segunda-feira, 24 de junho de 2024

“Investigação: Cientistas da UC resolvem enigma relacionado com detetores aplicados ao estudo da natureza dos neutrinos e da matéria escura”


Por: Sara Machado

O estudo, realizado na FCTUC, mostra inequivocamente que, afinal, o rendimento de cintilação produzido no xénon é independente da natureza da radiação incidente no gás (Raios-X, eletrões ou partículas alfa) e independente da sua energia, tal como previsto pela teoria.

Um grupo de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) resolveu um enigma que envolvia uma propriedade do xénon e de outros gases nobres, imprescindíveis para o estudo da natureza dos neutrinos e deteção da matéria escura.

A investigação, desenvolvida por Carlos Henriques, Cristina Monteiro e Joana Teixeira, investigadores do Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação (LIBPhys) do Departamento de Física da FCTUC, está publicada no "Journal of Cosmology and Astroparticle Physics".

«Até ao momento, o valor do rendimento de cintilação produzida na interação dos Raios-X e de eletrões no xénon não tinha sido determinada de uma forma exata. O seu valor era ambíguo e variava em quase 100%, nos diferentes estudos apresentados por grupos de investigação distintos. Para além disso, estes resultados pareciam mostrar uma dependência desse rendimento com a energia dos Raios-X e dos eletrões», explica Carlos Henriques. Cristina Monteiro complementa ainda que «esses valores eram bastante superiores aos determinados para a interação das partículas alfa, estes últimos mais consensuais, não havendo uma explicação teórica para tal diferença».

Este estudo, realizado na FCTUC, mostra inequivocamente que, afinal, o rendimento de cintilação produzido no xénon é independente da natureza da radiação incidente no gás (Raios-X, eletrões ou partículas alfa) e independente da sua energia, tal como previsto pela teoria.

«As discrepâncias encontradas em trabalhos anteriores são explicadas por incertezas nos respetivos métodos experimentais, por norma menos robustos. Os resultados deste estudo podem ser extrapolados para outros gases nobres, como o krípton e o árgon», revelam os autores, concluindo que a medição precisa deste parâmetro tem um impacto relevante na análise dos sinais obtidos nos detetores de gases nobres, utilizados nos estudos sobre a natureza dos neutrinos e na deteção da matéria escura.

O artigo científico “Understanding the xenon primary scintillation yield for cutting-edge rare event experiments” está disponível para consulta aqui: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1475-7516/2024/06/041/pdf

Fonte: Universidade Coimbra

“Agricultura: Colheita de pera rocha deve subir para 115 mil toneladas em 2024”


Por: Green Savers com Lusa

A colheita de Pera Rocha deverá ultrapassar este ano as 115 mil toneladas, registando um aumento em relação ao ano passado, mas ainda abaixo da produção normal para o país, estimou a Associação Nacional de Produtores.

Depois de “dois anos com quebras muito significativas de produção” de pera rocha a nível nacional, a estimativa para a colheita 2024 é de que “em relação a um ano normal continua a haver quebra, mas a campanha poderá resultar na apanha de mais cerca de 15 toneladas do fruto”, disse à agência Lusa o presidente da Associação Nacional de Produtores de Pera (ANP), Filipe Ribeiro.

“Se tudo correr bem até à colheita” a campanha, que no ano passado rondou 100 mil toneladas de pera, poderá este ano chegar às 115 mil toneladas, estimou o responsável pela ANP, lembrando que “imponderáveis” como os registados nos últimos anos, entre os quais as doenças (sobretudo o fogo bacteriano) e um “escaldão solar”, poderão gorar a expectativas dos produtores.

À semelhança dos dois últimos anos, em que, apesar da quebra de produção, em termos de vendas “se conseguiu evitar uma tragédia para os produtores”, a ANP está convicta de que este ano se registará “um aumento das exportações” que têm gerado receitas anuais na ordem dos 85 milhões de euros, com a pera nacional a ser exportada para 20 países, com três destinos principais a ocuparem o pódio: Europa (50%), Marrocos (20%) e Brasil (20%).

Dados que a associação vai levar ao Interpera, o maior congresso internacional dedicado ao debate sobre a pera, agendado para os próximos dias 26 e 27 de junho, em Óbidos, no distrito de Leiria.

O encontro, que acontece pela segunda vez em Portugal, “realiza-se cerca de um mês a mês e meio antes da colheita e é o local onde produtores de vários país partilham as expectativas para a campanha desse ano”, explicou Filipe Ribeiro, sublinhando a importância do fórum em que “se discutem os desafios e oportunidades na produção de pera com diferentes ‘players’ do setor a nível mundial”.

Organizado pela Assembleia das Regiões Europeias Produtoras de Frutas, Legumes e Hortaliças (AREFLH) e pela ANP o evento, que se realiza desde 2008, será marcado por visitas técnicas a pomares, centrais de distribuição e centros de investigação da região Oeste e por debates e mesas redondas com especialistas nacionais e internacionais em agricultura.

