França. Está feito. Em alguns meses, os soldados da República Sul-Americana estarão lutando em solo francês, ao lado de seus irmãos e amigos portugueses..."

Após a Batalha de La Lys, Almada Negreiros insistiu e fez a seguinte declaração, transcrita no jornal La Gironde de 6 de junho de 1918: "O esforço dos portugueses deve ser valorizado em seu verdadeiro valor... Eles resistiram ao formidável avanço do inimigo. Acabei de ver esse exército se reorganizar lutando. Novos elementos logo o alcançarão vindos de Portugal e Brasil... Nunca se deve dizer que Portugal não hesitará em nenhum sacrifício para manter seu lugar com honra ao lado dos soldados da lei."

O Brasil acabou participando apenas de forma bastante limitada na Grande Guerra, notadamente na Batalha do Atlântico, destacando vários navios dentro da "Divisão Naval de Operações de Guerra" no início de 1918, mas algumas centenas de latino-americanos se alistaram individualmente no Exército francês: 15 brasileiros foram mortos em suas fileiras.

 

Um construtor de instituições: iniciador da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa

 

Aprendemos por um artigo de G. de Vornay no jornal "Le XIX siècle" sobre o papel de Almada Negreiros na criação da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa: "Não é hoje que a aproximação entre França e Portugal está datada. Não se diz que nosso país é 'a pátria do espírito português'? Mas essa comunidade de opiniões e sentimentos permaneceu sem efeito... em um doce torpor... O Sr. de Almada Negreiros achou que era hora de agir e organizou uma Câmara de Comércio Franco-Portuguesa... Portanto, um tratado comercial é necessário o mais rápido possível entre as duas nações".

Almada Negreiros foi, portanto, a força motriz por trás da criação da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa, convencida da necessidade de uma cooperação econômica sólida entre as duas nações.

Em 8 de julho de 1917, o jornal "L'Événement" noticiou que "o quarto almoço da Câmara de Comércio Franco-Portuguesa ocorreu sob a presidência do Sr. Yves Guyot, ex-ministro... o Secretário-Geral do Comitê, Sr. de Almada Negreiros, tomou algumas decisões interessantes sobre a troca de produtos entre os dois países e os meios práticos de transportá-los..."

 

Associações acadêmicas e papel cultural

 

Foi membro ou líder de várias instituições: a Société de Géographie de Paris (membro desde 1897). Participou e deu várias palestras; a Sociedade de Estudos Portugueses, fundada em 1901, onde foi por sua vez Secretário-Geral e depois Vice-Presidente; a Sociedade dos Editores Parisienses de Jornais Diários Estrangeiros (Comitê desde 1924) e a Associação de Jornalistas Estrangeiros na França (membro, depois Vice-Presidente em 1931).

Em 1926, sua segunda esposa, Maria Teresa de Noronha, também como a primeira de uma família aristocrática, fundou a Société d'Études Franco-Portugaise, com sede na 64 avenue de La Motte-Picquet. O objetivo dessa sociedade era contribuir para o desenvolvimento das duas línguas: francês e português.

 

Maçonaria e Arquivos de Moscou

 

Almada Negreiros era membro da loja Thélème do Grande Oriente da França.

Durante o regime de Vichy, seu nome foi publicado no Jornal Oficial de 6 de fevereiro de 1943: ele aparece como Grande Especialista em 1928.

Os chamados arquivos de Moscou, apreendidos pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial e depois transferidos para a URSS, foram repatriados para a França há alguns anos. O arquivo pessoal de Almada Negreiros é chamado 19940432/121, arquivo 11647 nos Arquivos Nacionais, e cobre os anos de 1915 a 1935.

 

Diplomacia paralela: um intérprete político e um relé para a República Portuguesa

 

Desde a proclamação da República em 1910, o governo português frequentemente dependia da Almada Negreiros na França. Sua residência em Paris e seu papel diplomático mostram que ele desempenhou um papel de interface entre Portugal e o cenário internacional, especialmente no contexto colonial e promocional da República Portuguesa.

Foi ele, por exemplo, quem atuou como intérprete durante a apresentação à imprensa parisiense do primeiro embaixador da jovem República, João Chagas, em 1911 (Le Petit Caporal, 25 de abril de 1911).

Le Rappel, de 20 de fevereiro de 1911, relatou que transmitiu à imprensa francesa as declarações do ministro Bernardino Machado sobre a assinatura do primeiro acordo comercial entre França e Portugal.

Depois, foi Vice-Cônsul de Portugal em Versalhes, exequatur em 14 de setembro de 1913, e em Melun, nomeação em 2 de fevereiro de 1926.

 

Controvérsias históricas: Cristóvão Colombo e Abade Faria

 

Em 1925, Almada Negreiros gerou uma controvérsia notável ao argumentar, com documentos de apoio, que a vila de Colos, no Alentejo, poderia reivindicar o nascimento de Cristóvão Colombo.

No ano seguinte, em L'Œuvre (17 de abril de 1926), afirmou que o Abbé Faria, uma figura-chave do Conde de Montecristo, realmente existiu e de fato havia sido preso no Château d'If, chegando a citar um livro do futuro ganhador do Nobel português Egas Moniz dedicado a esse homem.

É verdade que o Abbé Faria existe – o LusoJornal já publicou sua história, mas ele nunca foi prisioneiro no Château d'If.

 

Compromissos internacionais: direitos humanos e Europa

 

Nos dias 26 e 27 de junho de 1926, representando a Liga portuguesa pelos Direitos Humanos, Almada Negreiros participou do 3º Congresso das Ligas de Direitos Humanos em Bruxelas. Falou sobre a luta contra o crime, a oposição às touradas, o crescimento da Liga em Portugal e, acima de tudo, as primeiras reflexões sobre uma Europa unificada, com a criação dos Estados Unidos da Europa, um tema visionário para a época. Os temas da política monetária europeia e da união aduaneira também são debatidos

Surpreendentemente para a época, Almada Negreiros, após anunciar ao Congresso que a Liga portuguesa estava felizmente em desenvolvimento e que contava com várias centenas de membros na época, destacou os sucessos alcançados em suas diversas intervenções, dando o exemplo de ter lutado contra a hegemonia civil e feito propaganda ativa contra o crime e certas manifestações brutais, como as corridas de touros.

Almada Negreiros concluiu, durante a 4ª sessão do referido Congresso, na tarde de 27 de junho: "Os europeus organizarão em comum o desenvolvimento de suas colônias e a proteção dos nativos, sob o controle da Liga das Nações."

Em conclusão, diremos que António Sobral Almada Negreiros foi uma figura complexa, no cruzamento do colonialismo, jornalismo, diplomacia e cultura, sendo um dos mediadores mais ativos entre França e Portugal no início do século XX.

Seu trabalho político, sua produção escrita, seus compromissos internacionais e seu papel na disseminação da cultura portuguesa na França fazem dele um ator essencial, ainda pouco estudado hoje na história cultural e diplomática da França de língua portuguesa.

Ele também deixa, por meio de seu filho José, uma marca duradoura na arte e no pensamento modernista de Portugal.

Fonte: Luso Jornal (França) parceria