sábado, 9 de março de 2024

"Cultura: Balanchine / McNicol / Forsythe"


De 14 a 24 de março de 2024 no Teatro Nacional de São Carlos, Lisboa

 

A Companhia Nacional de Bailado apresenta "Balanchine / McNicol / Forsythe" com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa.

Num só programa reunimos dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: George Balanchine, William Forsythe e Andrew McNicol. Apresentamos três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica. Um programa que evidencia os diferentes desafios que os intérpretes da CNB enfrentam ao dançá-las numa só noite.

Bilhetes (10€ a 20€; descontos disponíveis) em http://bol.pt

 

COM ORQUESTRA SINFÓNICA PORTUGUESA E SOLISTAS DA ORQUESTRA DE CÂMARA PORTUGUESA

 

Num só programa reunimos dois nomes maiores da dança e um jovem coreógrafo: George Balanchine, William Forsythe e Andrew McNicol. Apresentamos três obras de épocas e de gerações de coreógrafos muito distintas, mas que dialogam entre si, através de uma base na dança clássica. Um programa que evidencia os diferentes desafios que os intérpretes da CNB enfrentam ao dançá-las numa só noite.

George Balanchine será talvez o grande mentor desta noite, uma vez que é a partir da revolução que impulsionou na dança que veio a influenciar, direta ou indiretamente, criadores e bailarinos em todo o mundo.

O trabalho de Andrew McNicol destaca-se pela sua beleza poética e por uma profunda ligação entre movimento e música. A dança clássica está na sua base de trabalho, mas McNicol imprime sempre uma contemporaneidade, que é criada a partir da inspiração que o corpo de bailarinos/as lhe oferece. Neste programa, estreamos uma nova criação do coreógrafo britânico, desenhada para os bailarinos e bailarinas da CNB.

Workwithinwork, de William Forsythe, estreou em 1998 pelo Ballet de Frankfurt. Com um trabalho reconhecido internacionalmente, Forsythe aborda a dança de uma forma inovadora e desafiante, explorando, mas simultaneamente desconstruindo códigos da técnica de dança clássica e quebrando convenções, através de movimentos fora de equilíbrio e de rápidas mudanças de direção. Forsythe é também reconhecido pela forma como transforma o espaço cénico, criando coreografias complexas e dinâmicas tão desafiantes para os bailarinos e bailarinas como para o público.

 

CONCERTO BAROCCO

 

Concerto Barocco começou como um exercício para a School of American Ballet e foi dançado pelo American Ballet Caravan, na sua lendária digressão sul americana em 1941. Posteriormente, entrou no repertório dos Ballet Russes de Monte Carlo. Em 1948 foi uma das três peças no espetáculo inaugural do New York City Ballet e, em 1951, Balanchine elimina definitivamente os figurinos originais, vestindo os intérpretes com roupas de treino diário, provavelmente a primeira vez que se via aquilo a que passou a ser nomeado como o traje típico de Balanchine para obras contemporâneas.

Concerto Barocco é uma obra abstrata desenvolvida a partir da partitura musical de Johann Sebastian Bach. A coreografia corresponde a uma personificação da música nos corpos dos bailarinos, uma característica muito presente na obra do mestre americano George Balanchine.

 

UPSTREAM

 

Andrew McNicol tem vindo a desenvolver um trabalho como coreógrafo em companhias como o Royal Ballet de Londres, o Joffrey Ballet, o Royal Ballet da Flandres e a sua própria companhia, McNicol Ballet Collective.

O jovem coreógrafo britânico é reconhecido por contar histórias e retratar emoções fortes através da dança, quer nas peças que cria para o palco quer naquelas que cria para o seu projeto de dança digital com o McNicol Ballet Collective.

Esta nova criação é a sua primeira colaboração com a Companhia Nacional de Bailado.

 

WORKWITHINWORK

 

Workwhithinwork parte de uma sucessão de duetos que emergem de encontros impessoais, mas simultaneamente apaixonantes. Do fundo da cena escura, os bailarinos emergem como um reflexo da imaginação criativa de uma mente anónima.

Criando uma atmosfera sóbria e austera, esta peça oferece uma visão detalhada e musical sobre extrapolações aparentemente infinitas da técnica de dança clássica, libertando os bailarinos da sua lógica convencional. Uma visão a que Forsythe já nos habituou sem nunca deixar de nos surpreender.

Fonte: Companhia Nacional de Bailado

Nenhum comentário:

Postar um comentário