Nesta edição estarão em foco temas como as tendências atuais sobre o consumo de peras, os desafios que o setor enfrenta face às alterações climáticas e os avanços na investigação para mitigar o fogo bacteriano.

Portugal destaca-se como um dos principais produtores de pera na Europa, já que, segundo o Recenseamento Agrícola do INE de 2019, possui 11.297 hectares dedicados ao cultivo de pereiras, dos quais 84% estão concentrados da região Oeste, abrangendo 2.158 explorações agrícolas.

Nos últimos 12 anos, a produção média foi de 174.286 toneladas anuais, das quais 60% são destinadas à exportação. O potencial produtivo ronda as 200.000 toneladas.

Criada em 1993, a ANP representa cerca de 90% dos produtores e da produção de Pera Rocha em Portugal.

Fonte: Sapo on-line

“Desporto motorizado: Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Rodão 2024”


ARC Sport no primeiro embate em asfalto do ano, faltou a sorte num rali sempre muito rápido

 

Por: Albano Loureiro

Fotos: AIFA | Jorge cunha, Zé Miguel e Albano loureiro

As especiais de classificação da 5ª prova do Campeonato de Portugal de Ralis, a primeira em pisos de asfalto de 2024, mostrou um ritmo muito elevado, com médias assinaláveis. Pedro Almeida e Mário Castro tentaram posições de destaque, bem como Ernesto Cunha e Rui Raimundo que lutaram sempre por uma necessária adaptação à condução do carro, na primeira prova em asfalto aos comandos do Skoda Fabia.

Pedro Almeida tirou boas indicações para o futuro, enquanto uma ligeira saída de estrada no penúltimo troço do rali, retirou a Ernesto Cunha uma classificação mais lisonjeira, num ajuste mais do que necessário ao comportamento do carro em asfalto.


O piloto famalicense não entrou como desejava na prova, tendo, no entanto, vindo a melhorar as suas prestações com o decorrer do rali, terminando o rali no 6º lugar.

“Na sexta-feira não entrámos bem no rali, não elevámos o ritmo e o nível muito alto de andamento acabou por nos penalizar, porque perdemos logo aí qualquer oportunidade de estar na luta por lugares mais acima. Dá para perceber este mau começo, que foi determinante no resultado, porque por mais que tenhamos tentado, nunca mais conseguimos estar próximos da frente. Melhorámos muito nas classificativas e estivemos já no ponto em que queremos estar. Naturalmente saímos daqui com uma boa lição para o futuro”, disse Pedro Almeida.

Já Ernesto Cunha, sofreu uma ligeira saída de estrada na penúltima especial de classificação, que lhe retirou a 7ª posição da geral, num rali em que fez o melhor possível neste seu primeiro contacto ao volante do Skoda.

Agora, o próximo desafio da ARC Sport no CPR fica agendado para a Madeira entre 1 e 3 de agosto, mais um desafio nos sempre exigentes e seletivos troços de asfalto da ilha.

“Esta foi uma necessária adaptação aos rápidos pisos de asfalto, onde os nossos pilotos tudo fizeram para encontrar as melhores soluções. Parabéns a toda a nossa equipa, que voltou a demonstrar o seu elevado grau de profissionalismo e dedicação”, disse Augusto Ramiro.

Fonte: ARC Sport

domingo, 23 de junho de 2024

“Desporto: Teresa Bonvalot pentacampeã nacional”


Por: RBA // AMG

Fonte: Lusa

A surfista Teresa Bonvalot sagrou-se hoje, pela quinta vez, campeã nacional, na quarta de cinco etapas da Liga, que decorre na praia do Areal de Santa Bárbara, na Ribeira Grande, nos Açores.

À olímpica de 24 anos, que sucede a Francisca Veselko, bastou superar a segunda ronda, atingindo assim as meias-finais, para confirmar novo cetro, repetindo o que aconteceu em 2022, quando celebrou, igualmente de forma antecipada, o título em águas açorianas.

“Estou muito contente. Já são alguns anos a vencer e até parece estranho pensar que já lá vai uma década desde o primeiro título. Sempre tive metas muito claras na minha cabeça. Recordo-me de começar a surfar cedo e de ganhar a primeira etapa com 13. Muita coisa mudou desde então, mas a paixão que tenho é a mesma. Sinto que estou no bom caminho, lutar cada vez mais pelos meus objetivos”, disse.

Teresa Bonvalot sagrou-se pela primeira vez campeã nacional aos 14 anos, em 2014, tendo celebrado novamente em 2015, 2020 e 2022.

No cômputo geral, apenas Patrícia Lopes tem um melhor currículo no campeonato português, já que festejou 11 vezes na Liga lusa.

Bonvalot assegurou ainda, também pela quinta vez, o triunfo na Triple Crown, que premeia as melhores surfistas no conjunto de três etapas, na Figueira da Voz, Ericeira e Ribeira Grande.

Este é mais um estímulo para Teresa Bonvalot que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Paris2024, acompanhada de Yolanda Hopkins, que também esteve presente em Tóquio2020.

Na estreia olímpica do surf, Bonvalot atingiu a terceira ronda (foi nona), enquanto Hopkins alcançou os quartos de final, sendo quinta classificada.

“Desporto: Vanessa Marina representa Portugal em Paris2024 no breaking”


Por: SIF // PFO

Fonte: Lusa

A portuguesa Vanessa Marina vai participar nos Jogos Olímpicos Paris2024, na estreia da modalidade de breaking, confirmou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP), após o 11.º lugar na última etapa das Olympic Qualifier Series.

Em Budapeste, a ‘b girl’ somou mais 30 pontos para o ranking de qualificação olímpica, acabando em nono lugar, que vale o apuramento para a competição.

Com a estreia de Vanessa Marina, numa modalidade que figurará pela primeira vez no programa olímpico, Portugal tem já garantidos 59 atletas, em 14 modalidades diferentes.

“Desporto: Gustavo Ribeiro repete presença olímpica”


Por: AMG

Fonte: Lusa

O skater português Gustavo Ribeiro vai repetir presença nos Jogos Olímpicos, depois de garantir um lugar em Paris2024 na vertente de street, oficializou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).

A confirmação do apuramento aconteceu na última etapa das Olympic Qualifying Series disputada em Budapeste, onde o português já chegou em lugar de qualificação.

“O 23.º lugar na Hungria fê-lo baixar da quarta para a sétima posição do ranking, bem dentro da qualificação para os Jogos Olímpicos, acessível a 22 competidores entre 44 (dois por país)”, lê-se na nota do COP.

Na estreia do skate em Jogos Olímpicos, Gustavo Ribeiro foi oitavo na final de street em Tóquio2020.

sábado, 22 de junho de 2024

“Educação: Universidade de Coimbra é a mais reputada em Portugal”


A Universidade de Coimbra é a instituição que tem melhor reputação em Portugal na categoria "Schools & Universities", de acordo com o estudo “Reputação das Marcas em Portugal”

 

Por:  Ana Bartolomeu

A Universidade de Coimbra (UC) é a instituição que tem melhor reputação em Portugal na categoria Schools & Universities, de acordo com a consultora OnStrategy, que entrevistou 50 mil pessoas em Portugal, ao longo de um ano, sobre quais as melhores universidades no país, nos critérios de relevância, confiança e recomendação.

A UC foi classificada em primeiro lugar, com 77 pontos, numa lista em que se seguem o Instituto Superior Técnico, a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa, a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto, o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.

A avaliação foi feita no âmbito do estudo “Reputação das Marcas em Portugal”, baseado num trabalho de campo que decorre em contínuo durante as 52 semanas do ano, com entrevistas feitas online e presencialmente/por telefone a 50 mil cidadãos, com distribuição geográfica, género, idade e grau de formação correspondentes à sociedade portuguesa.

Além da categoria Escolas e Universidades, em que a Universidade de Coimbra foi a primeira classificada, a pesquisa avaliou também as categorias Artes e Cultura e Solidariedade.

Fundada em 2009, a OnStrategy é uma consultora multidisciplinar que regularmente desenvolve e entrega serviços de consultoria em análise, estratégia e avaliação financeira.

Fonte: Universidade Coimbra

“Desporto: Golfista Tomás Melo Gouveia sobe a sétimo no Open da Bretanha”


Por: FB // AMG

Fonte: Lusa

O português Tomás Melo Gouveia terminou hoje na sétima posição o terceiro dia do Blot Open da Bretanha, prova do Challenge Tour de golfe que está a decorrer em Pléneuf, na Bretanha francesa.

No campo de Par 70 do Golf Bluegreen de Pléneuf Val André, fez uma terceira volta de 68 pancadas (-2), subindo assim três lugares face à sua posição de sexta-feira.

O destaque da sua prestação foi um 'eagle' obtido no buraco 11. Fez ainda dois 'birdies' e outros tantos 'bogeys'.

Melo Gouveia – que havia feito 68 (-2) e 66 (-4) nas duas primeiras voltas – totaliza agora 202 pancadas (-8) e reparte o sétimo posto com mais seis jogadores.

O luso Daniel Rodrigues foi um dos que não conseguiu passar o 'cut' de sexta-feira, quedando-se pelo 75.º lugar, com 141 pancadas (+1) para os dois dias.

O inglês John Parry é o líder destacado com 194 (-16), tendo três pancadas de vantagem sobre o sueco Pers Längfors, que é segundo com 197 (-13), e cinco a menos que a dupla que partilha o terceiro lugar, composta pelo inglês Jamie Rutherford e o norueguês Kristoffer Reitan.

O Blot Open de Bretagne faz parte do calendário do Challenge Tour e distribui 270 mil euros em prémios.

“Comunidades: Filme “Percebes” de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires premiado em Annecy”


Por: Sílvia Borges Silva, Lusa, em Annecy

O filme “Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, venceu este fim de semana o Prémio Cristal de Melhor-Curta-Metragem do Festival de Cinema de Animação de Annecy.

O festival volta, assim, a atribuir o prémio máximo para uma curta-metragem portuguesa de animação depois de, em 2006, Regina Pessoa ter recebido o mesmo galardão com “História trágica com final feliz”.

“Percebes”, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires, é um documentário, animado em aguarela e digital, sobre o ciclo de vida e a apanha deste crustáceo no Algarve, mas o tema serve ainda de pretexto para as duas autoras abordar questões sobre turismo massificado, sobre a relação dos habitantes locais com o ar, sobre o desordenamento da costa portuguesa.

Anteriormente, as duas realizadoras coassinaram a premiada curta-metragem “Água Mole”, de 2017, sobre desertificação de uma aldeia, num processo de perda dos seus últimos habitantes.

O prémio foi atribuído a “Percebes”, produzido pela cooperativa BAP Animation, com coprodução francesa, na cerimónia de encerramento do festival de Annecy, que este ano teve Portugal como país convidado.

Fonte: Luso Jornal (França)

sexta-feira, 21 de junho de 2024

“Festas: EasyPark Group já está disponível na região do Porto e deixa dicas de como festejar sem se stressar com o estacionamento”


•Os Santos Populares chegam agora ao Porto, e estacionar ficou mais fácil com a aplicação EasyPark

•Planeamento e tempo são fatores essenciais para festejos sem stress

 

Por: Inês Fernandes

Os meses de junho e julho representam momentos de celebração em todo o país com os festejos dos Santos Populares. Em Lisboa o Santo António já passou, mas no Porto o São João está mesmo a chegar e com ele a EasyPark quer ajudar os seus utilizadores a festejar sem qualquer stress com o estacionamento.

Festas a noite toda e a semana toda, não apenas na noite de São João, implicam que mais pessoas se desloquem para o centro da cidade do Porto. Aos constrangimentos já naturais a uma cidade tão movimentada, juntam-se os foliões e os turistas em momentos de celebração na zona central da cidade.

Festejar começa por planificar onde quer ir e como se vai deslocar. Se optar pelo seu próprio veículo, deixe-o fora das zonas de maior afluência, como é a zona oeste da cidade do Porto, e apanhe os transportes públicos que estão à sua disposição até ao seu local de celebrações.

O tempo que pode despender também é um fator muito importante para as suas celebrações. Não apenas haverá mais trânsito, como mais pessoas nas ruas, o que pode fazer com que demore mais tempo a chegar onde seja, o que lhe pode provocar mais stress na sua deslocação.

Tenha ainda atenção às zonas condicionadas ao trânsito. Nestes dias é normal haver ruas fechadas ao trânsito em todas as zonas em que podem existir concertos, esplanadas ou qualquer tipo de festejo. Informe-se junto das autoridades quais as condicionantes ao trânsito e não se esqueça que estas podem não ser apenas nas horas dos festejos, mas sim todo o dia ou toda a semana.

 

Pode ainda fazer uso da tecnologia para o ajudar nestas circunstâncias

Se por razões de força maior tiver realmente que se deslocar para o centro das celebrações, recorra por exemplo aos sistemas de navegação por GPS que não apenas lhe dizem o tempo previsto de chegada, como as alternativas ao seu trajeto.

Chega de forma mais rápida ao seu destino, mas sempre em segurança e evitando aborrecimentos desnecessários.

“Quando começámos a desenvolver o nosso crescimento em Portugal sabíamos que há muitas semelhanças entre todas as cidades do país, uma delas são os festejos locais. Em poucos dias as ruas da cidade enchem-se de pessoas para celebrar e aproveitar as festas e sabemos que o stress de chegar aos locais e a deslocação até aos mesmos por vezes pode contribuir para que as celebrações sejam tudo menos divertidas”, diz Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group “Queremos garantir as celebrações e segurança de todos, sem stress e com os nossos utilizadores a contribuírem para um ecossistema de estacionamento bem organizado e que não represente um factor de pressão sobre a cidade do Porto”.

A região oeste do Porto faz parte do ecossistema EasyPark de mais de 4000 cidades em 20 países onde a aplicação já está disponível. Em Portugal a app EasyPark está ao serviço dos condutores em Albufeira, Faro, Portimão, Lagos, Tavira, Sintra, Loures, Macedo de Cavaleiros, Chaves, Mafra e Lisboa.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Comunidades: Mélanie de Jesus dos Santos brilha em Lyon antes dos Jogos Olímpicos de Paris”


Por: Mariana Soares

A menos de dois meses dos Jogos Olímpicos de Paris, a ginasta Mélanie de Jesus dos Santos demonstrou mais uma vez seu talento e determinação ao conquistar mais duas medalhas de ouro no Campeonato Francês de Ginástica no último fim de semana. Depois de conquistar seu quarto título do individual geral da França, a atleta de 24 anos dominou as provas de trave e solo em Lyon.

No último sábado, a quatro vezes medalhista de ouro europeia triunfou no individual geral com 55,00 pontos, à frente de suas rivais Morgane Osyssek (53,717 pontos) e da atual campeã Djenna Laroui (52,718 pontos). Este quarto título nacional de all-around marca seu retorno ao top cinco anos depois de seu último título em Saint-Brieuc, em 2019.

Apesar de um desempenho sem brilho nas barras assimétricas, onde terminou em quinto lugar, Mélanie de Jesus dos Santos conseguiu se recompor. Ela primeiro triunfou na trave com uma pontuação de 14.150 pontos, antes de se destacar no solo ao obter uma pontuação de 14.350 pontos. Estas vitórias permitem-lhe sair de Lyon com um total de três medalhas de ouro, um desempenho que é um bom presságio para futuras competições internacionais.

Mélanie DJDS – como é conhecida – nasceu na Martinica, filha de pai português da região de Lisboa. Ela está se afirmando como uma séria candidata a medalhas olímpicas, enquanto os olhos do mundo estarão voltados para Paris neste verão.

Fonte: Luso Jornal (França)

“Iniciativas: MELGAÇO COMEMORA DIA MUNDIAL DOS AVÓS COM CONVÍVIO INTERGERACIONAL”


Evento que acontecerá a 26 de julho, nas Termas de Melgaço, incluirá animação musical, desportiva e jogos tradicionais para avós e netos do concelho

 

Por: Sara Pereira

Melgaço vai celebrar o Dia Mundial dos Avós, no dia 26 de julho, com uma iniciativa especial que terá lugar nas Termas do Peso. O evento, destinado a avós e netos residentes no concelho, pretende promover a confraternização e o convívio intergeracional, proporcionando um dia repleto de animação musical, desportiva e jogos tradicionais.  

A celebração terá início pelas 10horas, com término previsto pelas 16h30, e incluirá um vasto leque de atividades, que proporcionarão momentos de partilha de experiências de vida e promoção do bem-estar social.  Para além de toda a animação, a ação prevê ainda um almoço convívio com sandes de porco no espeto, garantindo um ambiente festivo e acolhedor.   

A iniciativa é de participação gratuita, mas carece de inscrição prévia, até ao dia 13 de julho, podendo a mesma ser efetuada nos serviços de Ação Social da Câmara Municipal de Melgaço (Antigo quartel dos bombeiros). 

MELGAÇO: O destino de natureza mais radical de Portugal 

Fonte: #ComunicaçãoCompleta 

“Crianças:O meu filho perdeu-se, o que devo fazer?”


•A SaveFamily deixa conselhos para evitar situações de stress e fugir à angústia de quando os mais pequenos saem do nosso campo de visão

 

Por: Inês Fernandes

Durante as férias é natural que as crianças desapareçam do nosso campo de visão em praias, piscinas, parques aquáticos, atrações ou zonas movimentadas.

Para evitar as situações de angústia e stress que estes breves momentos provocam nos pais e mães com crianças pequenas, a empresa SaveFamily, especialista em relógios com geolocalização, reuniu conselhos muito fáceis de seguir e que podem evitar mais que uma preocupação às famílias.

Fale com o seu filho. Explique à criança que, se nalgum momento se encontra sozinha, é importante que se mantenha onde está, assim evita que se afaste ainda mais e piore a situação. Se a sua idade o permitir, escolha um ponto de encontro e ensine-a a pedir ajuda, seja à polícia, socorristas ou pessoal de segurança. Uma boa forma de o fazer é simulando um jogo, assim consegue compreender e assimilar melhor.

Apoie-se na tecnologia. Se a criança for muito pequena, coloque uma pulseira com o seu número de telefone para que quem a encontre, possa avisá-lo. Se já for mais crescida, os relógios inteligentes são uma boa solução para resolver desaparecimentos rapidamente. Os da SaveFamily, além de receber e efetuar chamadas a um conjunto de contactos controlado pelos adultos, contam com um botão de SOS que a criança pode acionar quando se encontra numa situação de stress como esta. Graças ao seu GPS os pais saberão onde se encontra em questões de segundos.

Se estiverem numa praia, os peritos recomendam andar de frente para o vento, visto que é a forma instintiva que os mais pequenos elegem para percorrer as praias. Se for no campo ou floresta, volte a percorrer os seus passos e pergunte às pessoas que estão a seguir a mesma rota. Em parques temáticos ou centros comerciais preste atenção a lugares que podem ter captado o seu interesse como montras ou brinquedos.

Alerte as autoridades. Se a criança não se encontra à sua volta, mantenha a calma e avise os vigilantes, socorristas ou autoridades que se encontrem no local. Eles saberão orientá-lo e iniciar as buscas. Entretanto, deixe alguém que a criança conheça junto aos seus pertences, sem os retirar do lugar que a criança conhece, para que se ela regressar consiga localizar o ponto de encontro.

Mantenha a calma. No momento de reencontrar a criança, respire fundo e não discuta com ela. Assegure-a de que está contente de a voltar a ver e, depois de estarem mais calmos, aproveite para explicar o que se passou e dê-lhe logo indicações do que fazer numa próxima oportunidade ou, até, o que fazer para evitar que esta situação se repita.

“Os pais e mães procuram ferramentas que lhes dêem mais segurança quando estão com as crianças na praia, nos parques temáticos, nos acampamentos, entre outros, que sejam, ao mesmo tempo, atrativas e cómodas de utilizar por parte dos mais pequenos. De facto, as vendas dos nossos relógios com GPS aumentam nestes meses, exatamente por maior precaução dos pais”, afirma Jorge Álvarez,CEO da SaveFamily

 

Sobre a SaveFamily:

A SaveFamily é a empresa europeia líder em smartwatches com GPS. Desde os seus escritórios centrais distribui productos a mais de 15 países.

Criada em 2017 e com uma equipa multidisciplinar composta por mais de 15 profissionais, a SaveFamily ajuda as mais de 200 milfamílias que fazem parte da sua carteira de clientes.

Fonte: Newsline - Agência de Comunicação

“Inscrições: Nova época à porta nas Piscinas Municipais de Alenquer: arrancam as reinscrições"


A época 2024/25 no Complexo Municipal Victor Santos está próxima e a partir da última quarta-feira, 19 de junho, pode já reinscrever-se na Escola de Natação, caso tenha sido utilizador na temporada 2023/24, sendo 30 de julho a data-limite para o fazer nestas condições.

Estão disponíveis aulas direcionadas para as seguintes classes: bebés entre os 6 e 24 meses, bebés entre os 25 e os 48 meses, AMA 1 (Adaptação ao Meio Aquático), AMA 2, AMA 3, Nível 1, Nível 2, Nível 3, Adultos e Hidroginástica.

Para efetuar a revalidação do registo necessitará de preencher a ficha de inscrição, o formulário de consentimento e da ficha de avaliação que comprovará o nível técnico que possui.

As inscrições de novos utilizadores do Complexo Municipal Victor Santos serão possíveis a partir de 17 de setembro.


Para um bom uso deste equipamento público renovado em 2022, o Município de Alenquer aconselha a leitura das Normas de Funcionamento.

 

INFORMAÇÕES

| Reinscrição (até 30 de julho)

| Nova inscrição (a partir de 17 de setembro)

| Contactos Mail: piscinas.inscricoes@cm-alenquer.pt

Fonte: Câmara Municipal Alenquer

“Concursos: Até 17 julho | Inscrições para o Concurso de Fotografia” Crescer com o Envelhecer”


Inscrições até 17 de julho

 

No âmbito do Plano Estratégico para o Envelhecimento Sustentável (PEES) da Amadora, a autarquia e a Fundação AFID Diferença promovem o Concurso de Fotografia “Crescer com o Envelhecer”. Este ano, a temática está associada à intergeracionalidade, e visa, mais uma vez, produzir resultados que transmitam uma imagem positiva das pessoas idosas como cidadãos ativos e recursos da comunidade.

O concurso é dirigido aos munícipes da Amadora com mais de 15 anos, através de participação individual.

Todos os participantes receberão um certificado de participação.

O prazo para submissão das fotografias é 17 julho, estando prevista a realização de uma exposição com as fotografias a concurso de 1 a 30 de outubro, com inauguração e entrega de prémios a 1 de outubro.

As fotografias e respetivos documentos devem ser remetidos para: fundacao@fundacaoafid.pt

Enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Fonte: Câmara Municipal Amadora

“Preços: Os países mais baratos para estacionar na Europa: Eslováquia e Portugal”


Por: Inês Fernandes

Numa nova comparação de preços, o Grupo EasyPark efetuou um estudo sobre o custo do estacionamento em diferentes países europeus. Este estudo mostra que a Eslováquia é o país mais barato para estacionar, enquanto os Países Baixos continuam a ser o mais caro.

A empresa de tecnologia de estacionamento, EasyPark Group, realizou recentemente um novo levantamento dos preços de estacionamento nos países europeus. A comparação mostra que a Eslováquia é o país mais barato para estacionar, com um preço médio de 1,1 euros por hora. Portugal vem logo a seguir, com 1,2 euros por hora. A comparação inclui também o país mais caro, os Países Baixos, com um preço médio de 4,1 euros. A Noruega é o segundo país mais caro, com uma média de 4 euros por hora.


A comparação mostra que o preço médio do estacionamento na Europa é de 2,1 euros, o que está próximo do resultado do ano passado, 2 euros. Olhando mais de perto para a comparação do ano passado, Portugal continua entre os países mais baratos. E os países mais caros de 2023, os Países Baixos e a Noruega, mantêm as suas posições no extremo mais caro da lista. A Noruega regista o maior aumento de preços, passando de 2,8 euros em 2023 para 4 euros em 2024.

Na comparação dos preços do combustível, os países nórdicos, a Noruega e a Dinamarca, juntamente com os Países Baixos, são os mais caros. A Eslovénia é o país mais barato em termos de preço do combustível, com um custo de 1,5 euros por litro.

 

Sobre a comparação

O mapeamento foi baseado em dados do EasyPark Group e das suas aplicações de estacionamento EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGo ePark-line.

Os dados relativos aos preços do combustível foram obtidos em https://www.cargopedia.net/europe-fuel-prices 

 

Sobre a EasyPark™

O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil um estacionamento de cada vez.

Fonte: Newsline

“Lazer: Férias Municipais de Verão 2024”


1 a 26 julho | Atividades desportivas, culturais e de lazer

 

Por: Guiomar Messias

O Município do Entroncamento promove, entre os dias 1 e 26 de julho, mais uma edição das Férias Municipais de Verão, dirigidas aos alunos do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

As Férias Municipais decorrem no período da manhã, entre as 9h00 e as 12h00 e no período da tarde entre as 14h00 e as 17h00, com a possibilidade de ser fornecido almoço. A receção das crianças é feita a partir das 8h30 e a entrega até às 18h00.

As Férias Municipais têm como objetivo promover a atividade desportiva e a inserção dos alunos na comunidade, favorecer o enriquecimento cultural e cívico dos alunos, desenvolver o trabalho e o sentido de grupo, reforçar as relações interpessoais, estimular situações motoras diversificadas e criativas e proporcionar a atividade livre e espontânea, decorrendo no Pavilhão Desportivo Municipal, Piscinas Municipais, ESER, Parque Verde do Bonito e deslocação a Vila Nova da Barquinha e praia fluvial de Constância.

Estão previstas atividades de Mini-Ténis, Mini-Vóleibol, Mini-Badminton, Mini-Basquetebol, ESER, Tiro com arco, Paintball, Karaté, Boxe, Patinagem, Jogos Tradicionais, Jogos Lúdico-Desportivos, Canoagem no Tejo, entre outras.

As Férias Municipais de Verão 2024 contam com a parceria do MNF – Museu Nacional Ferroviário, CLAC – Clube de Lazer Aventura e Competição, Casa do Benfica do Entroncamento, Grupo Escoteiros 84, EKE - Escola Karaté do Entroncamento, ANAMMDA – Associação Nacional de Artes Marciais Mistas e Disciplina Associada.

As inscrições deverão ser efetuadas presencialmente na receção das Piscinas Municipais (com limite de 75 crianças por semana). Para mais informações contacte o serviço de Desporto através do telefone: 249 241 315 através do email: desporto@cm-entroncamento.pt

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento

quinta-feira, 20 de junho de 2024

“Atualização do canal de televisão País Magazine com o filme 42º Festival Folclore Casa Povo Arcena”


“42º Festival Folclore Casa do Povo Arcena.2024”

 

Filme “Um” primeira parte e filme “Dois” segunda parte

 

Por: José Morais

Imagens: País Magazine

O Folclore, é a tradição de um povo onde se mostra a cultura, as tradições, as músicas, os trajes, e a vida do povo e seus afazeres de antigamente, e foi neste âmbito, que o Rancho Folclore de Arcena quis demostrar mais uma vez no seu 42ª Festival de Folclore que organizou.

Pode assistir aos melhores momentos deste festival no nosso canal de TV no YouTube, onde participaram os Ranchos de Folclore da Casa do Povo de Arcena, Grupo Típico de Ançã, Rancho Regional de São Salvador de Folgosa, Grupo Folclórico de Vila Nova de Sande e Rancho Folclórico do Bairro de Santarém, Graínho e Fontaínhas.

Um bem-já a todos, deixamos os links para poderem assistir a esta excelente noite de Folclore português com dois filmes.

 

Pode visualizar os filmes no YouTube em:

 

Filme nº 1 primeira parte: https://www.youtube.com/watch?v=Wu4hTf5F_60

 

Filme nº 2 segunda parte: https://youtu.be/eF3T5pE70r0

 

Pode assistir ainda a outros filme de “País Magazine” em: https://www.youtube.com/@npmagazinetv9392/videos

Desejamos bons momentos.

                                                                                                                             

“Turismo: A rua de Santa Catarina, Porto, ultrapassa 93 % da ocupação impulsionada pelo turismo”


•Em 2023, o número de dormidas aumentou 22% o que resultou num crescimento no setor do retalho, quer no número de compradores como nas vendas nas principais artérias da cidade

•As rendas dos espaços comerciais encontram-se por volta dos 50 €/m² para estabelecimentos com mais de 1000 metros quadrados e dos 150 €/m² para aqueles com menos de 100m²

•A maioria das lojas instaladas na rua de Santa Catarina pertencem ao setor da moda (64 %) ou alimentação (13 %).

A aRetail, empresa de consultoria imobiliária especializada na venda e arrendamento de espaços comerciais, e a Gesvalt, empresa de referência no setor da consultoria, avaliação e serviços técnicos, publicaram o seu relatório de retalho de 2023 referente à cidade do Porto.

O estudo aponta para o aumento do turismo na cidade, tendo recebido mais 22 % de dormidas em 2023 face a 2022, representando 7,6 % do total do país.

Este crescimento, especialmente dos turistas internacionais e, particularmente, dos espanhóis, promoveu o setor do retalho que, no último ano, registou um aumento tanto do número de compradores como de vendas nas principais localizações, das quais se destaca a rua de Santa Catarina, com apenas cinco espaços vagos dos 131 disponíveis, representando uma taxa deocupação de 93 %.

Entre outros fatores, o retalho da cidade consolidou-se com a entrada de marcas como Carolina Herrera ou Purificación García, reforçando a oferta da cidade que, até este ano, contava quase exclusivamente com marcas portuguesas juntamente com as do grupo Inditex e algumas outras marcas espanholas, como a Bimba y Lola.

A zona dos Clérigos destaca-se como uma zona de marcas premium e a zona dos Aliados como o principal destino das marcas de luxo, tal como se pode comprovar pela abertura da Tods, Burberry, Zegna ou Longchamp nesta localização.

Entre as lojas instaladas na rua de Santa Catarina, destacam-se os espaços dedicados à moda, representando mais de metade do total, mais precisamente 65,71 %. A seguir, ambos com 10 %, surgem os espaços de restauração e cosmética, seguidos dos espaços de serviços, com 5,71 %,e dos espaços de outro tipo, com 8,57 %.

No que diz respeito às rendas, estas variam consoante a área total dos espaços comerciais.

Neste caso, os espaços com mais de 1000 metros quadrados têm um custo de 50 €/m², enquanto aqueles entre 501 e 1000 metros quadrados têm rendas entre 60 €/m² e 70 €/m². Nos espaços com menores áreas, entre 301 e 500 metros quadrados, a renda situa-se entre 80 €/m² e 90 €/m²; naqueles com uma área entre 101 e 300 metros quadrados, a renda situa-se entre 95 €/m² e 110 €/m²; e, por último, os espaços com menos de 100 metros quadrados têm custo entre 120 €/m² e 150 €/m².

Porto, destino líder em escapadinhas urbanas na Europa

Um dos motivos do aumento da atividade turística na cidade do norte de Portugal reside na capacidade de atrair turistas internacionais para estadias de curta duração, especialmente de origem espanhola. De facto, nos World Travel Awards 2023, o Porto ganhou o prémio «Europe's Leading City Break Destination».

Além disso, no que diz respeito ao retalho, as estimativas atuais esperam um crescimento do consumo privado na região do Porto para 2024, embora em níveis moderados. Esta previsão é suportada pela evolução positiva do rendimento disponível por agregado familiar, que cresceu quase 1 % em 2023; e conta com uma previsão de crescimento de 3,2 % para o ano em curso, avançada pelo Banco de Portugal.

 

Sobrea aRetail

AaRetail, consultora especializada na venda earrendamento de espaços comerciais pertencente ao Grupo aFinance, foi criada hádezoito anos para colaborar com operadores em expansão, investidores, gestoresde patrimónios, fundos de investimento e gabinetes familiares de âmbitonacional e internacional, para aceder às zonas mais cobiçadas das principaiscidades espanholas e europeias.

AaRetail integra o Grupo aFinance, empresa do setor imobiliário com seis áreasde negócio diferenciadas: aRetail, aProperties, aTemporal, aFinance, aCapital eaYachts. Atualmente, aRetail tem escritórios em Barcelona, Madrid e Lisboa, econta com uma equipa de mais de 40 profissionais.

 

Sobrea Gesvalt

AGesvalt é uma empresa de referência no setor daconsultoria, avaliação e serviços técnicos. A experiência de mais de30 anos, uma equipa de profissionais altamente qualificados e o firmecompromisso em oferecer um serviço de máxima qualidade são o segredo para setornarem sócios estratégicos das principais empresas privadas e entidadespúblicas.

Possui inúmeros escritórios em Espanha, Portugale Colômbia. A empresa integra também a rede internacional VRG, o que lhepermite exercer atividade nos principais países do mundo.

“Oficina: Elaboração de Cartola Steampunk por Ana Morga”


Por: Ana Cristina Feio

No dia 21 de junho, sexta-feira, entre as 19h30m e as 21h00, decorre no stand Festival Vapor – A Steampunk Circus, no recinto das Festas de São João e da Cidade, a Oficina de Elaboração de Cartola Steampunk por Ana Morga.

Dinamizada pela artista plástica Ana Morga, licenciada em Artes Plásticas, Pintura e Intermédia, esta oficina pretende mostrar como realizar uma cartola usável para participar nas atividades Steampunk/Festival Vapor, Carnaval, decorativa, etc.

São utilizadas matérias que podem ser recicladas ou reutilizadas, garantindo a sua personalização de acordo com o gosto de cada um.

Também aqui serão dados a conhecer alguns aspetos do movimento Steampunk bem como sobre o conceito que o concerne.

A oficina é acessível para todos e bem divertida, tendo entrada livre e uma lotação máxima 10 pessoas.

Fonte: Câmara Municipal Entroncamento